sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Salomão


Eu tenho uma queda para nomes com a terminação -ão, talvez pelo facto de serem bem portugueses, fortes e bem masculinos. Um dos meus nomes favoritos com essa terminação é o nome Salomão.

Salomáo significa "o pacífico" e tem origem na palavra hebraica "Shelomoh" de "Shalom", que significa "paz".


Salomão é o nome do mais poderoso e célebre monarca hebreu citado na Bíblia, conhecido como "o pacífico" e famoso por sua imensa riqueza e sabedoria.

Quem gosta de nomes bíblicos pode considerar Salomão como alternativa a outros mais usados como Isaac, David ou Gabriel. Sem dúvida que ninguém ficará indiferente ao conhecer um pequeno Salomão nos dias de hoje em que este nome é muitíssimo pouco usado.

Mas Salomão não é simplesmente um nome bíblico, muita gente não religiosa irá associar este nome mais rapidamente ao conhecido livro "As minas de Salomão" de Henry Rider Haggard. Esta associação é para mim bem mais apelativa pois dá um ar aventureiro e romântico ao nome.
Salomão também aparece em 3 livros de Charles Dickens e é o nome do conhecido filantropista americano Solomon R. Guggenheim que fundou a "Fundação Solomon R. Guggenheim" e o museu Solomon R. Guggenheim em Nova Iorque.

Salomão noutras línguas:
Sulaiman, Sulayman (árabe), Salomon (grego bíblico, francês, dinamarquês ), Shelomoh (hebreu bíblico), Suljo (bósnio), Salomón (espanhol), Solomon (inglês).

Nos Estados Unidos o nome Solomon está a subir cada vez mais e quem sabe se isso não se irá transmitir para os países lusófonos?

Eu considero Salomão um nome com muita classe e presença, e usaria num picar de olhos se não fosse pela terminação que o torna difícil de pronunciar no estrangeiro. Mas para quem não liga a isso Salomão seria uma excelente escolha para pais mais ousados que já começam a usar outros nomes do género como Baltasar ou Bartolomeu.

E vocês o que pensam sobre Salomão?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry e Wikipedia.

9 comentários:

  1. Prefiro Shalom. Quando eu era pequena perguntei se meu irmao poderia chamar Salomão e ela disse "Ai esse nome é muito pesado" kkk. Normalmente gosto dos "ão", mas Salomão não me cativa.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Acho-o poderoso e gosto imenso da sonoridade. Também aprecio Solomon, pois lembra-me o músico de blues e soul Solomon Burke e a sua conhecidíssima Cry to Me :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto mas não me encanta muito muito

    ResponderExcluir
  4. Não gosto. Salomão tem duas coisas que não aprecio em nomes masculinos, o começo "Sa" e o final "Ão". É claro, que tudo na vida tem sua exceção, gosto de Sancho e de Estêvão.

    ResponderExcluir
  5. Não é do meu agrado, dificilmente gosto de nomes terminados em "ão". Prefiro Salomon ou Solomon.

    ResponderExcluir
  6. acho que é o único -ão que gosto :) adorei a foto! :3

    ResponderExcluir
  7. Gosto do significado e da história, apenas disso. Tem outros nomes bíblicos que me encantam mais e tem também o fato de eu não ser muito fã da terminação -ão. Adoro Baltasar e Bartolomeu :D

    ResponderExcluir