segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cosme


Cosme. Não é um nome dos nossos dias, não é popular, não tem sonoridade moderna, não é internacional, não é muito falado em Portugal, nem no Brasil, não é uma recomendação comum e não é, seguramente, o nome de uma criança que você conheça! E assim dito, tinha tudo para correr mal e ser automaticamente riscado das opções, MAS, Cosme é muito mais do que aparenta ser!

Cosme é a versão portuguesa do nome próprio Cosmas, com tradição italiana, que deriva do grego Kosmas e significa ordem e decência, valores fundamentais da nossa sociedade que procuram ser transmitidos a todo o momento. Lembra-me também e quase de imediato a palavra Cosmo, sendo Cosmo o equivalente anglófono deste nome! E por Cosmos, já se sabe… o Universo, a imensidão, um mundo misterioso, um mundo de ziliões e ziliões de estrelas e de tantos, tantos segredos irreveláveis! Magia, pura! Aqueles que veneram o Universo e a Natureza decerto não ficam indiferentes a estas referências. Eu não fico, e isso leva-me a considerar Cosme um nome interessantíssimo! Tem uma aura misteriosa, desconhecida, e talvez seja esta mística que me leva a apreciá-lo e a classificá-lo como gótico - no sentido da arte medieval. Cosme podia muito bem ter sido nome de rei ou templário, ora pensem lá nessa possibilidade!

Na verdade, a sua variante Cosimo, foi nome de um Médici, governador de Florença (Itália), e o verdadeiro nome do Papa Inocêncio VII! São capazes também de se lembrar da história de Cosme e Damião, os gémeos santificados pela Igreja Católica, que nasceram na zona da Arábia, onde aprenderam a arte da medicina, tornando-se os médicos mais habilidosos do Mundo Antigo! Instalaram-se na zona da Síria para praticar a sua ciência a troco de nada! Só lhes importava o bem-estar das pessoas que lhes recorriam! Hoje em dia são padroeiros dos médicos!

Por fim, indico que em 2014, em Portugal, nasceu um menino chamado Daniel Cosme! Que composto feliz!

Joana Recharte.

Cosme, é-vos indiferente?

7 comentários:

  1. Pra mim é sim indiferente. Não sei se gosto ou não, eu sei que não usaria.

    ResponderExcluir
  2. Q texto ótimo Joana, muito agradável a leitura, adorei! Gosto muito do nome Cosme, me remete ao cosmos, ao cósmico e tb às crianças, pq aqui no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, no dia 27 de setembro se comemora o dia de São Cosme e São Damião e as pessoas distribuem saquinhos de doces para as crianças q saem às ruas. É sempre uma festa! Acho Cosme um nome perfeitamente usável, principalmente em compostos. Daniel Cosme foi mesmo uma feliz combinação. Aaaaamei a foto!! Adorei a associação!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber mais sobre este nome, mas continua a não me agradar 😝

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito. No sincretismo religioso do Brasil, os orixás ibejis são identificados como São Cosme e Damião. Já ganhei muitos doces no dia deles. :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de Cosme. Já tentei desenvolver certo carinho pesquisando sobre ele, mas não dá!

    ResponderExcluir