domingo, 20 de dezembro de 2015

Franklin


O nome que vos trago hoje remete-me para a minha infância, para um tempo em que assistia a uns desenhos animados cuja personagem principal era uma tartaruga muito amistosa chamada Franklin (Franklin & Friends). Acreditam que desde esse tempo (era muito pequeno mesmo) o nome nunca mais me saiu da cabeça? É verdade, já nessa altura tinha interesse por esta temática.

Franklin é um nome que provém de um sobrenome inglês que deriva de frankelin que significa “homem livre”. Este foi o último nome de Benjamin Franklin, um inventor, cientista e filósofo norte-americano. Segundo o Behind The Name, este nome foi comummente utilizado em sua honra nos Estados Unidos, e ganhou ainda mais registos com a eleição do presidente Franklin D. Roosevelt (1882-1945).

Querem ser surpreendidos? Pois bem, Franklin é aceite em Portugal! Tal como Franklim e Franklino! Ao invés desta situação está o diminutivo Frank que consta como não permitido. Apesar de aceite, Franklin não teve nenhum registo em Portugal em 2014, o que é triste, mas simultaneamente compreensível por, talvez, a maioria dos portugueses o poder considerar demasiado estrangeiro.

Este é um nome que eu me traz ótimas recordações e gostaria imenso que tivesse uns registos a mais no cartório, sendo que a única razão para o qual não o pondero utilizar num filho é a que já tenho muitos nomes que gosto mais.


Já tinham considerado este nome?

4 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente! Também via esses desenhos animados e foi a primeira vez que vi esse nome e Henriqueta. Na altura, tão pequenina, apaixonei-me pelo nome da irmã do Franklin :)
    Nunca pensei a sério sobre este nome, mas acho que é bom nome e fique contente por saber mais sobre ele!

    ResponderExcluir
  2. Tb nunca parei pra pensar muito sobre Franklin, mas sempre achei um nome simpático! Não usaria, mas acho um bom nome.

    ResponderExcluir
  3. Adorava esses desenhos animados!! :)
    Quanto ao nome, associo mesmo a um bichinho de estimação e não a pessoas, apesar de conhecer um Sr. Franklin!

    ResponderExcluir