segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Idina - Atendendo a Pedidos

Idina Menzel, cantora americana 

Idina é um nome raro, mas ganhou notoriedade através da projeção da talentosa  cantora Idina Menzel (lembram quem canta Let it Go em Frozen? Pois sim, é ela!). Este é mais um exemplo de um antropônimo que se torna conhecido da população através de seus portadores famosos.

A origem e o significado de Idina são incertos mas há o consenso de que ele surgiu a partir de outros nomes. As teorias possíveis são essas:

  • Pode ser uma alteração gráfica de Adina, nome unissex hebraico cujo significado é esbelta/o, delicada/o. Foi suportado por um soldado do Antigo Testamento. Em hebraico moderno Adina é também usado como nome feminino;
  • Uma outra origem para Adina é a indígena australiana e nesse caso seu significado é boa, linda;
  • Outra possibilidade é que seja uma variação de Edina, nome de origem inglesa que significa rica. Também é o nome poético para Edimburgo, na Escócia. Edina tem destaque de uso na Hungria.
Resumindo: Idina pode ser uma variante de Adina ou de Edina.

Apesar da popularidade de Idina Menzel, este fator não foi suficiente para disseminar o nome, é incomum no mundo. Para terem uma ideia, este antropônimo nunca fez parte do Top 1000 norte-americano. Em nossos países a história não é diferente: segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de apenas 229 pessoas, a maioria nascida entre os anos 60 e 80 nos estados de Maranhão e Paraná. Não recebeu registros recentes em São Paulo. Em terras lusas o cenário é o mesmo: sem registros recentes e não aparece na lista de nomes admitidos de Portugal.

Personalidades:
  • Idina Menzel - cantora e compositora norte-americana;
  • Idina Sackville - aristocrata britânica.
Idina é leve, delicado e dono de uma beleza discreta. Não está entre os meus preferidos, mas reconheço que tem suas qualidades e a exclusividade é uma delas. Sua grafia faz lembrar Indira, outro nome incomum que carrega um interessante toque exótico.

Gostam de Idina?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Idina eu não acho tão bonito assim rs, talvez é pq estou pronunciando errado. Adina (se a entonação estiver no primeiro A - eu gostei, faz lembrar o masculino Átila, sendo uma sugestão para par irmãos rs, tbm gostei dos possíveis significados)...Gostei muito do fato de poder ter origem arborígene, conheço pouquíssimos nomes de origem indígeno-australiana (gostaria de conhecer mais), acho que o único que conheço é Kilye (acho que escreve assim e que gostei muito).
    Indira é o nome de uma senhora da minha igreja, apesar do significado, eu acho a sonoridade muito pesada, mas gosto de Indie que é um pouco parecido! De fato, seria um nome exclusivo e com significados atrativos, mas meus olhos não brilharam rs, mas gostaria de ver meninas com nomes diferentes e exclusivos assim! Parabéns pelo post! Parabéns para a Ivana que pediu pelo nome tbm! Gostei muito! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Dos nomes iniciados por vogal, “I” é a minha vogal preferida rsrs Acho que confere força ao nome e um toque de requinte. O nome Idina também me lembra Indira, que acho bem sofisticado e exótico ao mesmo tempo.
    Achei bem legal as possibilidades de significado, todos interessantes. Não sei se seria um nome usável nos dias de hoje, pelo menos aqui no Brasil, mas achei interessante saber mais sobre ele. Muito obrigada pelo post! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Idina me lembra Irina que gosto mais. Nunca tinha ouvido falar dele antes.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse nome ainda, mas confesso que achei tão lindo e forte! Uma ótima escolha!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar do nome Idina, mais achei ele bonito, delicado, simples, muito legal saber mais de um nome raro, gostei muito do nome, bjs.

    ResponderExcluir
  6. é um nome raro mesmo e admito que estranho ele um pouco, mas pela sonoridade acredito que depois da estranheza inicial eu vou começar a gostar bastante dele rsrsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Mais um nome que carrega histórias curiosas em sua formação, não é tão extraordinário, mas possui sim uma sonoridade suave e marcante. Bom nome!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de Idina, e tbm de Adina! Eu nunca conheci ninguem que tivesse esse nome! Muito bacana saber por aqui!

    ResponderExcluir
  9. Idina é um nome extremamente legal ♡ eu adoro, me lembra Indiana que também é um dos nomes que eu acho super bacana. Post bastante completo, gostei.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse esse nome, achei bem exótico, mas elegante ao mesmo tempo. ele parece ser nome de atriz, pois parecer trazer consigo muito glamour.

    ResponderExcluir
  11. Oi, já tenho história com os nomes que você posta, estou sempre aqui fazendo umas colinhas. Idina eu não conhecia e a principio não achei tão bonito, mas tem a ver também por novo pra mim. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Idina é um nome bonito, um nome que só nos anos 60 e 80 era mais frequente, não sabia, deveria ser mais usado, um nome fofo diferente, gosto desses nomes diferentes, mas escolher um nome de bebê é um desafio, por aqueles que estão procurando um nome feminino para o seu bebê eu dou a maior força, por ser um nome pequeno e harmonioso.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o nome, é a primeira vez que leio o mesmo e sobre o mesmo. Achei interessante conhecer a origem e quando foi mais utilizado. Bem legal a sua publicação, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do nome, não conhecia! Mas conheço uma Adna, e acho o nome bem bonito também.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. eu me chamo idina,eu n sei de onde minha mãe tirou esse nome!

    ResponderExcluir