quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lancelot


Há nomes que inevitavelmente são considerados antigos, mas existem também os antigos rodeados de magia e bem recuperáveis aos olhos do nosso tempo. Embora Lancelot não seja, nem de perto, nem de longe, um nome tipicamente português, não vejo grandes objeções ao seu uso, sobretudo numa altura em que parece sobressair um clima de permissividade que torna possível um aumento da lista de nomes autorizados em Portugal.

Quase obrigatoriamente, o Lancelot que nos vem primeiro à mente é o Cavaleiro da Mesa Redonda das lendas arturianas, um jovem cavaleiro corajoso e romântico que conquista o coração da bela Guinevere. Mas também consigo imaginar perfeitamente um rapaz dos nossos dias a portar consigo este nome e quase que o vejo como um artista ou alguém alternativo com uma ligação muito curiosa às artes. É realmente a sensação que este nome me transmite, alguém peculiar no bom sentido, alguém suis-generis e notável!

Lancelot é, possivelmente, um nome que deriva do francês arcaico e que terá resultado de um diminutivo de Lanzo que, por sua vez, advém do germânico antigo e seria também um diminutivo que nomes que começariam com o elemento land, que significa terra ou território. Também se supõe que, com os anos, tenha sido associado à palavra francesa lance, que significa lança. É, portanto, um nome que sofreu muitas alterações com o passar do tempo e estaríamos enganados se achássemos que Lancelot nunca teve uma adaptação portuguesa.

Em documentos antigos, datados da era medieval e de anos posteriores, é possível encontrar registos de casamentos ou batismos de homens chamados Lançarote. Uma pesquisa rápida pelas Bases de Dados do Arquivo Regional da Madeira revelar-nos-á essa mesma realidade e aconselho a leitura de uma monografia muito interessante sobre o tema, que constará nas referências desta publicação. Lançarote parece um tanto quanto ultrapassado e não tem tido registos em Portugal nos últimos 100 anos, pelo que quase se poderá considerar um nome extinto. Lancelot, por outro lado, e não existindo registos também, parece-me um nome com uma vibração mais moderna, mais vanguardista e coloco-o facilmente ao lado de nomes que me devolvem um perfil artístico muito grande como, por exemplo, Aramis ou Arabela.

Em 2015, no Estado de São Paulo no Brasil, foram registados dois meninos com este nome nos seus compostos o que foi uma surpresa bem agradável: Edgar Lancelot e Enrico Lancelott. Acredito que, tal como nestes casos, Lancelot seria um excelente e ousado segundo nome que tornaria os compostos verdadeiramente únicos! Até podem fazer esse exercício mental de imaginarem os vossos nomes favoritos de rapaz conjugados com Lancelot e partilhar nos comentários abaixo. Acredito que teríamos combinações bem engraçadas e bonitas!


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Arquivo Regional da Madeira, Behind The Name, IRN, Naidea Nunes Nunes (1996) Antroponímia Primitiva da Madeira (Século XV e XVII) e SPIE.

8 comentários:

  1. Muito legal, mas impraticável no mundo real

    ResponderExcluir
  2. Meus nomes favoritos conjugados com Lancelot: Conrado Lancelot e Ravel Lancelot, até que ficou bom! Gostei da ideia Joana,bem bacana! Acho que Lancelot combina como segundo nome.

    ResponderExcluir
  3. Gosto mas não acho usável nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler a trilogia As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, passei a odiar esse nome.

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler a trilogia As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, passei a odiar esse nome.

    ResponderExcluir
  6. Depois de ler a trilogia As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, passei a odiar esse nome.

    ResponderExcluir
  7. Para os dias de hoje, eu acho meio caricato...prefiro o bom e lindo Arthur ou Artturi. Lancelot penso mais como nome para um pet. O nome tem presença e estilo, mas acho que a magia dele é justamente estar preso ao passado e a história medieval do Rei Arthur. Mas se Charlotte está tão na moda, por que não reavivar Sir Lancelot? Daria ate um bom par de irmãos! Tudo é questão de costume e o menino marcaria presença sem dúvidas.

    ResponderExcluir