quinta-feira, 23 de junho de 2016

Elisa/Eliza - Atendendo a Pedidos


Suave, discreto e sensível, assim é Elisa. Transitando entre os nomes com aura vintage, muito em voga atualmente, tem como opção a grafia Eliza, mais comum em países de língua inglesa. Elisa e Eliza surgiram como diminutivos de Elisabeth e Elizabeth, mas construíram trajetórias consistentes como nomes independentes, marcando assim sua importância no mundo da onomástica. Apresentado destaque em popularidade no Brasil, é uma  opção muito interessante também para Portugal.

Como já mencionado, Elisa e Eliza originalmente são nomes diminutivos e surgiram como formas curtas de Elisabeth (grafia usada por alemães, italianos, espanhóis e portugueses) e Elizabeth (inglês), respectivamente. Elisabeth é também uma forma variante em inglês (mas é menos frequente) e reflete a grafia usada no Novo Testamento (na Bíblia em português Elisabeth e Elizabeth são versionados como Isabel). Todos esses nomes têm origem em Eλισαβετ (Elisabet) , a forma grega do nome hebraico אֱלִישֶׁבַע (Elisheva) que significa Deus é meu juramento, ou ainda meu Deus é abundância. Muitos nomes estão relacionados com Elisabeth/Elizabeth, como Ella, Elsa, Betina, Lis, Eliseba, entre outros.

Atualmente, tanto Elisa quanto Eliza tem tido destaque em rankings de diversos países e essas são suas posições mais recentes:
Elisa - Itália (#23); Suíça (#34); Áustria (#39); Bélgica (#40); França (#51); México(#52)
Eliza - Inglaterra e País de Gales (#47); Austrália (#83); Hungria (#81)

Algumas figuras históricas e personagens literários ajudaram a popularizar Elisa Eliza através dos tempos, como a princesa francesa Elisa Bonaparte, irmã de Napoleão Bonaparte e Eliza Doolittle, a personagem vivida pela diva Audrey Hepburn no clássico do cinema mundial My Fair Lady (1964), baseado na peça teatral Pigmaleão (1913), de George Bernard Shaw. My Fair Lady conta a história de Eliza Doolittle, uma mendiga que vende flores pelas ruas escuras de Londres. Em uma dessas noites, Eliza conhece o culto professor Henry Higgins, que aposta com um amigo que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores em uma dama da sociedade. Lembraram de alguma coisa? Sim, é daí que vem o enredo da novela de grande sucesso no Brasil Totalmente Demais. A protagonista, vivida por Marina Ruy Barbosa, só poderia ter um nome: Eliza, claro!

Os nomes Elisa e Eliza também têm como destaque a importante escritora polonesa Eliza Orzeszkowa, indicada ao prêmio Nobel de Literatura em 1905; ainda área literária encontramos a escritora Elisa Lispector, irmã de Clarice Lispector. No cinema, o filme Elisa, Vida Minha (1977), considerado uma obra-prima do diretor espanhol Carlos Saura, narra a delicada e emocionante convivência da personagem Elisa Santamaria (interpretada por Geraldine Chaplin) e seu pai.

Um fato que dá um charme todo especial é a presença na mitologia: Dido também conhecida como Elisa, é a fundadora e primeira rainha de Cartago, hoje Tunísia. A personagem foi incluída na obra Eneida pelo poeta Virgílio.

A trajetória no Brasil tanto de Elisa quanto de Eliza, demonstra muita estabilidade. Sempre foram nomes usados ao longo das décadas com constância e moderadação, sem grandes altos e baixos, o que os classifica como nomes clássicos. O uso de Eliza é um pouco menor que o de Elisa, mas os valores são próximos. De acordo com dados do IBGE estima-se que existam 54 697 brasileiras chamadas Elisa; para Eliza o número é de 33 639. Anteriormente à década de 1930 e até 1990, os valores de registros para Elisa ficaram entre 2 218 até 8 865; nos anos 2000 atinge seu ponto máximo: 9 842 registros. Sua maior concentração de portadoras ocorre nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A grafia Eliza  tem os seguintes números: antes de 1930 até 1990 seus registros oscilaram entre 1 744 a 4 684. Assim como Elisa, sua maior popularidade também acontece nos anos 2000: 5 561 na atual década. Suas portadoras são encontradas, em sua maioria, nos estados de Mato Grosso do Sul, Roraima, Espírito Santo, Amazonas e Mato Grosso. Podemos concluir que Elisa é grafia mais usual no sul e no sudeste e Eliza no centro-oeste e norte. A grafia Elisa ocupa a posição #53 do ranking atual do site Baby Center Brasil; no estado de São Paulo, em 2015, Elisa obteve 590 registros e Eliza conseguiu 193.

Em Portugal, de acordo com dados do SPIE, Elisa teve grande destaque entre 1920 até meados dos anos 70, quando seus registros ficavam entre 118 a 206, números muito expressivos. A partir de 1978 já não ultrapassava os 100 registros; em 1980 a queda foi grande: apenas 39 registros. Essa realidade permanece até hoje: em 2015 Elisa foi registrado 26 vezes e 31 vezes em 2014. A grafia Eliza é menos usual, diria até rara: de 1920 a 1947 conseguiu apenas de 2 a 4 registros; de 1948 até 1980 não foi registrada nenhuma vez. Em 2014 foi registrada 3 vezes e em 2015  obteve 5 registros. Para aqueles que gostam de compostos, separei alguns de registros muito antigos de Portugal (entre as décadas de 1800 a 1900) que encontrei no site Associação Amigos da Torre do Tombo: Elisa Amélia, Elisa Carolina, Elisa Cecília, Elisa Florença e Eliza Guilhermina.

Referências:
  • Elisa Lisboa - atriz portuguesa;
  • Elisa Lucinda - atriz, cantora e poetisa brasileira;
  • Elisa Ferreira - economista e política portuguesa;
  • Eliza Bennett - atriz inglesa;
  • Eliza Taylor-Cotter - atriz australiana

Apesar de terem se originado como formas reduzidas de outros nomes, Elisa Eliza conquistaram sua luz própria. Clássicos com ares contemporâneos, são nomes elegantes que se enquadram nas tendências em alta entre brasileiros e portugueses, afinal Elisa e Eliza não estão distantes de nomes que estão nos nossos tops como Alice, Sofia, Júlia, Laura, Luiza (Brasil) e Clara, Ema, Eva, Laura, Olívia (Portugal). Com equilíbrio entre antigo e atual, Elisa e Eliza são lindas opções para as meninas dos dias de hoje!

Gostam de Elisa & Eliza? Qual a sua grafia favorita?


Fontes Consultadas:
Adoro Cinema, ARPEN, Associação Amigos da Torre do Tombo, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

39 comentários:

  1. Concordo plenamente com a descrição: Suave, discreto, sensível e vintage! Acho o nome um mimo autêntico, tem um certo glamour! E acho que se enquadra perfeitamente no estilo de quem gosta de nomes como os nomes mencionados no final do texto! Também acho que Elisa e Cecília formam um par muito bonito, até romântico, são doces e meigos e têm sensivelmente as mesmas popularidades no Brasil e em Portugal (em Portugal ambos são pouco usados).

    Desconhecia a ligação à mitologia, à literatura e à aristocracia. Gostei mesmo de ler o texto, está excelente Patrícia!

    Acredito mesmo que Elisa é um nome cheio, cheio, cheio de potencial e anseio o dia em que o Portugal lhe redescubra os encantos! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Minha família tem uma história muito interessante com o nome Elisa/ Eliza.
    Morreu nos anos 50 a matriarca da família, chamada Eliza, que morava em Portugal. Ao receberem a notícia da morte da mãe, os filhos, espalhados por diversos países (Portugal, Espanha, Venezuela e Brasil - como meu avô), resolveram homegeá-la, prometendo que a partir dali toda primeira filha se chamaria Eliza/ Elisa. Assim, nasceram: Elisa, Eliza, Maria Elisa, Eliza Maria (minha tia, irmã de minha mãe), Elisa Raquel, etc. A próxima geração, pensando em continuar a tradição, mas receosa por ter tantos nomes iguais na família, começou a modificar um pouco o nome. Foi então que tivemos: Meliza, Elis, e Elisa como segundo nome. Minha mãe, que adorava o charme dos nomes franceses, escolheu o meu: Elise Helene. Embora não conheça muitas pessoas com nome igual ao meu, adoro a história da família e pretendo dar continuidade de alguma forma.
    Adoro o blog! Venho diariamente conferir as novidades. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elise, obrigada pelas carinhosas palavras e pelo seu testemunho. A história de Elisa/Eliza na sua família é muito bonita! Sem dúvida é um nome com grande valor sentinental para vocês. Agradecemos as visitas diárias, nós da equipe O Blog dos Nomes, fazemos os posts com muito carinho! Obrigada mais uma vez!

      Excluir
    2. Que belo testemunho! apesar de eu não gostar de repetições de nomes de família sua história assemelha-se a tradição Real! Parabéns

      Excluir
  3. amo Elisa, está no meu top :) <3

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Elisa e é um dos meus prediletos. Amei a história da Elise

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do meu nome Eliza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, eu constante tenho problemas com o meu, principalmente porque eu falo baixo as pessoas entendem errado

      Excluir
  6. Minha filha se chama Eliza Raquel e eu amo este nome meigo e marxantm ao mesmo tempo..

    ResponderExcluir
  7. A minha filha se chama Eliza, eu muito esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de Elisa...É uma pena estar ficando tão popular :/

    ResponderExcluir
  9. Eu me chamo Eliza Maria , e venho de uma linhagem de Elizas , AMO muito meu nome é oque ele representa .

    ResponderExcluir
  10. Eu me chamo Elisa e amo o meu nome ...

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de texto. Sempre achei que Eliza, fosse mais comum do que Elisa. Me chamo Elisa em homenagem à minha avó materna que se chamava Eliza. Gosto mais da gravia Elisa. Parabéns, adorei o post!!💞

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de Elisa! ��

    ResponderExcluir
  13. O nome da minha filha é Eliza,no começo as pessoas começaram a ficar fazendo piada com o nome dela chamado ela de lisa,mais eu amo o nome da minha filha. O pai dela não gosta muito do nome dela,mais eu tenho certeza que um dia ele vai se acostumar e gostar do nome dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ponto baixo e alto pra mim (me chamo Eliza), é que tem uma certa dificuldade em relação a apelidos, não tem muita coisa que combine, no final só sobra o original.

      Excluir
  14. Minha filha irá de chamar Eliza! Obrigada pelo texto, muito esclarecedor! Tive mais certeza depois de ler!

    ResponderExcluir
  15. Estou gestante é descobri que será uma menina.
    Estou com uma dúvida daquelas, sobre os nomes.
    Estou entre Elisa ou Amanda
    P.S já tenho uma menina chamada Laura.

    ResponderExcluir
  16. Gosto de Elisa inclusive é o nome da minha filha

    ResponderExcluir
  17. e nome da minha filha ta por vim em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!
    Façam tb, por favor, um post sobre a versão Elise...

    ResponderExcluir
  19. Acho enjoado, além de me lembrar a Samudio 😬. Gosto bem mais de Elis.
    Mas quanto a grafia, prefiro com s mesmo.

    ResponderExcluir
  20. O da minha filha e Eliza o pai dela escolheu e ela é muito linda o nome tbm.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma filha que se chama Alice e se tiver outra penso na possibilidade de colocar Elisa acho delicado os dois nomes e acho que super combina

    ResponderExcluir
  22. Acho o nome Elisa fofo, lindo um charme

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!me chama Elis Regina,mas muitos me chamam de Elisa e eu amo,se tiver uma filha esse e o nome.

    ResponderExcluir
  24. Acho que Elisa é mais delicado, mas Eliza tem uma sonoridade mais forte.

    ResponderExcluir
  25. Gostei da postagem sobre nomes Eliza e Elisa
    Eu tenho 2 meninos 25 E 10 e uma menina1 ano 11 meses o nome dela veio enviada por Deus
    ELIZA ARIELLA único que eu conheço porem amo muito eu nem sabia que estava grávida meu filho do meio teve um sonho ele e autista Tea+TDAH sonhou que ele foi ao ceu e la teve que esolher uma caixinha rosa pois ele ja rinha a sua e do seu irmão azul porem tambem ele ja sabia o nome e que era menina sua irmã me xontou o sonho fiquei na duvida enfim fui fazer o teste e eu estava de 4 semanas com 12 semanas diz minha 1 utra e la esrava ela sorindo ele deu pulos de alegria pois pra ele foi o sonho perfeito a fe e sabedoria dele em saber contar e incrível chorei muito mais não de tristeza e sim de felicidades ele disse falei mãe minha irmã Eliza ARIELLA e assim seguimos nossa joia rara perfeita ao olhos do pai desculpa o texto grande mais ninguém explica Deus fe e gratidão

    ResponderExcluir
  26. Adorei essa história. O nome da minha filha vai ser eliza Maria 💗

    ResponderExcluir
  27. O nome da minha filha é Elisa em homenagem a minha Bisa e ela ama o seu nome.💕

    ResponderExcluir
  28. Me chamo Eliza, minha vó chamava Elisa, amo meu nome acho lindo e forte Eliza.

    ResponderExcluir