sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Veneza


Veneza (em italiano: Venezia, em vêneto: Venexia) é uma cidade e comuna italiana da região do Vêneto, no nordeste de Itália. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. 
Por mais de um milênio, foi capital da Sereníssima República de Veneza, cujo território, no ano da sua queda (1797) incluía grande parte do nordeste atual da Itália e da costa oriental da península, bem como das ilhas do Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, quando sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. Há historiadores que classificam Veneza como a primeira capital econômica do capitalismo.
É classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Veneza é ainda famosa pelos seus certames internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro, pelo Carnaval de Veneza, pelos cassinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel. É considerada, inclusive, uma das cidades mais românticas do mundo. Nesta cidade nasceram os Papas Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X, além de numerosos artistas e arquitetos como Antonio Vivarini, Antonio da Ponte, Tintoretto e Canaletto. No campo da música, foi em Veneza que nasceu e viveu Antonio Vivaldi.


O nome Veneza está relacionado com o povo conhecido como Vênetos, talvez o mesmo povo chamado por Homero de Eneti (Ενετοί). O significado da palavra é incerto, mas provavelmente seu significado venha da palavra "venetus"  que significa mar azul.  Veneza como nome não é nada popular e muitos podem até ter alguma dificuldade de vê-lo como nome. Porém, outros nomes de cidades italianas são bem mais aceitos e também registrados. É o caso de Siena e Florença, por exemplo, belas cidades italianas reconhecidas no mundo todo nos campos da arte, religioso e por seus monumentos. Como nomes próprios são registrados e têm muitos adeptos ao redor do mundo. Veneza tem a terminação parecida com Teresa e o prefixo parecido com Verena e Viena, além de parecer um pouco com Vanessa. Ou seja, existem vários nomes consagrados e muito usados que têm a sonoridade parecida com este. Suas variantes Venezia e Venice também são ótimas opções de nome.


Qual sua opinião sobre este nome?

9 comentários:

  1. Veneza é interessante! Prefiro do que Teresa. Mas meu top 1 de cidade é Siena <3.

    ResponderExcluir
  2. Este nome, na versão Venetia, foi suportado pela beleza célebre Venetia Stanley (1600-1633). Benjamin Disraeli usou em seu romance intitulado "Venetia" (1837).

    ResponderExcluir
  3. Pode Lorena, Geórgia, Florença, Siena, recentemente Milan, Cairo, enfim, por que não poderia Veneza? Os nomes geográficos estão em alta, especialmente entre os famosos.

    Pode sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    No Brasil, se formos olhar, tem VANEZA (uma variante criada a partir de Vanessa) que é super parecida com VENEZA, é usada, e não tem um terço do glamour dessa última.

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de ir a Veneza, é romântico, uma beleza ímpar. Emocionei-me muito, pois fui às minhas raízes. Sou descendente e o meu sobrenome é Veneza. Quando criança, na escola chamavam-me Veneza para distinguir dos nomes repetidos em sala de aula, eu ficava toda orgulhosa. Ainda de vez em quando, alguém refere-se a mim pelo sobrenome, que não é muito comum no meio feminino.

    ResponderExcluir
  5. Era o nome da avó do meu marido. Acho taooo lindo.

    ResponderExcluir