terça-feira, 19 de setembro de 2017

Bráulio - Atendendo a Pedidos


Eu classificaria Bráulio como um nome com pinta. Achei-o logo interessante e prontamente me decidi a ficar com ele. Aparentemente, este nome vem da palavra germânica brahuila que significa brilho, radiante. Quase todas as fontes concordam que este antropónimo se originou na Espanha (visigoda), portanto, pode ser possível que na Espanha germânica daquela época uma palavra estrangeira dos países vizinhos fosse adoptada e germanizada. 

Para meu espanto, Bráulio é aceite em Portugal! No ano passado um bebé recebeu este nome e em 2015 foram registados 3 meninos. Este nome nunca foi alvo de muitos registos em Portugal, o ano em que foi mais registado foi em 1976, com um total de 18 registos. 

Nos últimos anos não encontrei registos de Bráulio no estado de São Paulo. No entanto, segundo o censo demográfico de 2010, Bráulio até é um nome bem aceite em território brasileiro. A frequência deste nome é pouco mais de 7.700 pessoas, o pico de registos foi em 1980 e o estado em que é mais registado é em Minas Gerais. 

Eu não tinha conhecimento, mas aparentemente Bráulio é utilizado como gíria para pénis no Brasil. Inclusive, existe um jovem que pediu recurso para tirar Bráulio do seu nome por o considerar constrangedor. 

Referências: 
  • Braulio Arenas - Escritor chileno; 
  • Bráulio Bessa - Escritor e poeta brasileiro; 
  • Braulio Foz - Jornalista espanhol; 
  • Braulio Luna - Jogador de futebol mexicano;
  • Braulio Zaragosa - Santo espanhol do século VII. 
Considero Bráulio muito parecido a Júlio, são ambos nomes com estilo, com uma sonoridade agradável, escrita fácil e internacionalidade q.b. Qual destes nomes é o vosso preferido?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Obrigada Ana por atender o meu pedido! A primeira e única vez que ouvi o nome Bráulio foi no Uruguai— lugar de muitos emigrantes espanhóis. Bráulio era o cão adorável, que eficientemente guardava uma quinta :) e desde logo esse nome se juntou à minha listinha de nomes. É pena a conotação negativa que fazem com este nome no Brasil...acredito que cada vez mais seja do conhecimento geral o significado de cada nome, e que não haja distorção de significados. Para isso muito contribui este blog. Bem hajam! Brilhante é um bom adjetivo para uma criança que vai nascer. Quanto a Júlio: nascido no verão, suave, jovem, Alegre—tudo de bom e com a pronúncia espanhola fica ainda mais bonito. Bráulio e Júlio em comum têm significados interessantes, a mesma terminaçao e igual número de sílabas. Escolho Bráulio por ser menos conhecido e por gostar mais como soa.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil realmente tem sentido pejorativo e talvez por esse motivo esteja entrando em desuso. É uma pena que tenha essa conotação negativa por aqui, o nome em si é até interessante. Entre Bráulio e Júlio prefiro Júlio porque acho mais suave e leve.

    ResponderExcluir
  3. Impossível se usar esse nome no Brasil, sem que a criança sofra bullying. Bráulio é sinônimo do órgão sexual masculino.
    Uma pena.

    ResponderExcluir