quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lucrécia


Um nome forte e com impacto mas pouco apreciado pelos nossos povos. Lucrécia parece ser um nome demasiado pesado para as tendências de nomeação moderna de meninas e o seu passado é também relativamente atribulado.

Provavelmente quando se fala em Lucrécia a primeira imagem que nos vem à mente é a figura quase mítica de Lucrécia Bórgia, que para muitos é uma personagem infame da história do mundo ocidental. Eu, pessoalmente, confesso-me grande fã da série televisiva Os Borgia e confesso que a abordagem televisiva me fez mudar a ideia que eu tinha tanto da família a que Lucrécia pertencia, como da própria Lucrécia. Passei a vê-la como uma menina muito cândida, muito pura e de bom coração, cujas circunstâncias a levaram a tomar rumos na vida mais questionáveis. A Lucrécia não infame. A Lucrécia inteligente e estratega que tudo o que sempre quis foi paz na sua vida, junto daqueles que mais amava. Na série, ela é retratada pela belíssima atriz Holliday Grainger, o que por si só já nos faz ver Lucrécia como alguém especial mas, além disso, acredito que é uma personagem histórica deveras interessante, cativante e inspiradora, que levou muitíssimos autores a se debruçassem sobre a sua vida para escrever grandes obras literárias, nomeadamente o nobel da literatura Dario Fo, com o livro A Filha do Papa.

Acredito que Lucrécia é um nome distinto e amplamente aristocrático, embora não se encontre este nome nas casas reais do mundo. Bastou uma mulher para o elevar à posição que ele tem, uma mulher que questionava a ordem das coisas, uma mulher que não se deixava espezinhar por nenhum homem – há muito de feminista em Lucrécia Bórgia que ficou nas sombras da História. O que é certo é que até a própria origem do nome está embebida em riqueza – vem do latim lucrum, que significa lucro, fortuna, riqueza.

Durante o século XX, em Portugal, Lucrécia atingiu o seu máximo de registos por ano em 1924, com 26 registos de meninas com este nome. Com esta exceção tem sido difícil chegar aos 10 registos anuais, até agora na atualidade: 1 em 2013, 1 em 2014 (Larissa Lucrécia) e nenhum em 2015 ou 2016. No Brasil, durante o século XX também foi muitíssimo raro, como também continua a sê-lo: 3 em São Paulo (2015).

Qual a vossa opinião sobre este nome?

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE

9 comentários:

  1. Poderia fazer dos nomes Thaiane/ Pietra e Théo? Mt obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor/a,

      Já foram publicados os posts sobre Pietra e Theo, se você estiver acessando pelo celular basta passar para a versão web e verá duas colunas(uma à esquerda e outra à direita), com todos os posts disponíveis para leitura. Quanto à Thaiane, esse é um nome que não possui uma origem definida. Ao que tudo indica, parece ser uma livre adaptação a partir de outros nomes já existentes(possivelmente Daiana,,Tainá ou Tatiana que também possuem posts). Esperamos ter ajudado e agradecemos a participação.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Não gosto nada de Lucrécia acho extremamente pesado.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu aprecio o nome de Lucrécia.Este nome provém do Latin,que quer dizer,lucro,ambição e perseverança.Ela é uma mulher que apesar de afastar-se da ambição masculina é meiga e ambiciosa,não desdenha mais também não se oferece.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo,meus pais não poderiam ter me dado nome melhor.

    ResponderExcluir
  5. eu gosto do meu nomefoimeu pai quem escolheu ele viu em um calendário daqueles que escreviam assuntos divessos

    ResponderExcluir