segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Liz

Liz Taylor (Elizabeth Taylor)

Liz, um nome curtinho, doce e muito feminino! Totalmente engajado nas tendências modernas  de nomeação, que exaltam nomes minimalistas e internacionais, vem conquistando cada vez mais adeptos. Ao mesmo tempo simples e elegante, conjuga também uma dose de glamour, basta nos lembrarmos daquela que o tornou mundialmente conhecido: a diva absoluta Liz Taylor, a eterna musa dos olhos cor de violeta.

Liz surgiu como um apelido/diminutivo de  Elizabeth, nome que se origina a partir do hebraico Elisheva e tem como significado Deus é meu juramento. Elizabeth é a variante internacional de Isabel, nome da mãe de João Batista na Bíblia. Por seu caráter religioso, Elizabeth tornou-se muito popular durante a Idade Média nos Estados Unidos e Europa. A grafia Elizabeth é a adotada por falantes da língua inglesa, enquanto Elisabeth é a escrita usada em países como Alemanha e França (e daí surgiu também Lis). Liz é mais um dentre os inúmeros diminutivos de Elizabeth que surgiram ao longo dos anos e ganharam status de nome próprio - mais exemplos: Eliza, Liza, Lilian, Lizette, entre outros.

É importante lembrar que tanto Liz quanto Lis são originalmente diminutivos de Elizabeth e Elisabeth, respectivamente, mas apenas Lis é nome de flor. O termo flor-de-lis surgiu através de fleur de Louis (flor de Luís) uma referência a Louis VII, o primeiro rei da França a adotar esse símbolo. A flor-de-lis (representação de um lírio) foi muito utilizada pela realeza francesa como um símbolo de poder, soberania, honra e lealdade. Portanto Liz tem apenas uma origem - através de Elizabeth, enquanto Lis tem duas origens - através de Elisabeth e Louis (em francês Lis também significa lírio).

Nomes Similares: Luz, Lia, LissaLaís

É estimado que existam nos Estados Unidos 9.015 mulheres de nome Liz e, para minha surpresa, não é um nome da moda atualmente. Liz só fez parte do Top 1000 norte-americano entre 1956 e 1969 (pico em 1961 na posição #373), ficando de lado desde então. Foi uma popularidade passageira, certamente devido ao sucesso da estonteante atriz Elizabeth Taylor, muitas vezes tratada por Liz Taylor, um ícone do cinema da época. A nível global Liz encontra-se melhor colocado na Holanda, onde ocupou a 50° colocação em 2017.

Liz tem sido cada vez mais lembrado pelas famílias brasileiras: em 2018 foi o 37° nome mais popular do Top 100 do site Baby Center Brasil e o gracioso composto Ana Liz figurou na posição #85 do mesmo ranking. Segundo o IBGE sua frequência é de 3.928 pessoas, a maioria nascida durante os anos 2000, o que reforça seu apelo jovial. As brasileiras chamadas Liz são mais comumente encontradas nos estados do Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro. Em 2017 foi registrado 547 vezes no estado de São Paulo, juntamente com os compostos Liz Maria (22 registros) e Liz Helena (13 registros).

Em Portugal Liz ainda não conseguiu o mesmo engajamento que tem no Brasil, apesar de fazer parte da lista de nomes admitidos (mas apresenta crescimento). Em 2018 foi registrado 18 vezes; no ano de 2016 foi alvo de 6 registros; em 2015 recebeu 4 registros e em 2014 também foi registrado 4 vezes, além dos registros como segundo elemento nos compostos Mariana Liz, Luana Liz, Isabela Liz, entre outros.

Entre as personalidades é interessante notar que a maioria na verdade se chama Elizabeth e usa Liz como nome artístico. Como exemplos temos a já citada Liz Taylor (atriz norte-americana); Liz Phair, (cantora norte-americana); Liz Mitchell (cantora jamaicana) e Liz Truss (política britânica).

Liz é uma linda opção para as meninas de hoje. Absolutamente internacional, meigo, romântico e cheio de frescor. Também é ótimo para formação de compostos, conjuga bem com diversos nomes. Outro ponto que acho fofo é que lembra a palavra feliz! A feliz Liz!

Apreciam Liz? Preferem Liz ou Lis?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Acho que é um nome ótimo para compostos, justamente por ser curtinho e com uma sonoridade fofa que não "sufoca" o outro nome! Acho que cai muito bem como segundo nome na formação de compostos (não consegui pensar um composto, em que Liz esteja na primeira posição). Eu não sabia que a Elizabeth Taylor utilizava como nome artístico apenas o "Liz". De fato, um nome digno de uma diva. Elizabeth não é um nome que me agrada muito para meninas no dia de hoje, considero um pouco pesado e um tanto datado (só conheço senhoras com esse nome rs),mas seus diminutivos tem um certo frescor que me agradam, gosto muito de Elisa e Elis (Lisa/Liza não gosto muito, porque lembra a marca de óleo de cozinha). Conheci uma menina chamada Lissa - é muito meigo tbm (mas acho que tem outra variação na mitologia que é meio pesada). Não sabia que Lilian era uma derivação do nome, sempre associei ao Lírio rs. Realmente, Liz lembra feliz! Todavia, gostei do fato de Li(s) remeter a um flor, já que Louis significa "luz", então seria uma "flor de luz" - um encanto! É tendência e está bem na moda nomes curtinhos e que sejam derivados de outros, temos aí uma (re)significação dos nomes clássicos através de seus apelidos, que conferem esse ar descontraído e jovem. Não seria minha opção por ser extremamente curtinho, sinto que falta algo, talvez uma letra quem sabe (o nome possui apenas três letrinhas rs - eu já sou meio que amante de nomes com quatro letras - ou mais -, como Cloé, Elis, Cléo, Jade, Risa, Luna, Yuna, Iara, Ísis, Gaia, Vivá, Malu etc kkk). Liz tem seu charme como nome curtinho, assim como Liv (esse eu acho divo demais), Zoé, Ema, Ava, Eva, Mia, Ivy (gosto mto desse, mas o Ivan disse que tem um pokémon com esse nome), Mel e Mei...além do atemporal e super popular Ana. Ah, seria lindo "Ana Liz". Gostaria de ver pequenas "Liz/Lis" por aí (mas ainda prefiro em compostos xD). Ótimo post! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Liz, mas prefiro Elis ou Elisa. Parabéns pelo post, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olha, não sou muito apegada a nomes, mas entre Lis e Liz prefiro Lis, mas não de Elisabeth, apenas Lis.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia. Eu gostei muito do nome Liz. Claramente eu já conhecia, mas ajo que nunca tinha "testado" ele e nem pensado ma delicadeza e sutileza. Sempre fico pensando em nomes pra minha filha e acho que tenho mais um pra lista haha
    E nossa, to hipnotizada com essa foto da Elizabeth Taylor. Nunca tinha reparado tanto no olho dela.
    Adorei! Beijos.
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Particularmente, gosto bem mais de Liz do que de Lis, a própria grafia com o 'z' acho mais charmosa, o mesmo vale para as Elizabeths. Acho também que com compostos fica lindo, mas gosto tanto de nomes curtinhos que ele sozinho tem um charme a mais e, ainda assim, soa forte na minha cabeça.
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oi Patrícia,

    Eu acho liiiiiindo esse nome. Curtinho, simples e delicado, mas de um glamour enorme!!!
    Prefiro mais como nome do que como apelido rs. Adorei a referência à flor e ainda por cima, saber que a flor tem esse nome por causa do Louis VII, primeiro Rei da França. Eu aaaaamo saber dessas histórias.
    Adorei o post. Maravilhoso, como sempre!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia!!
    Primeiramente, vou enaltecer a beleza da Elizabeth Taylor. Que mulher linda!!
    Eu conhecia Liz, mas apenas como apelido. Não fazia ideia de que ele já era usado como nome próprio e gostei muito de saber disso. Um nome minimalista, mas delicado.
    Adorei a curiosidade sobre a origem do nome flor-de-lis. Sempre que passo por aqui descubro algo novo!!
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Patricia, tudo bem?

    Eu sempre amei o nome Liz e é um dos que está no meu topo para o nome de uma futura filha. Acho muito delicado, doce e que tem uma sonoridade incrível, o que faz ser impossível não gostarmos dele. Não usaria Liz como nome composto, pois acho que ele se basta. Nunca tinha parado para pensar que era um diminutivo de Elizabeth. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Atualmente as pessoas têm preferido nomes mais curtos e simples para os filhos, realmente Liz é uma boa opção, apesar de ter origem em outro nome, como muitos.

    ResponderExcluir
  10. Eu particularmente gosto muito de nomes mais curtinhos, mas não como apelidos, nomes mesmo. Liz é uma opção super valida, acho que é um nome bem forte e bem significativo, gostei bastante da história dele.

    ResponderExcluir
  11. Sou muito fã de nomes curtinhos e Liz é um dos meus preferidos. Tive uma colega de trabalho com esse nome e sempre achei um charme, o nome Elisa também ganha meu coração.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho Liz muito delicado, suave e bonito. E acho qeu casa bem com um nome composto também. É um nome pequeno, e isso já me agrada. Mas admito que acho lindo Elizabeth, principalmente, porque é um nome forte, e de algumas personagens que eu adoro muito. Muito legal o texto. :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Patricia,
    Adoro as curiosidades que descuro nos seus posts sobre signicados de nome. Mas confesso que imaginava que era apenas um apelido para o nome de Elizabeth. Mas é em fofo.

    ResponderExcluir
  14. Liz é exatamente o tipo de nome que me agrada: curto, soa bem e é charmoso. Eu sempre tive preferência por nomes minimalistas, não sabia que era uma tendência atual. Uma grande amigo tem uma filhinha chamada Liz, vou mandar o link do post pra ele. Quanta a grafia, Liz me agrada mais que Lis, assim como gosto mais de Luiza do que Luisa, por exemplo. Eu não gosto muito de nomes compostos, mas achei Ana Liz uma graça!

    ResponderExcluir