quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Adélia


Nos primórdios do Blog dos Nomes fizemos uma publicação alargada sobre Adelaide, onde apresentávamos as muitas variantes do nome e destacámos algumas variantes que poderiam ser mais interessantes para os nossos dias. Uma dessas variantes era a bonita Adélia.

Tem um ar muito vintage, muito antigo mas cheio de doçura. Lembra o cada vez mais popular Amélia, e em termos de estilo assemelha-se a outros nomes usados no passado como Amália, Bela, Graça ou Rosa. Tem um arzinho charmoso, muito anos 20 e nesta ótica considero-o um par muito giro com, por exemplo, Isadora (que me transmite precisamente as mesmas sensações). A memória mais interessante de uma Adélia é a da personagem de Eça de Queirós no livro A Relíquia – pessoalmente acho muita graça à obra dele, ao humor perspicaz, sagaz, feroz, até certo ponto, por isso, Eça será sempre uma boa referência para mim. Na história, que se situa no final do século XIX, Adélia era o nome de uma moça muito formosa que seria amante da personagem principal. Recomendo a leitura, a quem estiver interessado.

Conforme já foi dito, os dados do IBGE (Brasil) dizem-nos que Adélia foi um nome mais utilizado no início do século XX, em particular nas décadas de 40 e 50, tendo vindo a desaparecer desde então. Estimam-se que existam cerca de 30 mil pessoas com este nome nascidas entre 1930 e 2000 em todo o território brasileiro. Recentemente, Adélia foi registado apenas 3 vezes no Estado de São Paulo (2015), juntamente com o composto Maria Adélia.

Em Portugal, o nome manteve-se estável entre 1920 e meados da década de 70, momento a partir do qual desce dos 100 registos anuais até à atualidade. Por um lado, sabemos assim que Adélia é um nome que não se encontra associado a nenhuma geração específica (o que é fantástico), por outro, sabemos que pode ser considerado antigo pela maior parte das famílias, o que não deveria ser um impedimento para o seu uso. Confesso que adoro a ideia de uma Adélia pequenina, muito catita, com a força da mocidade e um nome bem diferente e amoroso! Sabemos que foram registadas 2 em 2013, 2 em 2014 (e os compostos Adélia Luana e Maria Adélia) e 3 em 2015.

Por ser uma parente de Adelaide, Adélia significa nobre e é, nada mais, nada menos, que uma versão ornamentada do internacional Adele. Acho que tem potencial! Concordam?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes (Adelaide), SPIE.

2 comentários:

  1. Realmente Adélia é muito parecido com Amélia, poderia funcionar como alternativa. Particularmente não é um nome que me agrada(prefiro Adele), mas acredito que tenha sim potencial para conquistar novos adeptos.
    Adorei a foto, achei muito mimosa! Transmite o ar vintage que o post propôs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro Adele. E entre Adélia e Amélia, prefiro Amélia. A única coisa que não gosto em Amélia é a associação com aquela música deplorável sobre a "mulher Amélia" submissa e sendo o tipo ideal de mulher... Se tornou um nome caricato e estereotipado por causa da "música" (se é que posso classificar aquilo como música). Amelia é muito usado no Reino Unido, é um lindo nome! Pena que se parece muito com Melina que eu já escolhi como nome de uma filha (quando tiver).

      Excluir