terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Nomes Populares no Brasil nos anos 90


Pegando carona na estreia da novela Verão 90, que abordará o recente passado dos anos 90, tive a ideia de criar um post para conhecermos os nomes que bombaram nessa época. Roupas coloridas, fim da Guerra Fria, popularização da internet, explosão das boys e girls bands, ascensão da MTV, foram alguns dos acontecimentos que marcaram a década. Isso sem falar no tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 94, depois de anos de jejum. E os nomes, que tendências seguiriam? Vamos descobrir agora!

Nomes Femininos:
  1. Maria
  2. Ana
  3. Jéssica 
  4. Bruna
  5. Aline
  6. Amanda
  7. Camila
  8. Juliana 
  9. Fernanda 
  10. Luana
  11. Larissa
  12. Letícia 
  13. Natália 
  14. Gabriela 
  15. Vanessa
  16. Mariana
  17. Patrícia
  18. Daiane
  19. Rafaela
  20. Jaqueline 
Nomes Masculinos:
  1. Lucas 
  2. José
  3. João
  4. Rafael
  5. Bruno
  6. Gabriel 
  7. Felipe
  8. Marcos
  9. Mateus
  10. Paulo
  11. Leonardo
  12. Carlos
  13. Francisco 
  14. Daniel 
  15. Rodrigo
  16. Antônio
  17. Diego
  18. Pedro
  19. Guilherme
  20. Tiago
O seu nome faz parte desse ranking?  

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
IBGE, Wikipédia.


19 comentários:

  1. O meu era popular rsrs nasci em 1993! Pena que decaiu muito agora. Minha melhor amiga chama Jéssica. Juliana é o nome da minha prima, estudei com uma garota com esse nome tbm! Letícia - eu só conheço a minha prima, mas nasceu em 2002. Tenho um carinho especial pelo nome Amanda (mas tenho me enamorado por Ananda). Maria nunca perde a majestade ne, assim como Ana e Mariana! Eu conheço vários Lucas que regulam idade comigo e alguns Guilhermes tbm! Um nome que eu acho que foi popular naquela época tbm, é Thaís. Masculino, eu conheço vários Yuri's, Gustavo's e Vitor's. Júlia eu estudei com várias tbm, mas ainda não perderam a popularidade kkk.
    Amei esse post! Muito bom! Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nasci no finalzinho da década de 80, mas minha primeira infância foi nos anos 90. Tive muitos colegas de sala com nomes da lista. Um nome feminino que foi popular nessa época também foi Carolina ou Ana Carolina. Tenho uma prima Carolina nascida em 1990 e conheço várias que se chamam Ana Carolina nascidas nessa década. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. Ana Carolina era um nome muitoooo popular na década de 90. Conheço um monte delas. E muito bonito, de muito bom gosto, diga-se de passagem...

      Excluir
  3. Meu nome no 12 haha e continua meio popular até hoje :D sempre gostei de me chamar Leticia

    ResponderExcluir
  4. Acho que meus pais pegaram o hype dos anos 90 com o nome Luana e me batizaram assim. Eu já até falei com eles que deveriam ter escolhido um nome mais LEGAL, mas hoje em dia eu gosto bastante do meu nome e do significado. Ah, acho que "Maria" é o nome mais popular de todos até hoje hahaha!

    ResponderExcluir
  5. Outro nome femenino bem popular era Beatriz, muitas bias por aí, também tinha muitas Karines... e entre os garotos: Luiz e Thiago... nossa, quantos!

    Acredito que Angélica nunca fez parte de nenhuma lista de nomes populares no Brasil, só vejo nas listas italianas. Gosto disso!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Beatriz também! O meu nome nunca foi popular no Brasil rsrs também gosto disso!

    ResponderExcluir
  7. sou de 99 e ver meu nome (Mariana) na lista não é uma surpresa kkkk na escola que estudava tinha 4 Lugar na mesma classe

    ResponderExcluir
  8. Sou de 1991, mas o meu nome não está na lista embora tenha conhecido muitas xarás sobre essa lista eu estudei com muitos, outros eram da família, outros da vizinhança, outros amores platônicos e outros amizades de longa data. E ainda há aqueles que como os adolescentes falam hoje davam ranço. Falando nisso já deixou de gostar de um nome por causa do seu portador? Ou já passou a amar um por causa do mesmo? Acho que daria um bom post. Voltando... Lembro que na sexta série tinha duas Fernandas, três Jéssicas, dois Felipes... Entre outros. Quase todo mundo tinha um xará na classe.
    Eu gosto muito de diversos desses nomes, mas por serem de pessoas que conheço e alguns muito próximos acho que não batizaria um filho com nenhum desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deixar de gostar ou passar a gostar de um nome por conta de um portador (a) é normal.Isso acontece comigo também! Por isso procuro ser uma boa portadora do meu nome rsrs para causar uma boa impressão!

      Excluir
  9. Acabei de mostrar pras minhas amigas ambas tem os nomes na lista. E uma delas já mandou: "Falou o nome entregou a idade." Hahaha Na lista de chamada do filho de três anos da minha amiga alguns nomes continuam populares, especialmente masculinos. Parece que nome de menino é mais difícil sair de moda.

    ResponderExcluir
  10. O meu nome não está na lista, mas, conheço pelo menos uma pessoa com esses nomes...
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu sou da década de 80, mas meu meu nome está aí. Aliás, a maioria (senão todos) dos nomes dessa lista são de pessoas que eu conheço, vindas dessa época: amigas, colegas de escola, namoradinhos, vizinhos, etc. Talvez as crianças nascidas nos anos 90 tenham herdado alguns dos nomes comuns também na década de 80 (aliás, tem post com os nomes mais comuns da década de 80? Se não, fica a sugestão). Olhando bem a lista e puxando pela memória acho que não conheci/tive contanto com nenhuma Ana (no caso, só Ana, porque Ana Carolina, Ana Cláudia e Ana Paula, por exemplo, eram bem comuns), Larissa e Natália e dos masculinos, só Francisco e Antônio (naquela época conhecia apenas pessoas mais velhas com esse nome).

    ResponderExcluir
  12. Eu sou da década de 80 e meus pais, segundo soube, fizeram uma lista imensa de nomes comuns para descartá-los. E como nasci a noite me deram o nome de lua em italiano, com um acréscimo de um n para ficar diferente. Mas tenho visto muitas crianças com esse nome nessa década, mas era pouco comum na época em que nasci e na década seguinte, a de 90.
    Achei bem comum os favoritos da década de 90, esperava por outros nomes. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  13. Pois é, apesar de ter nascido nos anos 90, meu nome não consta neste top 20. E realmente, só fui ver mais Isabelles por aí de uns anos pra cá; via muita Isabella (tanto que até hoje muita gente erra meu nome ¬¬')
    Mas amei a listinha *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Os melhores nomes foram da década de 90, hoje o povo não sabe colocar nomes, inventa nomes americanos e um tal Stefani, estephanie... Só Deus na causa.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome não está no top 20, mas foi bem modinha dos anos 90.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir