Lisbela, um nome que saiu das páginas dos livros e das telas dos cinemas em uma graciosa junção de literalidade em dose dupla. A delicadeza de Lis e a cadência melódica de Bela formam combinação doce, romântica, algo sonhadora, algo etérea, com sentido artístico e selo de exclusividade!
O nome Lisbela é uma criação do escritor brasileiro Osman Lins para o seu livro Lisbela e o Prisioneiro, lançado pela editora Scipione em 1964, do gênero comédia romântica. A obra traz ideais de rebeldia contra o autoritarismo presente no interior nordestino. Se passa no século XX em Pernambuco.
Na trama, Lisbela é uma mocinha sonhadora fã de filmes românticos e filha do chefe de polícia local. De casamento marcado com um figurão da cidade, a quem não ama, Lisbela se apaixona por Leléu, um artista circense que está na cadeia (o prisioneiro do título). Com graça e rebeldia, Lisbela luta por seu amor e juntos ela e Leléu seguem seu destino.
O livro virou peça sendo posteriormente adaptado para o cinema, quando em 2003 virou filme com o mesmo título do livro. Débora Falabella deu vida a Lisbela e Selton Mello interpretou Leléu. A música Lisbela é o tema da protagonista, senda esta uma composição de Caetano Veloso e José Almino para a peça, ganhando também versão de Dominguinhos. Para o filme foi usada uma nova versão interpretada pelo grupo Los Hermanos (para ouvir clique aqui).
Trecho da música Lisbela:
"Eu quero amor, eu quero amar
Eu quero o amor de Lisbela
Eu quero o mar e o sertão"
Como já mencionado, Lisbela é uma conjugação de dois nomes, no caso Lis e Bela, e essas são suas origens:
- Lis surgiu como um diminutivo para Elisabeth, nome de origem hebraica que significa Deus é meu juramento;
- Ao mesmo tempo, Lis é nome de flor, adquirindo assim sentido literal. O termo flor-de-lis surgiu através de fleur de Louis (flor de Luís), em referência a Louis VII, o primeiro rei da França a adotar esse símbolo. A flor-de-lis (que na verdade é um tipo de lírio) foi muito utilizada pela realeza francesa como um símbolo de poder, soberania, honra e lealdade.
- Bela é um adjetivo da língua portuguesa usado para designar algo que é bonito. Dessa forma acaba por ser um nome literal. Também pode ser um diminutivo de nomes que terminam em- bela.
- O significado de Lisbela seria então bela flor-de-lis, lírio belo, ou, belo juramento de Deus.
- Variações: Lisbella, Lizbela, Lizbella, Lisbelle, Lizbelle
O filme é bem legal (até deu vontade de assistir de novo!), mas considero o nome infantil...assim como Melinda. (Por conta de "bela" e "linda" mesmo). Fica fofo e bonito em bebês e crianças, mas não consigo imaginar em mulheres adultas, parece que infantiliza...Respondendo sua pergunta: acho que é um nome destinado apenas aos livros e filmes!
ResponderExcluirAcho lindo Lisbela! Quando vi o filme, pensei em Lisbeth e imaginei que fosse variação de Elisabeth ou Isabel. Eu tenho um problema sério com Isabel: não consigo achar um nome mais lindo.
ExcluirSei que não tem nada hvr com o post,mas qual significado de thiale?
ResponderExcluirOi Sabrina, procurei mas infelizmente não encontrei informações sobre Thiale. Encontrei apenas sobre Thiele, um sobrenome de origem alemã que significa "povo poderoso". Espero ter ajudado 😊
ExcluirLisbela é tão doce que parece nome de boneca. Existem tantos nomes estrupiados por aí, que perto de Lisbela este parece um pacotinho com laço de fita de tão mimoso que é.
ResponderExcluirMuito delicado.
Lisbela e Anabela um par de nomes bem romântico. Não saberia qual escolher...
Esse nome é lindo demais
ResponderExcluirgostei muito dos comentarios pois me chamo lisbela e só bem antiga de 63 gostei de saber que tem mais gente com bom gosto, obrigada
ResponderExcluirEsse nome é tão mágico ,doce , é lindo . Coloquei esse nome na minha filha ,só mudei o i e coloquei y ,e 2 LL no final , LYSBELLA 😍. gostei de saber que tem mais gente com esse nome tão meigo .😊
ResponderExcluirPronto, estragou o nome!!!! LL em Bela até vai porque em espanhol e italiano bela é bella. Mas Y??? "Cagou" o nome. Desculpe a palavra de baixo calão, mas não encontrei outra.
ExcluirAinda tem coragem de falar que "só" mudou isso tudo... Faça-me rir! (ou chorar no caso da sua filha, coitada).
ExcluirO nome da minha filha é Lisbela e não foi por causa do filme e nem da música. Apenas vi uma camisa de uma moça e nela estava escrito MYSBELA e esse nome me chamou muita atenção pensei e o som LISBELA melhorou e disse que se eu tivesse menina seria Lisbela kkk dps me mostravam o filme e a música e eu me encantei mais ainda
ResponderExcluirMeu nome é Lisbella, mas sou de 2007, antes de ler isso achava meu nome horrível,agora tipo me apaixonei no meu nome kkkkk
ResponderExcluirLisbela combina com Diadorim?
ResponderExcluir