quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mafalda


Fui desafiada pela Carla Jesus para falar de um nome que ela adora. Um nome medieval, que só por isso já ganhou o meu carinho. Mafalda. Nome da primeira rainha de Portugal, consorte de D. Afonso Henriques, Mafalda de Saboia foi condessa de Saboia, Piemonte e Maurienne e mãe de sete crianças, uma delas o herdeiro infante D. Henrique, contudo, faleceu ainda em criança, nunca tendo subido ao trono, que viria a ser do seu irmão mais novo, D. Sancho I.

Ainda não consegui chegar a um “consenso” quanto à origem de Mafalda. Algumas fontes defendem que deriva de Matilda, que por sua vez deriva do nome germânico Mahthildis e significa “poderosa em batalha”, “guerreira poderosa” (maht – força, hild – batalha).



Mas também já li que deriva de Matilde e que a origem deste é Mahaut. Quanto ao significado parecem estar todos de acordo, o que me deixa mais feliz. 

Aqui em Portugal, Matilde é muito mais usado do que Mafalda, mas é menos constante. Em 2012, Matilde teve 2393 registos, enquanto Mafalda teve 517. No ano seguinte, Matilde teve uma queda de 396 registos (!) e ficou com 1997. Mafalda, por outro lado, teve uma pequena subida, chegando aos 530. Por fim, no ano passado, Matilde teve 2062 registos e Mafalda regressou aos 517. 

Olhando só para estes valores, Mafalda parece-me mais constante do que Matilde e, por isso, mais seguro, para quem procura um nome popular mas não extremamente usado. No entanto, Matilde é mais internacional, como constatamos por algumas das variantes: 

Matilda (eslovaco, finlandês, inglês, sueco), Mathilde (alemão, dinamarquês, francês, holandês, norueguês), Mathilda (inglês, sueco), Maud (holandês, inglês), Tilda (finlandês, inglês, sueco).

Se tivesse de optar entre Mafalda e Matilde, escolhia Mafalda. É menos usado e parece-me mais divertido e jovial.

Aqui em Portugal ainda é capaz de remeter muito para a personagem Mafalda, da banda desenhada argentina, mas não acredito que seja um factor negativo. Se calhar tenho uma ideia jovial do nome precisamente por causa do cartoon.


Maria Pilar Monteiro.


13 comentários:

  1. Devo ser a única brasileira que gosta e usaria Mafalda. Não sei bem por quê, mas Mafalda tem uma aceitação muito ruim no Brasil. Então, enquanto ele é razoavelmente popular em Portugal, aqui é raríssimo e quase impraticável. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que ouvi o nome Mafalda devia ter 4 ou 5 anos e, como não é de admirar com aquela idade, lembrou-me 'fralda' e essa associação perseguiu-me até começar a aprender espanhol, cerca de 10 anos depois. Agora com 21 anos, gosto do nome mas não consigo dissociar-me de 'la falda' ou 'mi falda', por isso não o conseguiria usar. Em contrapartida, gosto de Matilde, mas com tanta popularidade também não o usaria.

    ResponderExcluir
  3. Quando era miúda Mafalda era dos meus nomes favoritos, mas foi perdendo o encanto. Gosto, mas não usaria... Entre Matilde e Mafalda prefiro mesmo Mafalda.

    ResponderExcluir
  4. Ñ consigo gostar de Matilde. Há mts anos atrás, tb ñ gostava de Mafalda, até que tive uma Mafalda como afilhada.

    ResponderExcluir
  5. Sou brasileira e gosto mt de Mafalda. Não está dentre os meus favoritos, mas ng sabe o que pode acontecer amanhã... Se, por acaso, virasse um dos meus queridinhos, usaria com toda a certeza! :)
    Ah, eu adoro Matilda *-*

    ResponderExcluir
  6. Sempre lembro da Mafaldinha do Quino. É uma ótima associação ao nome mas mesmo assim não me faz gostar dele.

    ResponderExcluir
  7. O meu nome favorito com M é Mathilda.

    ResponderExcluir
  8. vou ser mt sincera, nao consigo gostar deste nome de maneira alguma!!!! nem mesmo tendo conhecido uma Mafalda bastante querida. Aquele "FAL" aqui simplesmente nao desce. Lembro claramente de ver os desenhos da Mafalda quando criança e de pensar que tipo de gte poderia colocar um nome daqueles numa personagem, quanto mais numa criança lol mas maes de Mafaldas, por favor nao se ofendam...ha sempre gostos para tudo e esta é somente a minha opiniao.

    ResponderExcluir
  9. Nunca gostei de Mafalda e vou dizer que foi quase um choque descobrir a popularidade em Portugal. Hoje já estou acostumada com ele, ainda assim não vejo beleza nenhuma. Matilde também não me passa, essa terminação em E me soa completamente deselegante. Por outro lado Matilda acho algo entre elegante e fofo.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto da sonoridade nem do próprio nome em si. em relação a Matilde, acho melhor sem dúvida Matilda

    ResponderExcluir
  11. Eu considero que Mafalda e um nome muito carismático , Mafalda e um nome de guerreira , lutadora .

    ResponderExcluir
  12. Sou brasileira e também simpatizo com o nome, mas não sei se teria coragem de usar.

    ResponderExcluir
  13. A minha filha vai chamar se Mafalda. A menina vai nascer em Novembro 2019 e sempre adorei o nome

    ResponderExcluir