domingo, 6 de março de 2016

Abril


Por muitos motivos pessoais, inclusive pelo facto de eu ter nascido neste mês, Abril sempre foi para mim a altura mais espirituosa do ano. Um tempo para a renovação da esperança e para o crescimento da inspiração! E, chego a dizer, é o mês do ano com o nome mais bonito, seguido de, talvez, Maio e Agosto.

O nome do mês tem origem no verbo latim aperire, que significa abrir e provavelmente foi atribuído por coincidir com a estação do ano em que as flores começam a florir, após o inverno mais ou menos rigoroso. Podia ser sinónimo de recomeços e de novas oportunidades, o que lhe confere uma aura verdadeiramente feliz!

E Abril, em português, funcionaria como nome próprio? Se formos a pensar profundamente, não estaria assim tão longe de Abel que, apesar de não ser popular, é um nome masculino conhecido da nossa população!

Ao pesquisar nos confins da documentação medieval que resistiu até aos nossos tempos, consegui apurar o uso de Abril como nome próprio masculino em Portugal e na restante Península Ibérica há muitos séculos atrás. Deste tempo, destaca-se a importante figura de Dom Abril Peres de Lumiares (bisneto de Egas Moniz, o aio de D. Afonso Henriques), que terá sido dono de um grande território na Beira Interior durante o Reinado de D. Sancho II, onde terá desempenhado também funções de chanceler do reino, enfrentando a morte sem sucesso nas famosas batalhas pela deposição do 4º rei de Portugal. Reza a lenda que a sua mulher, Dona Sancha, ao saber da morte do marido, se encerrou na torre do seu paço e aí esperou pela morte envolta em desgosto! Até nós, sobreviveram também cantigas  medievais galego-portuguesas (poesia) onde se encontra uma da autoria de um burguês de Santiago de Compostela, também chamado Abril!

No entanto, se analisarmos o contexto anglófono April é um nome muito popular entre as raparigas o que poderá fazer-nos questionar acerca da utilização de Abril em Portugal e no Brasil: poderá Abril ser utilizado como nome de rapariga? Ou faz mais sentido que seja utilizado como nome de rapaz? E se for um nome unissexo?

Ficam as questões no ar e a informação de que em Portugal, Abril não consta na lista de nomes autorizados, mas, se fosse aceite, a minha aposta seria a de que fosse considerado como masculino (o Abril) e, confesso, é a forma como mais o gosto de ver: como nome de menino!

Pessoalmente, acho-o elegante e bem requintado. Uma opção completamente fresca e original para os tempos que correm. Pode ser também associado à Natureza e à passagem do tempo, dois conceitos extremamente atrativos para mim e, por consequência, ser considerado um nome muito hippie! Mas seria uma escolha ousada, reconheço!

Qual a vossa impressão sobre este nome?

10 comentários:

  1. Acho que é um desses nomes que transmitem positividade e alegria. Engraçado que pensei que fosse feminino porque a versão inglesa, April é feminina mas depois de ler o tecto achei que fica bem no masculino. Gostei bastante até.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser por falta de costume, mas não consigo ver Abril como nome próprio, já April sim e simpatizo bastante com ele, acho fofinho. Também gosto muito do mês de Abril! Aqui marca o início do outono, uma das minhas estações preferidas!

    ResponderExcluir
  3. Só consigo pensar em abriu-fechou, já que as palavras abriu e abril procunciadas da mesma maneira por aqui. Talvez funcione em Pt.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro April ou Avril (não sei se é derivado de April). Seria bonito para par de irmãs: Avril e Autumn! ^^

    ResponderExcluir