sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Micaela


O querido Micaela tem vindo a aquecer corações ao longo de várias décadas. A sua terminação delicada em -ela torna-o apetecível, sobretudo para o povo brasileiro, e a associação religiosa também o ilumina para muitos pais. Pessoalmente, embora não me cative, acho-o bonito e meigo, um nome pintado a tons de dourado (aquela mania de atribuir cores aos nomes) com um diminutivo muito amoroso: Mica.

Micaela é a variante feminina de Miguel, um nome hebraico que significa quem é como Deus, quem é um com Deus ou aquele que é semelhante a Deus. Embora não se possa considerar Micaela um nome bíblico, pois não aparece na Bíblia assim como Daniela, Emanuela, Gabriela ou Rafaela, pode considerar-se um nome com conotação religiosa por estar, neste caso, associada à figura do Arcanjo Miguel.

De todos os nomes acima referidos, no Brasil, Micaela é, de longe, o menos popular se tivermos em conta os dados de registos entre 1930 e 2000. O IBGE estima que existam apenas 14 mil pessoas chamadas Micaela, nascidas neste período. A popularidade de Micaela só recentemente é que se tornou um fenómeno no Brasil, começando a subir na década de 80, chegando a 2015 já roborizado com a expressão da subida. Verdade, em 2015, de acordo com os dados do BabyCenter Brasil, Micaela entrou, pela primeira vez, no Top 100 do Brasil para uma bonita 93ª posição! Em São Paulo, 2015, sabe-se que foram registadas 129 meninas com este nome, sendo os compostos mais utilizados Micaela Vitória e Micaela Cristina.

Em Portugal, praticamente não era utilizado antes de 1970, começando a crescer a partir de então, sendo mais utilizado nos anos 80 (mas não o suficiente para marcar a geração). Na verdade, de acordo com a SPIE, entre 1920 e 1980, Micaela nunca ultrapassou os 35 registos anuais. Ainda hoje em dia é muito pouco utilizado, contando com 23 registos em 2013, 28 em 2014 e 23 em 2015. Em 2014 foi parte integrante de 43 compostos, na segunda posição maioritariamente, sendo os mais utilizados Micaela Sofia, Yara Micaela e Íris Micaela. Da minha experiência pessoal, posso dizer que estudei com uma Ana Micaela e uma Bárbara Micaela, ambas nascidas nos anos 90, altura em que acredito que o nome tenha começado a ser mais utilizado em compostos. Mas o uso de Micaela nos compostos já vem de trás, não fosse parte integrante do longo nome das rainhas e princesas portuguesas (em invocação a São Miguel Arcanjo).

Há uma grande diferença cultural entre Portugal e Brasil quanto ao uso atual de Micaela. Acredito que se justifica por, regra geral, os portugueses não se sentirem muito atraídos por nomes com esta terminação e por no Brasil ter surgido uma necessidade de procurar uma alternativa ao já datado Michelle.

Que acham de Micaela?

Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE.

9 comentários:

  1. Lindo post nunca conheci nemhuma Micaela mas conheco um Micael de um ano e pouco

    ResponderExcluir
  2. Acho Micaela muito bonito, é um dos nomes terminados em ela que foram menos lembrados ao longo do tempo, pena que no Brasil está ficando popular.

    ResponderExcluir
  3. Micaela é um nome maravilhoso e escolhi ele para ser o nome da filha, justamente por não ser tão comum. Minha Micaela faz 3 aninhos mês que vem, nossa Mica.

    ResponderExcluir
  4. É um nome muito querido mesmo gosto muito deste nome,é um nome abençoado 🙏♥️

    ResponderExcluir
  5. Amo meu nome, e adorei as curiosidades. O meu se escreve Mikaella!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase igual o meu! O meu se escreve Mikaela. Mas acho tãão lindo com dois L's!

      Excluir