terça-feira, 30 de junho de 2015

Ricardo


Ricardo vem do germânico Ricohard cujo significado surge da união de duas palavras rik - príncipe e hard – corajoso/forte.

Ricohard foi introduzido pelos normandos na Grã-Bretanha e foi por lá bastante popular na época medieval como Richard

A grafia Richard é também usada nos Países Baixos, na República Checa, na França e Alemanha. Os Húngaros conseguem ser um pouco mais originas, acrescentam um acento – Richárd.

É de Richard que surgem as formas catalã Ricard e a portuguesa e espanhola Ricardo. Para quem gosta de nomes italianos, basta acrescentar um “C” e temos Riccardo.

Pessoalmente não sou admiradora deste nome, mas o que é certo é que nos anos 70 e 80 em Portugal, houve um boom de meninos com este nome. Embora já não seja tão popular, acredito que vá ser um nome estável, porque embora seja uma forma portuguesa, é bastante internacional.

Margarida Rebelo Madeira.

Usariam Ricardo atualmente ou consideram datado?

16 comentários:

  1. É um bom nome mas não gosto: Conheço tantos que até satura. Prefiro Ricarda a Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Não me parece tão datado, só bem usado entre 60-70 aqui na minha região no BR. Considero bem fresco para ser colocado hoje. Meu irmão tem 15 anos, é Ricardo, e fora ele só vi há uns 2 anos um menino de 2 aninhos com esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não considero Ricardo um nome datado. Parece q ele mantém uma certa establidade ao longo dos anos.

      Excluir
  3. Adoro Ricardo, acho mesmo bonito. Um nome super elegante e forte. Aprecio sobretudo pelas lendas que se criaram em torno de Ricardo I de Inglaterra, as histórias dos templários e o seu cognome tão bonito: Ricardo, coração de leão <3
    Gosto também porque foi o nome que esteve na base do desenvolvimento do meu apleido/sobrenome, por isso tenho-lhe um carinho muito grande-. Precisamente por este motivo não o usaria num filho (seria repetitivo), mas acho-o muito bom nome :)

    ResponderExcluir
  4. Acho um bom nome, tem sua beleza e até um certo charme, só q , sei lá pq, não me encanta. Talvez seja pq eu sinto um pouco de aspereza nele.

    ResponderExcluir
  5. Dos nomes usado nos anos 80 Ricardo e o que mais me agrada. E ainda para mais tenho sempre a ideia que Ricardo e o nome de rapazes bonitos! Posso estar errada, mas falo so por experiencia :)
    Apesar de gostar nao usaria porque e demasiado comum na minha geracao.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse nome. Tenho em minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Conheço tantos que perdeu a graça....

    ResponderExcluir
  8. Não é o meu estilo mas não consigo dizer que é um mau nome...

    ResponderExcluir
  9. Eu não usaria, mas acho um bom nome, perfeitamente usável.

    ResponderExcluir
  10. Para mim um nome muito querido, bonito, forte, elegante... Para o meio que vivo difícil encontrar crianças e mais ainda bebês com este nome!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de Ricardo, embora atualmente esteja em uma posição bem baixa na minha lista. Conheço dois Ricardos e mais dois chamados Richard, sendo que um tem apenas 2 anos.

    ResponderExcluir