quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aramis - Convidado do Dia


Encontra-se a partir deste momento aberto oficialmente o debate aos nomes masculinos no blog! Todos nós, amantes de nomes, sabemos que a procura e o encanto pelos nomes masculinos não é tanto como nos nomes femininos. Há menos, usualmente são mais monótonos, não arriscamos tanto, etc. Mas há algumas excessões que nos fazem suspirar. O nome de hoje, polémico pela sua pronúncia, foi-nos trazido ainda no âmbito do nosso desafio entre grupo - um participante, um nome. E quem nos escreve hoje é a assídua Cláudia Barata Sandal que sempre se mostrou interessada em ajudar o blog a crescer, escolhendo um ótimo nome, Aramis. Cláudia, hoje este espaço é teu:



Imagino que o nome Aramis faça uns tantos torceram o nariz e uns poucos suspirarem... eu suspiro por ele. Adoro!
Eu acho Aramis , apesar de antigo, fresco, romântico, internacional e único.
Apesar de raríssimo, Aramis é um nome que soa familiar a muita gente devido ao famoso mosqueteiro Aramis do romance de Alexandre Dumas. 
Ao criar esta personagem, Dumas baseou-se no mosqueteiro do século XVII Henri D'Aramitz cujo último nome Aramitz era o nome da sua terra natal.

Aramis significa "oriundo de Aramitz" ou "o que veio de Aramitz". Aramitz, ou Aramits era uma localidade dos Baixos Pirineus, na França.

Em Portugal Aramis teve 3 registos em 2013.

Eu usaria sem hesitação Aramis. E vocês? O que acham deste nome? Eram capazes de usar?


Fontes Consultadas:
Wikipedia, Nomes e Mais Nomes.

23 comentários:

  1. Gosto muito e era capaz de usar, sim! Só tenho dúvidas quanto à pronúncia: Ârâmis, Ârâmís, Arámis, Árámís?
    No google tradutor, a senhora diz Ârâmís, com o som inicial de arame e som final de Dinis.
    Eu digo Ârâmis, sem pronunciar muito o "i".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo Árâmis, como o plural de "arame".

      Excluir
    2. Eu digo Aramís, sem nada fechado. Com o í aberto.

      Excluir
    3. Eu digo Arâmís, com o í bem marcante, como Dinis mesmo. Creio q essa seja a pronúncia correta. Em português o nome deveria ganhar o acento no i para não restar dúvidas.

      Excluir
  2. É um bom nome, mas não sei...

    ResponderExcluir
  3. Eu digo Árámis, foi como aprendi no "Dartacão", ahah.

    ResponderExcluir
  4. É um bom nome mas acho que não conseguia usar

    ResponderExcluir
  5. Acho um nome inusitado e ousado, e ficaria impressionada se conhecesse pais com coragem de usar. Eu, pessoalmente, ainda não estou segura dele para dizer que usaria.

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome bonito, romântico, super diferente e sem dúvida muito associado aos Três Mosqueteiros. Seria uma escolha ousada. Existe no Brasil um ator com esse nome, o Aramis Trindade. Na novela Cambalacho, dos anos 80, o ator Paulo César Grande interpretou um personagem chamado Aramis.
    O menino da foto é lindo, não me canso de dizer! Parece o Pequeno Príncipe.

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei "apaixonada" pelo menino da foto! Por isso o escolhi para dar vida ao nome Aramis. Acho que tem mesmo cara de Aramis. Tem um que de sedutor e divertido ao mesmo tempo.
    Quanto a pronúncia eu digo Árámís, o i como o i de Dinis.
    Adoraria conhecer um Aramis e saber o que ele acha do seu próprio nome!

    ResponderExcluir
  8. Aramis é um nome que nunca me tinha ocorrido mas que, depois de ler sobre ele, fiquei a adorar por ser tão doce e tão invulgar. :)

    ResponderExcluir
  9. Eu digo Árâmis. Acho um bom nome! E o menino é encantador! Faz o nome mais simpático, otimo texto Cláudia!

    ResponderExcluir
  10. Adoro o nome e também suspiro por ele Claudia, era bem capaz de o usar, desde que a maioria da minha família gostasse. Foi uma ótima escolha, obrigada :)

    ResponderExcluir
  11. Fico muito feliz por terem gostado! 😀

    ResponderExcluir
  12. Lindo de viver *-*
    Eu digo AramÍs e usaria com certeza!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu acentuo o "i", mas mesmo assim me lembra o plural de "arame". :/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu me chamo Aramis, sofri um pouco na infância e adolescência com o nome mas hoje dizer ser interessante e bonito o nome rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo testemunho Aramis 😁 Gostava mesmo de saber o que um Aramis pensa do seu nome! Pois a infância ... altura complicada para nomes raros como este 😝 Eu pondero usar num filho!

      Excluir
  16. Esse site é ótimo, o único que realmente encontro uma diversidade de nomes. Procuro nomes bonitos e exclusivos de meninos. Mas, ao pesquisar no google só encontro nomes super comuns tipo: Enzo, Lucca, Guilherme, etc.
    Gostaria muito que esse ótimo site colocasse ainda mais nomes lindos e exclusivos de meninos, independentemente da origem. Pois, estou precisando muito.

    ResponderExcluir
  17. Super apoiado o comentário do anônimo acima. Estou tbm procurando nomes masculinos lindos, exclusivos, raros e ao colocar no google só há sites com nomes absurdamente comuns e informando serem exclusivos!
    Não existe raridade nos nomes Matheus, Enzo,etc.
    Queremos o máximo de exclusividade e isso tá difícil, espero q esse site consiga fazer isso. Pois, concordo q seja o único que apresenta maior diversidade.

    ResponderExcluir
  18. Caros Anónimos, ficamos felizes por saber que gostam do nosso Blog. Nós somos apaixonados por nomes por isso escrevemos com muito carinho e dedicação e procuramos sempre atender a todos os gostos, sejam eles por nomes populares ou raros. Estamos sempre abertos a sugestões por isso se tiverem nomes em mente que não encontrem aqui ainda podem sugerir e faremos um post a respeito.
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  19. Significado do nome Dimitre, por favor!

    ResponderExcluir