sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Nomes Aceites em Portugal - Novas Entradas (9/11/2017)


Ontem o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) atualizou novamente a lista e as mudanças são grandes. A famosa lista a que os portugueses estavam tão habituados e restringidos, tornou-se muito mais flexível. Agora há uma base de dados (deixo-vos o link aqui) que permite saber se o nome que os pais querem dar aos seus filhos/as é aceite ou não. Todos os nomes admitidos nestas listas (feminina e masculina), que foram registados nos últimos 3 anos por cidadãos de nacionalidade portuguesa ou que se tornaram cidadãos da nacionalidade portuguesa, passam a ser admitidos em Portugal. 

A informação ainda está um bocado confusa, a lista não está completa, pois apenas os nomes registados nos últimos 3 anos figuram nela, ou seja, um nome que tenha sido registado em 2012 e que não tenha sido registado nos anos seguintes, não está presente na lista não por não ser permitido, mas sim por não ter sido registado recentemente. Espero que me tenha feito entender, caso contrário, deixo-vos aqui o link que vos levará directamente a esta notícia no site do IRN. 

Como portuguesa para já sinto-me felicíssima, no entanto, apreensiva... Gosto que haja uma maior abertura na hora de nomear os nossos filhos, mas não entendo o porquê da aprovação de Aleesyiah e não de Calíope (no entanto, dado à liberdade aparentemente dada pelo IRN, julgo ser mais fácil do que nunca um nome pedido ser aprovado. Além disso, há nomes que podem vir a ser aceites dado o carácter exemplificativo dos nomes presentes na base de dados.). Se entretanto soubermos mais alguma informação, vamos manter-vos informados. Para já, quais são as vossas impressões sobre esta novidade? Para alguns a lista praticamente acabou, para outros, não. Qual é a vossa opinião sobre o assunto? 

Fonte Consultada:

IRN.

2 comentários:

  1. Acho uma excelente notícia,fico muito feliz que os portugueses possam ter um número muito maior de opções de escolha.

    ResponderExcluir