quinta-feira, 14 de julho de 2016

Chioma & Kioma


Eu, para além de gostar de nomes estrangeiros raros em Portugal, ainda acho mais piada aos nomes estrangeiros raros no mundo inteiro. Hoje falo-vos de dois desses nomes: Chioma Kioma. A sonoridade deles é completamente encantadora, junto à sua grafia rara e à sua terminação -oma, bastante difícil de encontrar em nomes "aceitáveis", torna-os muito especiais, o que me seduziu bastante a conhecer mais sobre estes nomes.

Chioma é um nome africano, mais precisamente nigeriano, que significa Deus é bom, no dialecto ibgo. Confesso que leio automaticamente este nome como Kioma e não como Chioma, talvez pela influência da cultura italiana na minha vida atual, e gosto bem mais do que lido como se escreve, e, na verdade, como é para ser. Este é um nome maioritariamente feminino, porém encontrei registos de homens chamados Chioma.

Kioma é um nome de origem desconhecida. Pode ser uma variante de Keoma, que significa longe daqui em indiano, ou bom em ibgo e pode incrivelmente significar algo completamente oposto, se derivar do japonês 鏡魔 (Kyōma) e significar algo como reflexo do mal, através dos elementos 鏡 (espelho) e 魔 (diabo). Resumindo, acho que fico com a primeira opção! Poderia até sugerir que se podia utilizar numa personagem maligna ou assim, mas acho Kioma "fofo" demais, apesar da sua evidente sonoridade japonesa.

Pensei que não iria encontrar registos deste nomes nos nossos países, porém surpreendi-me porque encontrei uma menina nascida em Portugal, em 2014 chamada Peculiar Chioma Aniekwe! O nome é um pouco estranho e, literalmente, peculiar, mas é Chioma que dá brilho ao nome, repararam? Em 2015, no estado de São Paulo, nasceram duas Chiomas! Segundo o IBGE, há a frequência de 105 pessoas chamadas Kioma, e de resto, não encontrei mais registos nas fontes disponíveis.

Como referências a estes nomes aponto Chioma Chukwuka, famosa atriz nigeriana. Refiro também Kioma, uma rede de lojas portuguesa de franchising de perfumaria e cosmética. Apesar de poder não ser o mesmo nome também aponto uma referência a Keoma: um filme homónimo italiano do género Oeste, referindo-se ao protagonista Keoma, um homem.

Não consigo, de facto, ver qualquer um dos nomes aqui apresentados como masculinos, acho-os mesmo muito femininos e "fofos". Esquecendo a característica negativa de Kioma (um dos seus possíveis significados), penso que poderão ser muito bons nomes a serem utilizados na nossa língua portuguesa!

Concordam comigo?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipédia, IBGE, ARPEN/SP, Jornal Público, CastleVania Wiki.

15 comentários:

  1. Acho graça! Keoma logo associo ao nome de um pasto alemão que meu tio tinha... logo não consigo vê-lo como um bom nome.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e gostei muito dos nomes! À princípio pensei que se tratasse do mesmo nome com grafias variantes, mas para minha surpresa são dois nomes distintos! Me lembrou Kalel & Kaleo. Acho sim que são utilizáveis em nossos países e boas opções pra quem gosta de nomes exóticos com sonoridade diferenciada. Gosto mais de Chioma, mas dito como Kioma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Patricia! Ainda bem que gostou! De facto prefiro mesmo Chioma dito como Kioma :)

      Excluir
  3. Acho-os fofos. Prefiro a grafia de Chioma e a sonoridade de Kioma (e semelhante a este prefiro Kinoa).

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nenhum dos nomes, achei interessante a publicação, mas não gostei dos nomes.

    ResponderExcluir
  5. Pode causar bullying com o verbo comer (coma) ou o estado em coma. Chioma com som de "x" tbm não é bonito de se pronunciar. Para nós de língua portuguesa, considero o uso problemático, mas vai da opção dos pais. Se todo mundo gostasse do azul o que seria do amarelo? Se gostarem usem em seus pequenos, mas desde pequenos os ensinem a valorizar o nome e a amá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Soy venezolana y me llamo kioma y quise saber él significado de mi nombre

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é KYOMA obrigado pelos comentários positivos

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é china gostei muito de saber tenho 13 anos 🥰❤️💖

    ResponderExcluir