segunda-feira, 15 de junho de 2015

Melina


A primeira vez que ouvi o nome Melina foi há uns anitos num programa de talentos que, por falta de tempo, acabei por não seguir. Nesse programa havia então uma concorrente chamada Melina que, segundo aparecia nalguns anúncios publicitários, a meio do concurso adotou apenas o diminutivo Mel. Não sou uma grande apreciadora de mel, mas a verdade é que adorei o diminutivo principalmente porque sempre adorei a princesinha Melody filha da Pequena Sereia.

A partir deste momento comecei logo a formar compostos, Melina Paz, Maria Melina, entre outros que, se os comentasse a alguém levava logo com umas sobrancelhas levantadas e um ar chocado. Percebi que não era dos compostos em si que as pessoas não gostavam, mas sim do “meu” Melina. Será que gostariam mais de Elina? Mas aí já não tinha o meu tão querido e literalmente doce diminutivo: Mel. Decidi perguntar ao meu afilhado de 5 anos se gostava do nome e claro, se um conseguia dizer sem dificuldade. Surpresa das surpresas, ele pronunciou-o lindamente e nem achou esquisito como a maioria dos jovens e adultos acharam. Conclusão: melhor não ligar muito ao que as maiorias dizem porque elas seguem-se umas às outras e têm medo de tudo que é diferente do habitual.

Em 2014, Melina foi registado apenas 3 vezes em Portugal, competindo com semelhantes seus como Melissa (112 registos), Mélanie (76 registos), Milena (13 registos), Melanie (6 registos), Melinda (5 registos), Milene (4 registos) e Melodia (2 registos). 

No Brasil sua presença é tímida: segundo o censo demográfico do IBGE sua frequência total no país é de 7.293 pessoas, a maioria nascida durante a década de 1980 no estado de São Paulo.

Se pensarmos bem não é um nome assim tão fora do vulgar. Tem o ‘Mel’ tão ouvido em Amélia, Melissa e Mélanie, e o ‘-lina’ ou ‘-ina’ ainda mais usado em nomes tão populares como Carolina ou Irina. No estrangeiro, a variante Melinda é usada no inglês; Melinda, Mélina e Melina, no francês. É ainda um nome muito usado nos países de língua espanhola.

Quanto à etimologia do nome pode dizer-se que o termo grego que o originou foi Melitinna que vem da palavra grega meli (mel). Pode ainda advir do nome pré-histórico Melinos (mel amarelo). Por extensão seu significado é “a que é doce como o mel”.

No que respeita aos meus tão queridos diminutivos, são opções: 
Mel, Meli, Lina, Li.

Personalidades com o nome:
  • Melina Mercouri – atriz grega e activista política;
  • Melina Perez – praticante estadunidense de wrestling;
  • Melina Kanakaredes – atriz greco-americana;
  • Melina León – cantora porto-riquenha de merengue e atriz;
  • Melina Marchetta – escritora australiana.
Telma Oliveira.

Usariam Melina pensando no diminutivo Mel?

39 comentários:

  1. Gosto de Melina, acho muito melhor do que Milena e mil vezes melhor do que Melissa (tão enjoado). Porém gosto mais de Melinda <3 e Mélanie. Até Melânia acho interessante. Mas porque algumas Melinas que conheci não eram flor que se cheirasse, por isso não consigo amá-lo!

    ResponderExcluir
  2. Usaria, sim, mas tenho muitos outros nomes à frente de Melina. Acho o diminutivo Mel muito querido :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Melina mas gosto mais de Mélanie e Melodia.
    Acho Melina um nome fofo e adoro o diminutivo Mel

    ResponderExcluir
  4. Não acho feio não mas prefiro Milena ou Melissa, acho mais bonitos e carismáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esses são muito populares, principalmente no Brasil. No meu caso, Milena nem pensar, pois tenho uma prima chamada Milena e não gosto de repetir nomes que já tenham na família ou amigos/conhecidos mais próximos.
      Melina é um nome que já amo há tempos, e é um anagrama de Milena. :)

      Excluir
    2. Nomes das minhas meninas que amo demais <3

      Excluir
  5. Mais um da série "nomes que aprendi a gostar", haha. Tenho uma amiga chamada Melina e lembro de, numa conversa que tivemos por volta de 2003, haver perguntado se ela gostava do próprio nome, ouvindo um sonoro NÃO como resposta. Revivemos essa conversa semanas atrás e ambas mudamos completamente de opinião, hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Sobre meu nome ser Melina e eu estar procurando um significado ahababah

    ResponderExcluir
  7. Usaria sim, e postem sobre o nome Melanie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postaremos sobre Melanie assim que possível,ok? Obrigada pelo interesse.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  8. Minha princesa se chama Melina e nasce tbm em 2014.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha se chama Melina!! sempre achei lindo este nome. Nasceu em Março de 2014.

    ResponderExcluir
  10. Hummmm.... Melina é melhor mesmo! rsrsrs.... Pensei que ia ser "Filha da pequena raposa" rsrsrs... Mas Mel é bom... E todo o resto me parece mais positivo! Adorei! Obrigadooooo!!! Amo seu blog!

    ResponderExcluir
  11. Meu nome e Melina tambem. Vou falar a verdade ate gosto do meu nome so que o lado estranho de lidar com ele (porque as pessoas costumam co fundi-lo com outros nomes) quando alguem que acabo de conher tenta lembrar meu nome atendo por todos esses parecidos citados acima como Milena, Melissa, Mirela,Milene, Melini, Melinda, Minina,ate Melena tenho aturar aff e estranho mas no fundo acho sim um nome lindo ainda mais porque a melhor parte eh ter o diminutivo MEL para o meu nome .muito fofo������quando pequena minhas festinhas de aniversario eram com tema de abelhinhas

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma Melina,acabou de completar 4 anos. Mas a chamamos de Mel, é um doce de menina.

    ResponderExcluir
  13. Gente me ajudem! Quero nomes de meninas com a letra E, pensei em Eloísa e Elina ... mas vir Melina e gostei mas também gostei de Melinda! Qual vcs acham melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Melina um nome mais doce, não gosto muito da terminação 'inda'.

      Excluir
  14. E por favor mandem nomes de meninas com a letra E... agradeço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester/Esther, Elena, Eloá, Ellen, Elis, Elisa, Emanuela, Elsa, Eleonor...

      Excluir
  15. Também acho Melina um nome lindo mas queria outro para combinar com Melina para não ficar só Melina

    ResponderExcluir
  16. Estou grávida de 4 meses, e já tenho uma filha de 9 anos, que se chama Millena. Fiquei muito encantada com o nome Melina, e gostaria de colocar na minha segunda filha, mas na minha família a maioria não gosta e criticam esse nome. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  17. Melina é encantador, delicado e audacioso. Amo!Milena e Melina são próximos, quanto à sonoridade, como Júlia e Juliana..., cabe aos pais a decisão, escutem seus corações.

    ResponderExcluir
  18. Estou gravgrá de 6 meses e minha bebê se chamará Melina! Acho que ela vai gostar de ser chamada de Mel rs

    ResponderExcluir
  19. Escolhi esse nome lindo para minha princesa e ela e realmente a definição de tudo que há de mais doce! Ela é um anjo!

    ResponderExcluir
  20. Amei esse nome, coloquei o nome da minha assim, MELINA, ao contrário do texto todos que perguntam o nome da minha filha adoram, sempre escuto que é um nome lindo, meigo e forte. Acredito que as pessoas se tornam um pouco do seu nome, minha filha é assim, meiga e forte como o nome.

    ResponderExcluir
  21. oi estou gravida de uma princesa ela se chamará melina,não importa o que os outros acham devemos sempre escutar a boz do nosso coração

    ResponderExcluir
  22. Minha filha tem 5 meses e se chama Melina acho lindo esse nome ela é linda como o nome �� minha melzinha melininha amoo muito

    ResponderExcluir
  23. A minha filha tem 1aninho,se chama Melina.Amo esse nome.

    ResponderExcluir
  24. minha filha também irá se chamar Melina, é um dos nomes mais bonitos e diferentes que eu já vi

    ResponderExcluir
  25. A minha filha irá se chamar Melina,nome lindo.

    ResponderExcluir
  26. Detesto o apelido Mel, mas Melina é fofo. Mas ainda prefiro Milena.

    ResponderExcluir
  27. Minha filha nascida em 2016 se chama Melina.
    Sonhei com este nome, óbvio que devo ter ouvido em algum lugar, por este motivo meu subconsciente se manisfestou porém não recordo, apenas do sonho...rs
    Apelidos que utilizamos Mel, Melzinha e Melzita...
    Amo este nome é muito fofo.

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho uma Melina
    Nossa Meme, Me, Mel ❤🥺🥰

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma Melina, sempre achei esse nome a cara da riqueza. Guardei a sete chaves e só revelei no dia em que descobri que estava grávida e revelei o sexo. Minha doce Mel.

    ResponderExcluir
  30. Vi esse nome pela primeira vez aqui e desde então me encantei. Amo a sonoridade, é um nome muito bom de falar. Quem sabe, se um dia eu tiver uma filha, eu a chamarei assim.

    ResponderExcluir