sábado, 19 de dezembro de 2015

Eduarda


Por volta do ano passado, Eduardo entrou na minha lista e este ano Eduarda sucede-o com sucesso. Conheço este nome há bastante tempo, porém nunca tinha parado para pensar nele. Hoje em dia adoro-o e se se tratasse de um nome mais internacional, requisito indispensável para mim, usá-lo-ia com toda a certeza.

Sendo Eduarda a versão masculina de Eduardo, significa “a guardiã da riqueza”, significado trazido através da composição dos elementos que provêm do germânico ead (rico ou abençoado) e weard (guarda ou guardião).

Sei que é um nome que já cansa de tanto de se ouvir no Brasil, porém aqui em Portugal é um pouco diferente. Eduarda obteve, em 2014, 60 registos, porém no composto Maria Eduarda atingiu os 83 registos, à semelhança do que acontece no Brasil em que, no ranking lançado pelo BabyCenter em 2015 Maria Eduarda se encontra na 11ª posição enquanto Eduarda, apenas, se encontra na 54ª.

Em Portugal, Eduarda foi registado em alguns compostos, entre eles os que mais me agradaram foram Eduarda Isabel, Eduarda João, Eduarda Vitória, Eduarda Filipa, Lia Eduarda, Noa Eduarda e Mia Eduarda.

No Brasil, a maior referência com este nome é Eduarda Amorim, considerada em 2014 como a melhor jogadora de andebol do mundo, no entanto em Portugal também há algumas personalidades como:
  • Eduarda Abbondanza – estilista;
  • Eduarda Dionísio – escritora e dramaturgista;
  • Eduarda Lapa – pintora;
  • Eduarda Maio – jornalista;
  • Eduarda Proença Carvalho – advogada.
Considero Eduarda uma boa opção para os portugueses, e apesar da popularidade, para o Brasil também, pois é um nome em que não há grandes possibilidades de sofrer estropiação. É um nome que assenta bem em mulheres de todas as idades e confesso que o diminutivo Duda me faz gostar ainda mais dele. 

Qual a vossa posição a respeito deste nome?

2 comentários:

  1. Não gosto muito, mas prefiro a Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito. Então Maria Eduarda acho lindíssimo. Adoro o par Eduarda e Antónia! Eu usaria Eduarda :)

    ResponderExcluir