quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Tiago


Como já tivemos oportunidade de justificar com as publicações sobre Iago e Diogo, Tiago é um nome masculino que deriva do nome bíblico Jacob/Jacó! A associação pode não ser imediata, mas para simplificar o processo, Jacob/Jacó chegou a território português sob a sua forma original e sob a forma ibérica Iago. Esta última variação do nome tornou-se muito apelativa para os portugueses e espanhóis que o usaram de forma pouco contida no início do período medieval e terá sido precisamente a variante Iago que deu nome ao Santo com grande tradição na zona Oeste de Espanha (Santo Iago), cuja aglutinação viria a criar o nome Santiago. E daqui se presume que Tiago tenha sido um diminutivo de Santiago, que se apoderou dos gostos dos portugueses e se tornou um nome próprio com uma força fantástica nas nossas terras.

No entanto, Tiago foi um nome de baixa frequência no abrir do século passado, existindo, inclusive, anos em que não houve nem um único registo de um bebé assim chamado em Portugal. Mas na década de 70, sem que eu possa avançar qualquer explicação para o fenómeno, o número de Tiagos começou a crescer desenfreadamente, apresentando uma ascensão extraordinária, ao passar dos 68 registos em 1970 para 871 em 1979! O seu uso nas décadas posteriores manteve-se e aumentou, sendo que em 2014 foram registados 1140 meninos com este nome, o que o coloca na 11ª posição dos nomes mais usados em Portugal.

No Brasil é também um nome muito popular, sendo apresentado, muitas vezes, na grafia Thiago. Nos registos de São Paulo referentes ao ano de 2014, Thiago encontrava-se na 39ª posição dos nomes masculinos mais utilizados nesse estado, dados reiterados pelo BabyCenter Brasil, que nos confirma o 39º lugar em 2013 e 2014 em todo o Brasil. De acordo com o IBGE sua frequência em todo o país é estimada em aproximadamente 500 mil pessoas. Para a escrita Thiago a frequência é de pouco mais de 300 mil brasileiros. Seu pico de popularidade aconteceu na década de 1980. É um nome inegavelmente popular em ambos os nossos países e creio que dentro de uma década se tornará naquilo que chamamos “um clássico contemporâneo”.

Na Bíblia é o nome de dois dos doze apóstolos: Tiago Maior, filho de Zebedeu e irmão de João e de Tiago Menor, filho de Alfeu que por vezes é identificado como Tiago, o Justo.

Como referências destaco Tiago Monteiro, piloto português, Thiago Pereira, nadador olímpico brasileiro, Tiago Goes Ferreira, apresentador de televisão português, Tiago Iorc, músico brasileiro e Thiago Messi, filho do jogador de futebol argentino. Manuel Tiago, um composto que gosto especialmente, era também o pseudónimo de Álvaro Cunhal, político comunista português, durante os tempos da Ditadura.

Joana Recharte.


Qual a vossa opinião sobre este nome? Usá-lo-iam?

6 comentários:

  1. Adoro. Minha grafia predileta é sem Hz
    Não usaria por ter pessoas bem próximas com esse nome em minha vida, mas, caso não tivesse, seria uma de minhas opções.
    Diogo também é uma ótima opção e Iago é bem bonito.

    ResponderExcluir
  2. Não está na minha lista de preferidos porque é muito comum ao meu redor, mas acho bonito.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um nome muito querido por brasileiros e portugueses e com trajetória muito parecida nos dois países. Tb não sei o porquê de Tiago repentinamente explodir em popularidade(por aqui foi no mesmo período q em Portugal). É um nome bonito, mas q de tão popular perde um pouco o brilho.

    ResponderExcluir
  4. Acho LINDO. Meu top 3 :)

    ResponderExcluir