quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Infante


Infante é um nome com poucos adeptos por parecer demasiado "importante". Todos os comentários que vi - e ouvi - até hoje eram deste género: "Infante? Só falta ser Rei, não?". Pois, eu percebo essas pessoas, eu própria pensei isso durante muito tempo. Mas parei para pensar e fiquei espantada: será pela característica "poderosa" de Infante que as pessoas o negligenciam? Eu acho-o muito simples, elegante e poderoso, sim. Acho que sofremos tanto nas mãos de governadores gananciosos, que ao mínimo sinal de imponência vemos algo ameaçador. 

Eu adoro Infante, adoro mesmo. Para mim é daqueles nomes típicos da Era Medieval, e chego a equipará-lo a Salvador, por ser igualmente literal e "poderoso" no seu significado. Além disso, acho que o som "an" seria bem recebido pelos portugueses, por ter o mesmo espírito que o "on" de Afonso e o "en" de Vicente. Pois é, já repararam que Infante tem ainda o som "f" de Afonso e o som final "te" de Vicente? Por acaso adorava ver irmãos com estes nome, acho que davam pares muito giros. 

Acho que as pessoas ainda não estão "prontas" para usar Infante como primeiro nome - o que é uma pena. Além de ser muito raro e estranho ao início, usado na primeira posição iria parecer uma referência a algum príncipe. Ainda assim gosto de ir imaginando algumas combinações. Agradam-me compostos simples e marcantes como Artur Infante, Diogo Infante, Gil Infante, Jaime Infante, João Infante, José Infante, Luís Infante, Manuel Infante, Pedro Infante, por exemplo. No ano passado nasceram meninos com os compostos Infante da Paz e João Infante

Usariam Infante?

3 comentários:

  1. Não sei em Portugal, onde a realidade cultural é diferente. No Brasil, onde moro, a impressão que me passa é uma mistura de "Infantil" com "Elefante".

    ResponderExcluir
  2. Não consigo ver Infante como nome próprio, só associo à denominação da realeza(mas isso é a impressão de uma brasileira)

    ResponderExcluir
  3. Eu até simpatizo com Infante mas acho um pouco presunçoso.

    ResponderExcluir