segunda-feira, 4 de abril de 2016

Emídio


Mais um nome masculino que pode ser retirado das nossas gavetas. Já não nos encontramos nos tempos áureos de Emídio, as famílias portuguesas e brasileiras têm insistentemente procurado outras opções de nomes que não tiveram períodos de popularidade há 40/50 anos atrás. É a evolução, dirão. São ciclos. Durante muitos anos, por exemplo, os únicos Vicentes que conhecíamos em Portugal e no Brasil eram todos velhotes ou então adultos já muito bem formados; hoje em dia, existem imensos pequenitos com este nome, algo que seria impensável há cerca de 10/15 anos atrás. E é muito este fenómeno cíclico mas pouco previsível que me fascina no uso dos nomes. Nada nos garante que dentro de duas ou três décadas nomes como Avelino ou Emídio apareçam nos nossos tops nacionais!

Com efeito, Emídio foi um nome muito utilizado no passado, encontrando-se centenas de homens com este nome em bases de dados antigas como as da Associação de Amigos da Torre do Tombo, em Portugal. Sabe-se também que entre 1920 e 1980 o número de Emídios a serem registados por ano em Portugal foi constante, mantendo-se sempre assim dos 30 registos anuais até à década de 70, em que entrou em queda até os nossos dias. Chegou, inclusive, a atingir 90 registos no ano de 1947, o que corresponderia ao uso atual de nomes como Davi, Jorge, Kevin ou Sebastião.

Ainda assim, apesar de ser raro, o nome continua a ser utilizado tendo sido registados em 2013 dois pequenos Emídios em Portugal, juntamente com os compostos Emídio Mateus e Manuel Emídio. No ano seguinte, foi registado um Emídio Fernando e em 2015 não houve nenhum registo conhecido. No entanto, do outro lado do Atlântico, em São Paulo, foi registado em 2015 um pequeno Emídio e os compostos Davi Emídio (2), Emídio Bernardo e Nícolas Emídio.

No que concerne a origem do nome, a maior parte das fontes tem dificuldade em atribuir uma explicação, sendo que concordam que chegou a nós a partir do latim Emygdius. O Behind the Name propõe que este nome se terá originado a partir de um nome gaulês, cujo significado é desconhecido atualmente. Já Ana Belo (1997) diz-nos que existirá uma forte probabilidade de Emygdius ser uma tradução latina da palavra grega amygdale, que significa amêndoa. Esta palavra grega hoje em dia está presente no nosso vocabulário como amígdala, o nome dado a várias estruturas corporais e também a duas estruturas cerebrais muito importantes para a regulação do afeto e das emoções.

Resumindo e concluindo, acredito que Emídio é um nome muito interessante e meigo. É muito parecido a um favorito meu, Emílio, o que o faz ganhar pontos na minha perspetiva e é também internacional. Consigo imaginá-lo a ser dito com um ar italiano muito atrativo e, talvez por isso (a mente dá muitas voltas), acredito que tem um certo ar romântico.

Já pararam para pensar em Emídio?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, AATT, Behind the Name, IRN, Nomes e Mais Nomes e SPIE.

110 comentários:

  1. Emídio tem apenas uma letrinha diferente de Emílio, mas os nomes me transmitem sensações bem distintas...Enquanto Emílio me passa docilidade, sinto em Emídio um ar mais sério, rígido. Imaginando no sotaque italiano, acho que Emídio fica mais leve e até meio sexy!

    ResponderExcluir
  2. Emídio parece-me mais senhoril do que Emílio, que considero mais intemporal, mas não é um mau nome por isso :)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto porque me transmite tristeza, por causa da sonoridade.

    ResponderExcluir
  4. não gosto, já Emílio simpatizo um pouco .

    ResponderExcluir
  5. Meu pai tem Emídio como segundo nome mas na família dele é como um sobrenome e não um nome. Eu mesma só fui saber que Emídio era um nome próprio depois de crescida. Ahm... sou do Brasil e não conheço ninguém que seja chamado de Emídio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa á pergunta como é o nome de seu pai completo porque conheço uma família que todos o filho e o pai são Emídio

      Excluir
    2. Herdei do meu bisavo o sobrenome Emidio;
      descendente de portugueses ele tinha uma grande família, infelizmente todos se afastaram e hoje sou o unico que carrega esse nome.

      Excluir
    3. . Tenho Emídio no sobrenome também, Lucas Cristiano Emidio!! E também foi descobrir que era usado como nome próprio depois de adulto também!!

      Excluir
    4. Posso saber de que zona de Portugal eram os teus familiares? Podemos ser parentes.

      Excluir
    5. Sou jean Emídio
      Minha familia da parte paterna todos twm emidio como sobrenome

      Excluir
    6. Meu sobrenome é Emídio, e amo meu sobrenome.

      Excluir
    7. Eu tenho sobrenome Emídio do meu pai. Avô chamava Noel Emidio

      Excluir
    8. me chamo Amado Francisco Emidio
      filho de Joaquim Emidio
      sobrenome original da Italia
      meu gmail. emidiofrancisco1983@gmail.com

      Excluir
    9. O nome do meu Trisavô é Emygdio Pereira de Souza e todos os filhos, netos, bisnetos, trisnetos, etc..., herdaram esse nome como sobrenome ou apelido, meu Facebook é Omar Emygdio Rochalo.

      Excluir
    10. Tenho sobrenome emidio. e estou na busca de saber de onde esse sobrenome vem.

      Excluir
    11. Sou Emidio também. Gustavo Emidio tirando a minha família nunca encontrei mais alguém com esse sobrenome

      Excluir
    12. A familia do meu bisa vô são todos "Emidio"

      Excluir
    13. Meu sobrenome é emidio também, me chamo Danielle emidio meus avós são sobrenome emidio e Rocha, a minha vó informa que minha bisa como chamada de noninha, vinheram tudo da Itália.

      Excluir
    14. Meu avô se chamava Emidio Basílio e todos os os seu descendentes passaram a ter Emidio como sobrenome

      Excluir
    15. Meu sobrenome é EMIDIO, veio de Emydio. Família bem grande aqui no Brasil, mas como sobrenome.
      Quem sabe somos parentes?

      Excluir
    16. O meu nome tem Emídio

      Excluir
    17. Minha família materna toda tem o sobrenome Emídio, minha mãe diz que minha bisavó era portuguesa

      Excluir
  6. Meu sobrenome é Emídio e amo me chamar assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tbm é Emídio. Sobrenome do meu pai, meu avô era Noel Emidio

      Excluir
    2. Sobre nome da minha família por parte da minha mãe é Emídio

      Excluir
  7. Meu sobrenome é Emidio. Origem portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família por parte de mãe tem o sobrenome Emidio e gostaria de saber a origem

      Excluir
    2. A familia do meu pai tambem tem sobrenome Emidio.... Mas as irmãs todas ficaram com sobrenome da mãe, nao pegaram o Emidio

      Excluir
  8. Meu pai é Emídio e seus irmãos tem Emídio no nome também!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho Emídio como sobrenome e tenho buscado a origem desse nome faz muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Família paterna tem sobrenome Emídio.

      Excluir
    2. Também,meu Tataravô era Emygdio Pereira de Souza. E meu avô Benedicto Rochalo de Souza.

      Excluir
  10. Também tenho o sobrenome Emídio e toda minha família por parte de pai também só que me disseram que minha bisavó veio da Itália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! Você mora em que região? Minha família é Emidio e, residem em Santa Catarina. Eu os encontrei não faz muito tempo e, fiquei muito feliz!

      Excluir
    2. Sou jean emidio d3 Porto Alegre kkk

      Excluir
    3. lucas meu pai chama Joaquim Emidio
      minha avo Sebastiao Emidio,vieram da Italia

      Excluir
    4. O nome do meu Trisavô é Emygdio Pereira de Souza e todos os filhos, netos, bisnetos, trisnetos, etc..., herdaram esse nome como sobrenome ou apelido, meu Facebook é Omar Emygdio Rochalo.

      Excluir
  11. Eu amo esse nome
    Pois nome do meu pai ele se chama Emídio .

    ResponderExcluir
  12. Meu sobrenome é Emidio. Herança de meu amado pai! Já me disseram que era de origem italiana mas, pode ser que seja portuguesa. Gostaria muito de saber o correto é, também, encontrar maiores informações a respeito e, quem sabe, ramificações dessa família tão amada!
    Quanto a sonoridade do nome, me transmite força e, não, tristeza como li em comentários anteriores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilza, meu pai também me fala que a origem é italiana, meu tataravô era brasileiro e trabalhava na Itália, foi quando conheceu minha tataravó que era de família rica e como o pai dela não consentida o relacionamento eles fugiram juntos para o Brasil formando família aqui, tenho certidão de nascimento até dos meus bisavós que nasceram aqui em São joao da boa vista, interior de São Paulo. Também tenho conhecimento que os filhos de meus bisavós mudaram de estado, uma com certeza morava no Rio de Janeiro, pois consegui em um site a certidão de casamento dela que foi registrado no Rio agora os outros não consegui muitas informações.

      Excluir
    2. Meu tataravô era Emygdio Pereira de Souza, foi morar em São Luís do Paraitinga, depois Natividade da Serra SP, meu avô era Benedicto Rochalo de Souza.

      Excluir
    3. O nome do meu Trisavô é Emygdio Pereira de Souza e todos os filhos, netos, bisnetos, trisnetos, etc..., herdaram esse nome como sobrenome ou apelido, meu Facebook é Omar Emygdio Rochalo.

      Excluir
  13. Meu sobrenome e Emídio e a familia do meu pai e toda com esse sobrenome, esse sobrenome me traz muito rancor..

    ResponderExcluir
  14. Bem meu sobre nome e Emídio também sei que Minha avó Véio para o Brasil bebê fugindo da gerra da Itália com meus bisa vos e foram morra na Paraíba .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também tenho esse sobrenome Emídio e meus parentes também são da Paraiba

      Excluir
    2. Nossa meus avós e bisavós eram dela também eles vilherram fugidos da guerra da Itália que antigamente era antiga Roma pois era judeus e deportados para o Brasil minha bvóisa chegou criança na Paraíba tenho orgulho desse sobre nome

      Excluir
    3. Amigo eles foram para que região da Paraíba?

      Excluir
    4. Minha família Emídio de Souza rn perto da pb

      Excluir
    5. Eu sou Eliege Emidio, filha de Elis Joaquim Emidio e neta de Joaquim Emidio Porcino.

      Excluir
    6. Eita! O nome do meu avô é Joaquim Emidio, mas ele mora no MS.

      Excluir
  15. Gente, vim aqui só pra comentar, quem a família veio da Itália e tem o sobre nome Emídio levanta a mão. o/ acho q viemos tudo no mesmo barco, somos da mesma família kkkk porem a história do sobrenome da família italiana por parte do meu pai, é bem confusa, na verdade nem era pra sermos Emídio. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha tbm rsrs
      Sou Emídio por parte do meu pai

      Excluir
    2. O meu nome é maicon Caires Emídio

      Excluir
    3. Por acaso seus bisa tem algum augusto de sobrenome????

      Excluir
  16. Quem souber qual a origem do sobrenome Emidio comente ai!
    Tenho esse sobrenome sempre achei diferente, e achava que não existia muito. Mais pelo jeito estava super enganada.

    ResponderExcluir
  17. O meu sobrenome é Emigdio ,um pouco diferente mas pelo que pesquisei a origem é a mesma kkk

    ResponderExcluir
  18. Meu pai se chama Emídio. É português de 1941. Obrigada por estas considerações a respeito do nome. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome também é Emidio, Emanuelle Emidio, por parte de mãe, mas ela infelizmente morreu quando eu era adolescente e so agora veio o interesse pela origem do meu sobrenome que acho magnífico.

      Excluir
    2. Olaaaa manu. Eu não possuo o sobrenome Emídio, mas toda a minha família por parte de mãe possuem sim. Sempre questionei minha mãe o pq de não ter este sobrenome comigo,. E ela me falou que só pq ele não tá escrito em meus documentos, não quer dizer que ele não faz parte de quem eu sou. Foi assim que resolvi descobri a estória dos meus antepassados.

      Excluir
  19. Tenho Ascendentes de sobrenome Emygdio de Almeida, na zona da mata de Minas Gerais. Com o passar do tempo, os filhos passaram a ser registrado com o sobrenome aportuguesado, Emidio, ao inves de Emygdio. Adoraria saber a origem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus antecedentes maternos eram Emydio(EMIDIO) de Almeida, da Zero na da Mata mineira. Com m certeza somos parentes.

      Excluir
  20. Pertenço a essa família com esse sobrenome erdamos do me avô Da Emídio o meu e Denise Cristiane Emídio.

    ResponderExcluir
  21. Eles são de que país?Ou a origem deles é de onde?

    ResponderExcluir
  22. Pra quem tá em dúvida o sobrenome Emidio tem origem no sul da Itália, principalmente na Sicília e Sardenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me perguntaram se era de origem italiana ,porém eu não soube responder.

      Excluir
  23. Meu pai me disse que o tataravô dele foi trabalhar na Itália, e durante a guerra conheceu minha tataravô, e fugiram para o Brasil, o pior que ele disse que ela era muito rica lá e deixou tudo pra fugir com o
    meu tataravô, e hoje eu sou pobre kkk

    ResponderExcluir
  24. Boa noite. Minha mãe é Alaíde Emídio de Sousa, meu avô Benedito Emídio de Freitas e meu bisavô é Nestor Emygdio que era filho de Manoel Emygdio. Meu bisavô nasceu perto de Dois Córregos em SP e dizia que seu pai era do estado do RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa noite!
      Quem é você? Qual seu nome? Sabia de infância de familiares do meu pai, do qual originou-se o sobrenome Emidio. Mas , guardo bem na lembrança o nome de uma tia Alaíde da qual não guardo recordações fotográficas. Mas "tia Alaíde" de quem anos e anos antes da morte do meu pai, não me esqueço

      Excluir
  25. Meu sobrenome é Emygdio e amo esse nome. Tem mais alguem aquí com esse sobrenome. Se tiver . me proucura no face book. Maria claudia. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é Emigdio . Tbm gosto do meu sobrenome por ser diferente.

      Excluir
  26. também tenho EMIDIO no sobrenome e não conheço a família por parte de pai , interessante ter bastante EMIDIO!
    Cristiane Carvalho Emidio RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adiciona no Facebook, Omar Rochalo, meu Tataravô Emygdio Pereira de Souza e meu avô Benedicto Rochalo de Souza.

      Excluir
  27. Meu Tataravô era Emygdio Pereira de Souza e meu avô Benedicto Rochalo de Souza.

    ResponderExcluir
  28. Meu bisavô materno se chamava Emigdio Raposo Neto. Depois, Emigdio passou a ser sobrenome e sofreu alteração na grafia "Emídio". Intriga-me também o Raposo, que tem várias grafias: Raposa, Raposo, Raposa... Os escrivães não foram fiéis aos registros originais, abrasileirando os nomes e sobrenomes. Em muitos casos, foi falta de zelo no ofício. O certo é que tudo isso dificulta muito rastrear a minha em genealogia.

    ResponderExcluir
  29. Meu sobrenome é Emídio e me sinto muuito bem em ter um sobrenome raro. Amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou Emídio e tenho uma amiga Emídia cujo pai era Emídio...Ilha da Madeira Portugal

      Excluir
  30. Meu sobrenome é Emidio também e das minhas irmãs e meu irmão, meu avó se chamava Roldão Emidio, praticamente todos da parte do meu avó tem o sobrenome Emidio.

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Jeane Emidio e das minhas irmãs e do meu irmão, herdamos do meu avó que se chamava Roldão Emidio.

    ResponderExcluir
  32. Procuro parente do meu avô que se chamava João emidio da silva pai dele chamava Antônio Emídio da silva e maria clara de jesus ele era de mina gerais e meu pai queria muito conhece familia deles que antes de casa com minha avó ele tinha casado com outra e meu pai tinha outros irmãos que estava em dores da Vitória em mina gerais
    Meu avô veio embora para Paraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô era João Emidio meu avô era Antonio Emidio da Silva e é tanto que minha mãe é Antonia Emidio da Silva e Tenho um tia avó irmã do meu avô que que chamamos de tia Jesus eu acho que Maria tbm, mais era do Nordeste Paraíba não sei se meu bisavô era da Paraíba tbm.

      Excluir
  33. Minha família também somos todos Emídio

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho como nome próprio Emídio e nunca conheci ninguém com a minha idade de nome Emídio. Era único eh eh eh. Verifiquei que no Algarve já existem muitos Emídios, principalmente como sobrenome. Li que o significado de Emídio é semideus. Alguém pode confirmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.Embora estranho, o significado de Emidio é mesmo semi Deus

      Excluir
  35. Me chamo Emidio Batista de Almeida Filho.Uma parte da minha familia vem do norte de Portugal.E um nome latino e tambem grego.Significa varias coisas.

    ResponderExcluir
  36. Sou Eliege Emidio. Sobrenome oriundo de meu pai, ELIs Joaquim Emidio, natural do Rio de Janeiro. Meu avô paterno chamava-se Joaquim Emidio Porcino.

    ResponderExcluir
  37. Hahaha quantos Emidio, nem imaginava. Também tenho o sobrenome Emidio.

    ResponderExcluir
  38. Como descobrir a origem do Emídio sou Milton Emídio de Brasília.

    ResponderExcluir
  39. Meu sobrenome é Emídio e acho muito bacana e raro por sinal.

    ResponderExcluir
  40. Herdei o sobrenome Emydio da silva de meu querido pai. Sem dúvida esse sobrenome é de origem portuguesa. Pesquisei e constatei que 9% dos portugueses assinam Silva, kkkkkkk, é o mais comum por lá.

    ResponderExcluir
  41. Ola boa noite, carrego o sobrenome Emidio , meu Pai era Pedro Emidio, natural de Pernambuco, o Pai dele se chamava Manoel emidio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa meu pai também se chamava Pedro Emidio e o pai dele meu avô Manoel Emidio acho que somos irmãos kkkk!

      Excluir
    2. O nome do meu avô materno é José neris emidio, e o nome do meu bisavô é Manoel emidio também

      Excluir
  42. Nossa... Não sabia que existia tantas pessoas com esse sobrenome. Herdei do meu avô materno, José Emídio, natural do Rio Grande do Norte. Se tem família perdida por aqui, faz sinal 🙋🏻‍♀️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do meu avô é José neris emidio , sou a yasmin emidio Batista!

      Excluir
  43. Oi gente, sou a yasmin Emídio!

    ResponderExcluir