quinta-feira, 23 de julho de 2015

Bernardo


Imagino que muita gente tenha escolhido certo nome para um futuro rebento em crianças, no meu caso esse nome foi Bernardo
Eu sempre senti e soube que este seria o nome do meu futuro bebé e não queria saber da opinião do pai. Já estava decidido! Pois agora cresci e vi que coisas como estas nem sempre correm como imaginamos mas Bernardo, para mim, continua a ser o meu nome especial. Sem nenhuma razão particular mas simplesmente encantei-me por este nome e esse encanto nunca se desvaneceu.

Bernardo significa "forte como um urso" e é de origem germânica. Bern (urso) + hard (forte).

Muito usado em Portugal nos últimos anos e ainda mais no Brasil, Bernardo é um nome que agrada a muita gente e isso vê-se na popularidade do nome. Tanto no Brasil como em Portugal, Bernardo está no top 50 nos últimos anos, posso até dizer na última década. 

O nome Bernardo ficou popular em certos países europeus graças a São Bernardo, um monge francês que no século XI vivia nos Alpes e era famoso por construir abrigos para os peregrinos que iam a caminho de Roma pelo chamado caminho de S. Bernardo.
A raça canina S.Bernardo era também usada nesse sítio para resgatar os peregrinos em apuros, Por isso mais tarde foi-lhes dado o nome S. Bernardo em honra do monge. Longe vai o tempo em que quando se ouvia Bernardo associava-se ao gigante e adorável cão. 

Interessante também que o nome Bernardo é considerado um nome patronímico, tendo surgido a partir do nome do pai ou de um ancestral do sexo masculino, dando assim origem também aos sobrenomes Bernardes em Portugal e Bernardez em Espanha.

O nome Bernardo tem variantes em muito países, sendo algumas delas: Bernard (inglês), Benat (basco), Bernot, Bernardin, Bernon (francês), Vernardos (grego), Berngards (russo), Bernardino, Bernal, Bernardel, Nardo, Bernardo, Bernardito (espanhol) entre outros.

Eu gosto muito de Bernardo por ser um nome forte, comprido, másculo e imponente. Por isto mesmo acho difícil de fazer compostos com este nome.

E vocês? O que pensam sobre Bernardo?

Fontes Consultadas:
Behind The Name e Wikipedia.

15 comentários:

  1. Adoro! É o único -ardo da minha lista. Adoro o composto João Bernardo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro Luís Bernardo! 💜 Mas gostei de João Bernardo também. 😊

      Excluir
  2. Sem dúvida é um nome bonito e elegante, mas a superpopularidade no Brasil me fez enjoar, peguei uma certa birra, rs. Gostei de saber mais sobre o porquê da raça de cães se chamar São Bernardo( são mesmo adoráveis). E essa parte dos nomes patronímicoa é muito interessante, tenho lido sobre o tema por esses dias.

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para opinar, afinal,é o nome do meu primogênito.
    Adorei saber a ligação do nome com o monge francês e a raça de cães. Informações, até então, desconhecidas para mim.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Bernardo, é um nome sonante, forte, imponente e marcante. Adoro a terminação -adro e o significado. Ah, e adoro a raça de cães. Apesar de tudo isso, acho que não usarei porque tenho outros nomes masculinos na frente, mas nunca se sabe

    ResponderExcluir
  5. Não vejo muita graça no nome. É Popular demais no Brasil, tenho 2 Bernardos na família.

    ResponderExcluir
  6. Não é um nome que me entusiasme particularmente, mas acho-o muito forte e interessante para hoje!

    ResponderExcluir
  7. assim como você, sempre me encantei com o nome e era e foi minha primeira opção pro nome do meu filho!!!! hoje Bernardo tem 10 anos e ainda não perdi o encantamento pelo nome!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu AMO o nome Bernardo, sempre digo que o meu filho irá ter esse nome, todo mundo sabe!
    Por isso, assim que entrei no blog, não tive dúvidas em já procurar por esse post! Já quero ler muitos, hahaha!

    ResponderExcluir
  9. Gosto de Bernardo, é um nome forte e sempre que se cita, logo me vem Bernardo Guimarães, autor dos livros "A escrava Isaura" e "O seminarista". Um nome antigo, mas que famoso até hoje na Literatura.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse nome ele de pura elegância,nome de respeito passa segurança e imponência...a popularidade não me assusta até porque se tem muitos Bernardo é porque o nome é extremamente lindooooooo!

    ResponderExcluir
  11. É um nome bem forte e bem simbólico mas sempre que eu escuto o nome Bernardo eu lembro do Bernardo boldrini que foi morto pelo pai e a madrasta em 2014 mas continua sendo um homem lindo para colocar em um rapaz.

    ResponderExcluir