segunda-feira, 11 de julho de 2016

Elói


Um nome maioritariamente presente entre os povos franceses e hispânicos. Fora destes contextos, Elói é praticamente inexistente e mesmo no Brasil e em Portugal tem sido um nome usado mas com pouco impacto ao longo dos anos.

Elói trata-se da versão francesa e catalã do nome Eligius, que por sua vez vem do latim eligere que significa eleger. Os dados do Behind the Name indicam-nos que em 2010 este nome ocupava a 290ª posição do ranking masculino francês e que em 2013 era o 54ª nome masculino mais usado na Catalunha!

De acordo com os dados do IBGE, estima-se que existam cerca de 18 mil pessoas com este nome no Brasil, tendo sido mais usado na década de 60, pelo que pode ser considerado um nome datado e, por isso, ultrapassado. De facto, Elói não figura nenhum top nacional dos últimos anos mas em 2015, no Estado de São Paulo foram registos 3 meninos com este nome e foram ainda registados os compostos Elói Miguel, Lucas Elói, Miguel Elói e Samuel Elói!

Em Portugal, estima-se que existam muito menos pessoas com este nome, sabendo-se que entre 1920 e 1980 o número de crianças registadas como Elói não ultrapassa as 300. Mais recentemente, em 2013 foi registado um pequeno Estêvão Elói e um pequeno Tiago Elói; no ano seguinte foram registados 3 meninos com este nome, dois deles com os compostos Lucas Elói e Tiago Elói. No ano de 2015 sabe-se que foi registado um outro menino com Elói como primeiro nome!

Apesar de poder ser associado a pessoas mais velhas no Brasil, Elói parece cumprir as tendências modernas de nomeação, por ser um nome curto, sonoro e meigo. Fora das nossas fronteiras também não me parece que fosse um nome problemático e acho que pode ser um segundo nome muito exclusivo num composto! Como referências, temos em Portugal um jogador de futebol (Elói Silva) e no Brasil um atleta olímpico (Elói Schleder)!

Que acham deste nome?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

16 comentários:

  1. Também acho meigo, gosto muito da sonoridade melódica. Simpatizo, mas realmente é um nome que soa bastante datado.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto! Se Egídio for sua variante, simpatizo mais... mas mesmo assim não não me encanta.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do nome, nao é estranho para mim pois ja o conhecia. Mas nao gosto tanto ao ponto de usá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este nome! Achei interessante, mas não gostei

    ResponderExcluir
  5. O Estêvão Elói registado em 2013 é meu filho! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gosto em ler a sua mensagem! Sempre me perguntei se alguma das famílias destes meninos e meninas encontrariam o Blog e "reclamariam" os nomes como os dos seus filhos! Muitas felicidades para si e para o seu Estêvão Elói! :)

      Excluir
    2. Achei piada reconhecer o nome do meu filho num blog! Agora k estou grávida novamente vou precisar de um par perfeito! ;) Seria engraçado reconhecer novamente... :)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O Miguel Eloy de 2015 é meu filho, mais nao usei Elói

    ResponderExcluir
  8. Eloy é um nome encantador!😍🙏

    ResponderExcluir
  9. Minha família é Elói, leste de minas😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Meu nome é Eloi, na cidade que mora tem um família com mais de homens com segundo nome Eloi, na cidade vizinha tem uma rua do. Nome Padre Eloi. Fica a dica!

      Excluir