domingo, 21 de agosto de 2016

Nomes Japoneses - Atendendo a Pedidos


Provenientes de uma rica cultura milenar, os nomes japoneses encantam e despertam a curiosidade. Possuem algumas particularidades, como o uso de kanjis (sistema de escrita através do uso de ideogramas) e dependendo da interpretação dos símbolos, o mesmo nome pode ter diferentes significados. No Japão os nomes costumam ser curtos e não há uso de compostos, mas no Brasil, onde existe a maior colônia japonesa do mundo, muitos descendentes optam por nomes duplos com o uso de um nome ocidental em conjunto com um nome japonês. É uma maneira de valorizar a cultura e perpetuar as origens. A comunidade japonesa no Brasil marca presença nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará e está dividida em isseis (japoneses), nisseis (filhos de japoneses), sanseis (netos de japoneses) e yonseis (bisnetos de japoneses). Os significados dos nomes têm grande importância e geralmente estão ligados à qualidades que os pais desejam para seus filhos, valores morais ou eventos da natureza (flores, sol, plantas, estações do ano). A escolha de um nome japonês geralmente acontece pela descendência, mas nada impede que uma família sem origens nipônicas se identifique com a cultura asiática e opte por nomes dentro desse estilo (o uso de compostos pode ser uma boa ideia). Conheça agora os delicados e enigmáticos nomes japoneses!

Femininos:
  • Aika - canção de amor;
  • Aiko - amada criança;
  • Aimi - belo amor;
  • Akane - vermelho-escuro;
  • Akari - jasmim branco brilhante;
  • Amaya - noite de chuva;
  • Ayame - íris (flor);
  • Ayane - som colorido;
  • Ayumi - aquela que caminha ou beleza que caminha;
  • Eri - honra e verdade;
  • Hana - flor;
  • Harumi - beleza primaveril;
  • Haruna - primavera verde;
  • Hoshi - estrela;
  • Inori - oração;
  • Keiko - filha abençoada;
  • Kimi - justa ou a que não tem igual;
  • Kin - ouro;
  • Maemi - sorriso verdadeiro;
  • Manami - amor lindo;
  • Mayumi - beleza gentil e verdadeira;
  • Mei - vida ou florescer;
  • Midori - verde;
  • Mieko - próspera;
  • Mika - belo perfume;
  • Momo - pêssego;
  • Naomi - honesta e bela;
  • Narumi - o bramido do mar ou beleza florescente;
  • Noa - meu amor, meu afeto;
  • Sakura  - flor de cerejeira;
  • Saori - florescer;
  • Sayuri - pequeno lírio;
  • Sora -  céu;
  • Suki - única amada;
  • Taya - jovem;
  • Yoko - criança de luz, criança do sol;
  • Yumi - beleza e ternura;
  • Yuna - noite.

Unissex/Unissexo:
  • Akira - claro, brilhante;
  • Hikaru - luz, brilhante;
  • Hinata - em direção ao sol, girassol;
  • Hiromi - beleza generosa;
  • Natsuki - verão e esperança;
  • Ryo - verdade, realidade;
  • Yoshi - boa sorte;
  • Yuki - neve ou felicidade.

Masculinos:
  • Daichi - grande sabedoria;
  • Daiki -  grande valor;
  • Haruto - pessoa do sol;
  • Hideki - excelência e esperança;
  • Hideo -  homem esplêndido;
  • Hiroshi - generosidade;
  • Ichiro - primeiro filho;
  • Isamu - valente, corajoso;
  • Issei/Issey - primeira geração;
  • Katsuo - herói vitorioso;
  • Kazuki - paz e esperança;
  • Kazuo - homem de paz;
  • Kenji - inteligente segundo filho ou criança saudável;
  • Kenzo - forte e saudável;
  • Nobu - confiança;
  • Nori - cerimônia, ritos;
  • Raijin - deus do trovão;
  • Reizo - calmo, bem cuidado;
  • Ryu - dragão;
  • Seiji - legítimo e justo;
  • Shin - homem gentil;
  • Takao - respeitoso herói;
  • Toshi - inteligente, brilhante;
  • Toshiro - sagaz e brilhante;
  • Yamato - grande harmonia.

Gostam dos nomes japoneses? Usariam algum (sozinho ou em compostos)?


Fontes Consultadas:
Behind the Name, 2000-Names, Governo do Estado de São Paulo(site), Japão em Foco, Nameberry, O Blog dos Nomes, Sua Pesquisa, Tão Feminino, Think Baby Names, Todo Papás, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Gostei de muitos nomes japoneses, acho perfeitamente usáveis e vêm de encontro aos nomes modernos, curtos, harmoniosos e com bonitos significados!

    ResponderExcluir
  2. O meu preferido é Naomi <3 e como o meu namorado adora a cultura japonesa até podia ponderar num composto, mas infelizmente, não gostamos de Aurora Naomi.
    Dos restantes agradaram-me: Amaya, Inori, Kimi, Manami, Noa, Akira, Yumi, Yuna, Yuki, Hiroshi e Kenzo.
    Acho a sonoridade dos nomes japoneses, principalmente os femininos, muito agradável e apelativa.
    Parabéns pelo post, Patrícia! :)

    ResponderExcluir
  3. Muitos parabéns, Patrícia! Gostei imenso da publicação, o início foi particularmente esclarecedor! Realmente o grande ponto-forte destes nomes são mesmo os significados, que são maravilhosos! Lindos, mesmo! Pelos significados tenho a certeza de que muitos dos nomes até conquistaria um lugarzinho entre os meus favoritos, mas infelizmente, muitas vezes não acho a sonoridade muito atrativa ou coincidente com o meu gosto pessoal! Ainda assim, gostei de muitas sugestões e acho-as perfeitamente adpatáveis ao português. Destaco Aiko, Aimi, Amaya (amo o significado!), Mei, Mika, Naomi e Yoko.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Joana! Tb acho os significados dos nomes japoneses muito lindos, são poéticos. Amaya me encantou, adorei o significado!

      Excluir
  4. Adoro o Japão e os nomes japoneses! Acrescento mais alguns nomes (há mais significados possíveis para além dos apontados).

    Femininos:

    Aina - ternura;
    Akemi - brilhante, beleza;
    Aki - compreensão, clareza;
    Akiyo - iluminação;
    Ami - amor;
    Arisa - corajosa;
    Aya - colorida;
    Azumi - bondade, beleza;
    Chiaki - alegria;
    Chika - sabedoria;
    Chiyoko - espírito jovem;
    Chizue - modéstia;
    Emi - beleza, pintura;
    Emiko - riso;
    Emiri - afabilidade;
    Fumi - frase graciosa;
    Hanae - generosidade;
    Haruko - crescimento;
    Hasumi - graciosa;
    Hikari - enérgica;
    Himena - adorável;
    Hiroko - generosidade;
    Izumi - espírito, beleza;
    Kana - alegre;
    Kaori - fragrância, força;
    Kayo - beleza, geração;
    Kioko - felicidade;
    Kiyomi - pura beleza;
    Mami - verdadeira beleza;
    Masami - beleza, elegante;
    Megumi - bondade;
    Mie - máscara;
    Miho - artística;
    Minori - abundância;
    Mio - flor de cerejeira, beleza;
    Misaki - florescer, tranquilidade;
    Miwa - harmonia;
    Miyuki - beleza, alegria;
    Namie - boa sorte (e nome geográfico);
    Nanami - sabedoria, sete mares;
    Naoko - criança honesta;
    Riko - saúde, jasmim branco;
    Rina - revigorante;
    Ryoko - elegante;
    Sachi - felicidade;
    Saeko - criança colorida;
    Saya - carinhosa;
    Sumi - clara, compaixão;
    Tsuki - lua;
    Yuri - lírio;

    Masculinos:

    Akio - brilhante, herói;
    Arata - frescura;
    Ayumu - caminho, sonho;
    Daisuke - ajuda, grandioso;
    Gorou - quinto filho;
    Hachiro - oitavo filho;
    Sai - diferença;

    Unissexo:

    Akari - riso;
    Chizuru - humildade;
    Haru - água límpida, primavera;
    Hikaru - luz brilhante;
    Kazumi - paixão, harmonia;
    Michiru - riqueza;
    Ren - amor, lótus;


    Apenas por curiosidade, comprei há poucos dias uma bonequita/porta-chaves "Kimmidoll" cujo nome original era Riko (jasmim-branco), mas como as cores rosadas da boneca me lembram uma cerejeira mudei para Mio (flor de cerejeira). Passou de uma flor para outra :)

    ResponderExcluir
  5. Naomi é um dos meus nomes preferidos, mas sempre o vi como uma variação do nome hebraico Noemi! Acho Yuna e Yuki maravilhosos! Eu gosto de vários nomes japoneses!!! Hinata é um encanto! Um nome masculino que eu gosto é Naoki, por causa do anime itazura na kiss, que é o meu preferido. Quando eu penso no nome Yoshi, eu sempre lembro do jogo do mario bros :3 tbm amo o nome "Kaname" (é masculino) por causa do vampire Knight! Amava o casal Yuki e Kaname <3
    Um dos meus animes preferidos tem dois nomes impensáveis: Shota e Sawako, mas é tão lindo (Kimi ni todoke)! Então, guardo esses nomes com carinho, mas em segredo kkkk. Sora é fofo ~ eu lembro do digimon, que marcou mto a minha infância (tbm gosto de Kari ^^)! Por causa do one piece, eu gosto dos nomes Boa, Nami, Luffy e Sanji!
    Um nome que gosto mto é Sango do anime inu yasha!
    Acho Ryu super usável tbm e que significado forte "Dragão" não é atoa que no street fighter era um dos mais fortes xD Kenji tbm gosto, tem um personagem cego no mortal kombat com esse nome e era super forte, mesmo sem a visão! Tbm acho Kin super usável! Adoro nomes japoneses curtinhos ~ eles tem uma potência incrível!
    Eu não consigo decidir qual eu gosto mais! É uma explosão arco íris agora! Pena que desconhecia o blog no tempo da postagem! Kyaaaah gente! Que post divo, lindo e maravilhoso!!!! Amei!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Aika, Yumi , Sakura e um que não foi citado ali em cima que é Lumi , acho tão lindo é meigo . Yuki já foi um nome de uma cachorrinha que eu tive , que agora está com Deus <3
    De Masculinos eu só gosto de Yudi e Yuri que nem sei se são realmente japoneses , mas eles usam muito ! Na verdade percebo que japoneses gostam muito de nomes com K e Y e eu nem tinha percebido isso antes .

    ResponderExcluir
  7. Vocês pensam em fazer um tópico sobre "Nomes Coreanos"?

    Acho muito interessantes a história e a tradição por trás desses nomes e até agora é um assunto pouco explorado, mas que tende a crescer com o destaque que a cultura coreana está tendo mundialmente.

    ResponderExcluir