domingo, 3 de julho de 2016

Caetana


Caetana é um nome que deriva do latim caietanus que significa os naturais de Gaeta (Itália).

A versão italiana do nome Caetana é Gaeta. Gaeta é uma cidade antiga em Itália, inicialmente chamada de Caieta, cujo significado aponta para um poço ou caverna subterrânea. Há historiadores que afirmam que Caieta deriva de Kaiadas, nome dado a um local onde os prisioneiros eram executados, ou mesmo de Caieta, nome da enfermeira de Eneias, personagem da mitologia greco-romana.

Caetana é o feminino do nome Caetano. Em Portugal, Caetana é um nome mais estimado que Caetano e por isso, ano passado, arrecadou 67 registos, enquanto Caetano teve apenas 6. No Brasil o caso muda de figura, enquanto Caetana é pouco utilizado, sendo a sua frequência de 1 576 pessoas, a frequência de Caetano é de 9 348 pessoas. No estado de São Paulo, não nasceu nenhuma Caetana no ano transato. No gráfico do SPIE consta que Caetana sempre teve entre 2 a 7 registos até 1952, e depois, até 1966, entre 0 a 5 registos. Depois disso, não houve mais registos até 1980.

Caetana, a seguir a Oriana, é o meu nome preferido terminado em -ana. Acho-o muito doce e melodioso. O facto de ser pouco utilizado tanto em Portugal como no Brasil é mais um ponto a favor. Acho o nome bastante parecido a Constança e a Carlota que são muito mais utilizados e portanto prevejo que Caetana tenha tendência a ser cada vez mais utilizado.

O facto de Fernanda Serrano e Carla Salgueiro, ambas atrizes portuguesas, no ano passado, terem nomeado as filhas de Caetana, penso eu que tenha feito com que os portugueses acarinhassem mais o nome, visto que em 2014 este só tivesse sido alvo de 62 registos, a diferença, é certo, não é muita, mas se formos ver mais para trás, a cada ano que passa, Caetana é cada vez mais registado.

Personalidades:
  • Cayetana Fitz-James Stuart - duquesa de Alba;
  • Caetana Côrrea Barros - arquiteta portuguesa;
  • Caetana Infante da Câmara - casada com o toureador português João Ribeiro Telles.

Ana Carvalho.

Usariam este nome?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipedia, IBGE, SPIE, ARPEN/SP, Público.

10 comentários:

  1. Gosto bem mais da versão masculina, mas Caetana também é interessante. Faria um bom par com Teodora.

    ResponderExcluir
  2. Acho Caetana um nome forte e carismático, mas ainda é demasiado elitista. Talvez daqui a uns anos se vejam mais Caetanas do que se vêem atualmente em Portugal, acredito que é um nome com potencial para crescer. Caetano, nesse aspeto é bem mais humilde e até mais intelectual. :)

    ResponderExcluir
  3. Está na minha lista de preferidos, acho lindo!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não há texto para Caetano? Acho bem melhor que o feminino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a

      Caetano já se encontra disponível no Blog. Fizemos por responder ao seu pedido o mais rapidamente possível. Esperemos que seja um texto do seu agrado.

      P'lo Blog dos Nomes
      Joana Recharte

      Excluir
  5. Detesto Ana e todos os 'derivados', mas realmente Caetana é dos mais bonitinhos :)

    ResponderExcluir
  6. gosto dos nomes terminados em Ana, mas esse é esquisito demais. Soa um nome inventado. rs
    Engraçado isso...

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca gostei de nomes terminados em Ana. Mas Fabiana e Caetana ainda são aqueles que me mais me agradam. Mas ainda assim tinha de pensar 2 vezes se usaria, devido à terminação. Se bem que Fabiana, devido à separação das sílabas dá para notar mais Ana. E, Caetana fica mais disfarçado Ca- e -ta-na. Bem se calhar opava por este.

    ResponderExcluir