terça-feira, 5 de julho de 2016

Emiliana



Emiliana. Este tem sido o nome que me tem ocupado o pensamento nos últimos tempos. A princípio estranhei-o, achei-o pesado para uma menina dos nossos dias, achei que a terminação também não ajudava de tão batida que está. Mas, por outro lado, Emiliana tinha algo de muito atraente embora não conseguisse perceber muito bem o quê. Tem a inegável relação com Emília, claro. Mas também o achei um nome com muita força, um nome de mulher determinada, um nome de rainha! Também olhei para ele quase como que um título, algo emiliano, algo imperial. Enquadro-o no estilo dos nomes das crianças das casas aristocráticas europeias e acredito que fica um primor em qualquer menina que nasça nos nossos países. Para não falar que conta com o maravilhoso trunfo de ser perfeitamente internacional!

Quando comparado a Emília, Emiliana em Portugal e no Brasil teve muito menos expressão nas últimas décadas e em ambos os países tem-se tornado um nome cada vez mais raro, cada vez menos utilizado. Em 2013, em Portugal, foi registada uma pequenita com este nome, juntamente com o composto Joslyn Emiliana; e em 2014 nasceram 4 meninas com este nome e foram registados os compostos Ariela Emiliana, Emiliana Kyara e Emiliana Vitória. Não houve registos em 2015. Por sua vez, no Brasil, também no ano de 2015 foi registada uma pequena Emiliana no Estado de São Paulo, juntamente com um composto que acho uma completa delícia: Alice Emiliana.

Acredito que faz compostos bonitos com nomes mais modernos como:
Áurea Emiliana
Cora Emiliana
Flora Emiliana
Gaia Emiliana
Íris Emiliana
Júlia Emiliana (muito romano, né?)
Lira Emiliana
Luz Emiliana
Olívia Emiliana
Zara Emiliana

E que existem nomes na ribalta que fariam grandes e bonitos pares como:
Antónia & Emiliana
Clarisse & Emiliana
Constança & Emiliana
Emanuela & Emiliana (por que não?)
Francisca & Emiliana
Heloísa & Emiliana
Madalena & Emiliana
Penélope & Emiliana
Teodora & Emiliana
Valentina & Emiliana

Tal como apontado na publicação sobre Emílio, este nome provém da gens romana Aemilius, derivado do latim Aemulus, que significa rival. O significado pode não ser o mais agradável ou carismático, mas certamente não lhe retira o impacto. A maior referência deste nome será a conhecida e talentosa música e cantora Emiliana Torrini, cujo trabalho vou acompanhando de perto sempre que possível. E recomendo.

O que pensam de Emiliana?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes (Emília, Emílio, Emiliano), SPIE.

11 comentários:

  1. Gosto de Emiliana e gostei dos compostos sugeridos, sendo que os meus preferidos são:

    Cora Emiliana
    Flora Emiliana
    Lira Emiliana
    Luz Emiliana
    Zara Emiliana

    Pessoalmente prefiro ver Emiliana com nomes curtinhos de uma ou duas sílabas. Assim, em vez de Áurea Emiliana prefiro Aura Emiliana.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que fique bem em compostos porque ele já parece um nome duplo: a aglutinação de Emília + Ana = Emiliana. Acho o contrário melhor, Ana Emília, que considero um composto doce e bonito.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Nossa, que comentário infantil... que bom que vc gosta do seu nome, mas ninguém é obrigado a gostar. Você pode falar que meu nome é feio, tudo bem, eu vou continuar gostando. Ninguém gosta de todos os nomes e tá tudo bem! É assim mesmo. É impossível agradar a todos.

      Excluir
  4. não gostei nada, pela terminação -ana talvez. Já de Emília gosto muito :)

    ResponderExcluir
  5. Emiliana é lindo! Perfeito. O meu nome EMILIANA, combina muito com a minha personalidade. Não gosto de ser imitada em absolutamente nada. Amo a exclusividade em todos os estágios da minha vida. Anailime é o meu nome ao contrário. Divinamente lindo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, minha filha está pra nascer e vai se chamar Emiliana...

      Excluir