terça-feira, 27 de março de 2018

Harry



Penso sempre que tenho o meu top bem definido, mas confesso que de vez em quando gosto de ir dar uma espreitadela aos nomes que são permitidos em Portugal. Numa dessas investidas deparei-me com Harry e fiquei a pensar nele durante um bom bocado.   

Harry é a forma inglesa medieval de Henry; em tempos modernos é utilizado como seu diminutivo. Henry é a variante em inglês de Henrique. A origem deste nome é germânica e o significado é governante da casa.

Se em Portugal nomes como Chloé e Zoé são bem aceites, porque Harry não poderia fazer parte desse leque dos bem-amados? 

Em Inglaterra e País de Gales, em 2016, este nome posicionou-se na 2ª posição do ranking nacional e na Escócia ficou na 7ª posição. No mesmo ano, em Portugal, Harry foi registado apenas 2 vezes e no estado de São Paulo, no ano que passou, nasceram 13 bebés com este nome. Sua frequência no Brasil é de 1.239 pessoas e é mais utilizado no estado de Santa Catarina.

Algumas personalidades:
  • Harry Truman - 33º Presidente dos Estados Unidos;
  • Harry Mason Reid - Senador de Nevada;
  • Harry Styles - Cantor, compositor e ator inglês;
E no mundo da fantasia não nos podemos esquecer do nosso querido Harry Potter! 

O post de hoje ficou mais curtinho, mas talvez num tom um pouco reflexivo. Gostava que partilhassem comigo qual é a vossa opinião sobre nomes "estrangeiros"? Acham que um Harry seria tão bem aceite como um Henrique? O que pensam sobre recém-nascidos terem nomes mais internacionais? Preferem nomes tradicionais do vosso país de origem ou imaginam-se a usar nomes "mais fora da caixa"?

Para conhecer mais sobre os nomes presentes em Harry Potter:


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

31 comentários:

  1. Eu acho Harry e Henry lindo, mas prefiro o tradicional Henrique, quanto a minha opinião sobre nomes internacionais, acredito que se pronuncia não for muito difícil, não há problemas, eu gosto muito de Anthony e quero aproveitar e sugerir um post sobre esse nome encantador.. Adoro seu blog!! Beijosss Adriana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriana, falaremos sobre Anthony assim que possível. Gratos pela sugestão, bjs!😊

      Eliminar
  2. Haaa eu amei, acho Harry fofo lembra Harry Potter e Henry tb. Acho o nome Henrique lindo!! Forte e cheio de atitude.

    ResponderEliminar
  3. Para uma pessoa que ama Harry Potter esse nome e os outros da saga são a primeira opção, quando engravidei da minha pequena achava que era menino e se fosse seria Harry rsrs!! Amo demais, bem legal seu post.

    ResponderEliminar
  4. Henry é um nome tão lindo, meigo, quando ouço esse nome lembro logo do filme Harry Potter, o meu sobrinho se chama Henrique, Henrique é um nome muito bonito, mas apesar de Harry ser lindo prefiro Henrique, bjs.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, como vaiw Eu gostei bastante da escolha desse nome, E quando eu vejo esse nome eu ja me lembrei a
    da harry potter, mas gostei muito da escolha, e do conceito

    ResponderEliminar
  6. Legal saber mais sobre a origem desse nome, se eu tivesse tido um filho com 12 anos sem dúvida seria Harry porque era muito fã do bruxinho hahahaha'

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderEliminar
  7. Ah eu acho bem bacana, você gostando mesmo do nome tem que colocar esse sim no seu filho, acho Harry um nome bem bonito e forte. Gostei demais de saber do significado dele :)

    ResponderEliminar
  8. Aquele famoso nome, hahaha. Adorei.

    Beijos.
    spkyjmchrstms.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Olha acho lindo, mas não acho apropriado dar nomes estrangeiros para crianças brasileiras. Ainda prefiro o tradicional, mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Adoro esse nome, mas confesso que não conheço ninguém com esse nome por aqui.

    ResponderEliminar
  11. Em toda a minha vida, nunca conheci um português com esse nome, fiquei tão surpreendida ao saber que é um nome aceite, digamos, tal como os restantes, femininos, que mencionou. Adorei saber isso, haha! Gosto muito desse nome, apesar de associá-lo demasiado a Harry Potter, haha

    ResponderEliminar
  12. Esse nome é lindo, eu vejo muito em filmes

    ResponderEliminar
  13. Depende acho Harry estranho pois ja me vem o Harry Potter na cabeça e depende do nome internacional fica bonito e tem alguns que soam estranhos.

    ResponderEliminar
  14. Eu não consigo conceber qualquer outro Harry além de Harry Potter... Ficou muito marcado na minha mente.
    Por isso, prefiro Henry a Harry!

    Beijos,

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderEliminar
  15. Gostei de Harry! Não sabia que EEA medieval, tudo a ver com o filme! Kkkk, eu tenho um amigo chamado Henrique! Tbm é sinônimo de Henry?

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro essa nome por conta do filme hahahah
    Que lindoo!

    ResponderEliminar
  17. Olá. Como não associar o nome ao Harry Potter? rs Gostei de saber da origem =)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Harry é muito lindo esse nome!
    eu sou fã do Harry Potter hahahah
    adorei o significado!

    ResponderEliminar
  19. Adoro Harry mas não acho muito usável em Portugal. Eu gosto de nomes estrangeiros e usei porque vivo no estrangeiro e o meu marido também é estrangeiro.
    Eu acho que em Portugal este tipo de nome sera sempre mal aceite no geral por causa da mentalidade da maioria.

    ResponderEliminar
  20. não mencionaram o HARRY mais famoso do mundo: o príncipe inglês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana, só para esclarecer a sua afirmação, o príncipe Harry não foi mencionado pois o seu nome é Henry e não Harry.
      Achei que não faria sentido mencionar visto que não é o seu verdadeiro nome .

      Eliminar
  21. Olá
    esse nome é lindo demais,eu adoro o Harry Potter,os filmes dele é maravilhoso,adorei saber dos significados viu bjs.

    ResponderEliminar
  22. Eu amo esse nome, sempre comento que quando eu tiver um filho ele se chamará "Harry", pois acho esse nome um encanto.

    ResponderEliminar
  23. Eu gosto muito de Henrique e também da versão inglês Harry e acho que todas as versões sai bem aceitas.

    ResponderEliminar
  24. Eu gosto de inúmeros nomes estrangeiros e incentivo seu uso, mas desde que tenham pronúncia e grafias que sejam facilmente entendidas por falantes da língua portuguesa, ou seja, que pareçam nomes em português. Não é o caso de Harry, e nem de Henry, em minha opinião são nomes que só ficam bem em países anglófonos. E além do mais Harry ficou caricato por causa do Harry Potter. Acho que o italiano Enrico é uma versão de Henrique que faz muito mais sentido em países lusófonos.

    ResponderEliminar
  25. Interessante a pergunta do post, nunca tinha parado pra pensar nessa questão da aceitação do uso de nomes estrangeiros. Tem alguns que eu gosto bastante mas sinto que algumas pessoas tem um certo preconceito com relação a isso. Fora os inúmeros casos em que a grafia fica "errada", quer dizer, bem diferente da grafia original, admito que isso me incomoda um pouco. Quanto ao nome Harry, me remete imediatamente a Harry Potter e simpatizo bastante com o nome. Já Henry não gosto tanto e Henrique também não me agrada muito.

    ResponderEliminar