terça-feira, 16 de junho de 2015

Carla - Por Experiência Própria


Hoje falo do meu próprio nome, e ainda hoje não sei se simplesmente me habituei ao nome ou se gosto dele. O nome em si, foi muito usado nos anos 1970/1980, época onde Carla esteve no Top 10 nacional de Portugal. 


Não consigo pensar noutro nome para mim, mas infelizmente foi um nome tão usado naquela altura que nunca fui única Carla em lado nenhum.

Na minha turma houve sempre outras colegas chamadas Carla e hoje em dia, só no meu trabalho somos três.
Já tive muitas alcunhas, Carlota é uma delas e é a que mais vezes me chamam, pois são dois nomes muito parecidos, pois parece um diminutivo de Carla

Não considero Carla um nome feio, apesar de também não considerar um nome delicado. Talvez por isso tenham sido registadas apenas 25 vezes o nome Carla em Portugal no ano de 2014.

Carla significa “mulher”, “mulher do povo”, "mulher forte", "mulher guerreira", “mulher livre” ou "fazendeira". Este nome é uma variante feminina de Carlos, que vem do germânico Karl, a partir de karal, ou kerl, que significa "homem". Por extensão, é atribuído o sentido de "homem livre" ou mesmo "homem do povo". Relacionando com a versão feminina, é aplicado o oposto, como já referido acima, “mulher livre” ou “mulher do povo”. Há ainda estudiosos que relacionam o nome Carla com o termo germânico hari, que quer dizer “exército” ou “guerreira”. 

Carla é bastante comum na língua portuguesa, italiana e espanhola, sendo Carol a versão inglesa do nome. A origem deste nome foi introduzido na Inglaterra pelos normandos e foi encontrado neste país na forma Carle, no século XII, tornando-se popular a partir do século XIX. 

Em Portugal, este nome foi encontrado em documentos datados do século XVII, no mesmo período em que surgiu na Irlanda, como uma tradução dos nativos Cathal, Cathaoir e Turlough

Carla Jesus.

O que pensam do nome Carla?

19 comentários:

  1. Não me entusiasmo muito com Carla e acho que hoje em dia está demodé em Portugal. Realmente marcou uma geração, e acho realmente interessante a força que teve nos anos referidos e como depois disso foi-se tornando cada vez menos utilizado. Não acho um nome feio, mas não o considero uma tendência atual. Confesso que as 25 Carlas me surpreendem.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo gostar do som "Cárl". Já o som "Cârl" de Carlota, por ser menos aberto, gosto.
    Mudando a ordem de duas letrinhas fica Clara, um nome que gosto muito.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de Carla ;) Conheço várias da minha idade

    ResponderExcluir
  4. Contra mim falo, pk tb sou Carla.
    Habituei-me ao nome, mas n gosto. Acho-o mto rude na forma como se pronuncia!
    No entanto, identifico-me c o significado.
    Na escola, tb nunca fui a única Carla da turma. Desde Carla Alexandra, Carla Patrícia, Carla Sofia, Carla Filipa e Carla Isabel, nunca me senti exclusiva!
    Acho que é um nome bastante ultrapassado, até pk tem uma versão bem mais suave e moderna que o substitui mto bem, refiro-me a Carlota.

    ResponderExcluir
  5. Sou Bruna Carla.. e posso dizer que até hoje, 19 anos depois, não me habituei ainda ao Carla. Não gosto que me chamem de Bruna Carla. É um nome pesado, pronúncia feia, acho muito forte! Por ter nascido em 1996, só conheci UMA Carla da minha idade, e na verdade o nome dela era Karla (acho pior ainda). Como já disseram, é um nome ultrapassado, e na minha opinião, precisa ficar enterrado uns 100 anos ou mais.

    ResponderExcluir
  6. Gosto, mas é um nome que não me passa mt doçura e delicadeza (que são os meus favoritos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um nome forte para pessoas fortes, guerreiras assim como diz o nome, sou CARLA amo meu nome tudo haver comigo.

      Excluir
    2. Sou Carla ,amo.meu nome, adoro nomes fortes, amo ser Carla, não me imagino com outro nome .. amooo

      Excluir
  7. amo meu nome, tenho orgulho de ser uma mulher forte e gurreira, voces deveriam sentir o mesmo.
    beijos de luz

    ResponderExcluir
  8. Sempre pensei em Charles e Charlotte como a versão inglesa do nosso Carlos e Carla. Carol é outro Mundo.
    Quanto à minha opinião sobre o nome, confesso que é ste é capaz de ser o nome comum que mais me faz comichão, não me atrai a sonoridade.

    ResponderExcluir
  9. Sou dessas que muitas vezes associa o nome à pessoa. Uma amiga por quem tenho grande consideração e carinho chama-se Carla por isso gosto do nome e seu significado faz jus a ela. E concordo com a colega acima Carol é outro mundo nunca imaginei que fosse a versão inglesa.

    ResponderExcluir
  10. Amo o meu nome Carla Gisele e faço jus ao meu nome ...sou guerreira😉

    ResponderExcluir
  11. Acho um nome bonito, mas não o vejo em crianças atualmente na minha cidade. É um nome de força e tem bons significados. Pode se aproximar do verbo calar, mas nada que tire o apreço pelo nome. Lembro da belíssima Carla Bruni! Conheço duas Carlas, mas ambas sofreram mto na vida, mas eram pessoas doces e muito prestativos. Para a numerologia cabalística é um bom nome ^^

    ResponderExcluir
  12. Amo o meu nome Carla Naiara, acredito que é um nome forte sim.
    Pois sou forte ,me sinto única e exclusiva, apesar de ser um nome simples mas forte, não me veria em outro nome .
    Sou grata por esse nome...

    ResponderExcluir
  13. Sou Carla Renata e li em um comentário o nome Carla Filipa. Lindo!! Aqui no Brasil(sou brasileira) não é comum Filipa, queria esse nome para minha segunda filha.

    ResponderExcluir
  14. Sou CARLA, muito prazer , todas que conheço são pessoas que passam muitas provações na vida , mais fax justamente ao nome, forte, guerreiras, li vre e vence todas, assim como eu amo o meu nome não me vejo com outro nome.

    ResponderExcluir
  15. Amo ❤️ ser Carla, nome forte.

    ResponderExcluir