terça-feira, 27 de outubro de 2015

Violante


Violante. Mais um nome que não está entre a graça dos portugueses, não teve qualquer registo, nem como primeiro, nem como segundo nome, entre as meninas nascidas em 2014. 

No entanto e talvez para admiração de muitos, Violante vem do latim violeta - uma flor e uma cor. 

Apesar do seu significado Violante ganhou pó e um lugar no baú do sótão.

Embora Violante e Violeta sejam uma variação um do outro, o som final distância-os. Podendo ser este mesmo som final o causador do desuso de Violante, já que Violeta segue num sentido oposto.

Um é muito literal e o meu raciocinio lógico leva-me à associação com a natureza, vida, energia, à seneridade que a natureza nos transmite quando estamos rodeados por ela e ainda à cor. Portanto, enquadra-se muito bem entre os nomes hippies... ou antes, que remetam mais à natureza.

Violante que não é literal, mas pelo seu significado e a pela sua sonoridade enquandro-o nos nomes vintage

Se fosse um nome para sair agora do baú, acredito que fosse inicialmente usado pelas classe alta e média alta. 

Para quem não gosta de Violante, mas goste de Viola e Iolanda, pode ser que saber que estes são variações entre si, ajude a olhar de outra forma para o nome.

Margarida Madeira.

Usariam Violante?

9 comentários:

  1. Não. Mas gosto de Violeta!

    ResponderExcluir
  2. Não usaria porque acho que hoje em dia iria ser alvo de muitas críticas e até a criança ser alvo de brincadeiras estúpidas.
    Mas gosto de Violante, é o meu guilty pleasure :) E agora sabendo da ligação a Violeta ainda deu mais encanto já que adoro Violeta, as flores violetas e a cor. Este sim usaria.
    Viola acho giro mas na Inglaterra ou EUA, em Portugal/Brasil já nao acho usável devido a semelhança com o verbo violar.
    Gostei muito do texto, adoro quando nomes assim antigos e em desuso são abordados. Acho pena que nomes se percam no tempo.

    ResponderExcluir
  3. Violante ficou na lembrança dos brasileiros por causa da vilã da novela Xica da Silva. Eu não vi, mas quem viu disse q foi o melhor papel da Drica Moraes.
    Não usaria Violante, mas Violeta talvez

    ResponderExcluir
  4. É verdade,acho que em Pt tb nos lembramos mt bem dessa personagem. A Drica Moraes desempenhou-a muito bem.

    ResponderExcluir
  5. É verdade,acho que em Pt tb nos lembramos mt bem dessa personagem. A Drica Moraes desempenhou-a muito bem.

    ResponderExcluir
  6. adoro Violante, prefiro a Violeta. No entanto, em Portugal daria "pano p'ra mangas" usar esse nome....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Violante,meus pais o colocaram em homenagem a minha avó que também recebeu de sua avó. É assim vem por várias gerações. Gosto do meu nome pois mesmo pessoas da família que n me conhecem acabam sabendo do parentesco apenas por ouvir o meu nome. Mas na infância fui alvo d críticas, hj n passo mais por isso, sou professora e meus nunca fizeram crítica ao meu nome.

      Excluir
  7. Acho um nome mto pesado...Lembra volante e violenta :/ é um nome de peso, de presença, mas fica melhor no passado.

    ResponderExcluir
  8. Adoro meu nome
    Quanto mais Violante sou!!
    Mais, poder o nome transmite. Ao longo das gerações! Pois é nome de delicado como uma flor!! É preciso, ser Violento nesta vida!! Ganha o mais Violento.
    Aquele que luta!!

    ResponderExcluir