sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Os Nossos Preferidos - Nomes de Bruxas


Nós adoramos comemorar as datas simbólicas e não podíamos deixar a nossa semana temática de Halloween acabar sem partilhar com vocês quais são os nossos nomes de bruxa prediletos. Não se esqueçam de mencionar os vossos nos comentários!

Ana Madaíl Carvalho:
  • Sabrina - Possivelmente é a forma latinizada de Habren, aquele que terá sido o nome original do Rio Severn. Sabrina é o nome de uma bruxa adolescente de uma série de televisão que se faz sempre acompanhar do seu gato preto Salém. Neste momento, para quem quiser conhecer a versão mais moderna de Sabrina, pode acompanhar a série As Arrepiantes Aventuras de Sabrina na Netflix. Durante muitos anos da minha vida considerei Sabrina apenas um calçado, mas hoje em dia vejo o nome com outros olhos e acho-o bonito e interessante, não podia faltar na minha lista de preferências. 
  • Blair - Na sua forma original é um apelido/sobrenome escocês, mas atualmente é usado também como nome próprio e significa campo de batalha. Parece-me pouco provável que nunca tenham ouvido falar na Bruxa de Blair, mas foi precisamente nesse pseudo documentário de 1999 que me inspirei para escolher este nome. The Blair Witch Project é um clássico para os amantes de filmes de terror e como nome de bruxinha, na minha opinião, é um mimo. 
  •  Lilith - É um nome que deriva do Império Acádio e significa da noite. Escolhi este nome porque quando lá atrás, em 2016, comecei a escrever para o Blog foi dos antropónimos que mais gostei de pesquisar e conhecer a história. Para mim Lilith é um nome que assenta na perfeição numa bruxa. Um nome intrigante, fascinante e revolucionário que não deixa ninguém indiferente. 
Claudia Barata:
  • Circe - É um nome de origem grega que significa pássaro. Na mitologia grega Circe é uma feiticeira filha de Hélios. A lenda mais famosa de Circe é contada na Odisseia de Homero, em que Circe é visitada por Odisseu na ilha onde vive, no regresso da guerra de Tróia, quando ela transforma toda a tripulação em porcos. Odisseu a obriga a transformá-los de volta em humanos e acaba por viver com ela e terem filhos juntos. O meu encanto por Circe não só vem da sonoridade do nome em si, mas toda a ligação à mitologia é o que mais me atrai nele.
  • Freya - o meu nome favorito de bruxas. Freya tem origem na língua nórdica e significa dama. Na mitologia nórdica Freya é a deusa do amor, da beleza, da fertilidade, da magia, da guerra e da morte. Assim como Circe, Freya tem imensas lendas, uma mais apaixonante que a outra. Apesar de adorar Freya não o considero muito usável. 
  • Regina - Quem acompanhou a série Once Upon a Time deve lembrar que o nome da bruxa má, a madrasta da Branca de Neve era Regina. O nome acentava-lhe como uma luva, já que ela tinha um ar imponente e era rainha. Regina é um nome literal italiano que significa exatamente rainha e sua origem vem do latim. Vejo Regina como um nome elegante, mas talvez um pouco pesado para uma criança. Contudo ficaria encantada se conhecesse uma bebé Regina.
Patricia Monteiro:
  • Morgana  - Talvez um dos mais aclamados nomes de bruxas, a origem de Morgana vem do galês e seu significado é mar circular. Algumas fontes apontam também a origem gaélica com significado de mulher que veio do mar ou mar belo. Todos os significados evocam uma elevada ligação com a natureza, o que por si só já transmite o ar mágico que o nome tem. Ficou consagrado como nome místico através da poderosa feiticeira presente nas lendas arturianas. Considero Morgana um nome enigmático que não poderia ficar de fora das minhas escolhas dentro deste tema.
  • Tábata - De origem aramaica e com o significado de gazela, era o nome da pequena bruxa filha da famosa Feiticeira, do seriado de tv dos anos 70. Na versão original seu nome era Tabitha, mas no Brasil foi chamada Tábata. E é justamente essa versão a que mais gosto e a que considero mais mágica! Tábata é um nome forte, cheio de personalidade e perfeito para uma fofa bruxinha!
  • Zelena - nas línguas eslavas não é exatamente nome próprio mas sim a palavra referente à cor verde (mas digam lá se Zelena não funciona perfeitamente como nome?). Muito possivelmente por seu significado literal foi o nome escolhido para a Bruxa Má do Oeste, no seriado Once Upon a Time (a pele da bruxa é verde, daí a ligação). Zelena é exótico, misterioso e lindo! É o meu nome de bruxa preferido!

O que acharam das nossas escolhas?

Outras publicações que podem ser interessantes:

14 comentários:

  1. Os meus nomes preferidos de bruxa são:

    1. Sabrina: não há como esquecer a eterna Sabrina Spellman, a aprendiz de feiticeira.

    2. Cassandra: nome mitológico, sonoridade forte e elegante, toque misterioso.

    3. Guinevere: considero um perfeito nome de bruxa! Sonoridade interessante, significado misterioso ("espírito branco") e um toque exótico.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal o Blair e Sabrina hahaha ! Beijos
    www.segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu curto demais Blair por causa do filme e Morgana por causa da história do Rei Artur. São nomes que ficarão comigo para sempre. Mas os demais são interessantes também.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a temática do Halloween e adorei o tema do post! Dentre os nomes citados gosto de Lilith e Morgana. Freya e Blair também me agradam, mas não acho nenhum deles muitos usável. Fui olhar os posts linkados e achei outros que eu gosto também e que me parecem mais usáveis: Laila e Ísis.

    ResponderExcluir
  5. Oiii! Adorei a proposta! Bom, Sabrina, Blair, Morgana e Zelena são muito conhecidos! Gosto de Zelena e não conhecia Freya, mas amei! Daria esse nome a uma filha, juro! Bjus

    ResponderExcluir
  6. Lilith e Salem. Até formam um bom par.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, eu adorei o post!! Adoro tudo que envolva bruxas.
    E amei todos os nomes escolhidos. Morgana é forte demais!! Zelena, Lilith e Freya são lindos demais.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse tema é sempre intrigante! Uma prática que não tem raízes no BR e que conquistou muitos adeptos. Não curto muito isso, no entanto em se tratando de nomes... é outra história.
    Facilmente destacaria Sabrina e Hermione (as eternas bruxinhas fofas do cinema) e juntaria a Ravena, um nome com personalidade!

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu amei esse post...
    Não gosto de Sabrina (acompanhei a série por um tempo, mas não era fã e agora sou menos ainda). E Blair para mim nem era nome... tipo, é um lugar, as bruxas de Blair. E eu faço "blair" para o filme que inaugurou um gênero que não me agrada... a filmagem a partir e quem carrega a câmera. Odeio isso. Já o nome Lilith é incrível, mas não penso em Bruxa e sim em uma deusa do fogo, senhora do seu destino. a grande figura sagrada do feminino. Tive uma gata com esse nome.
    Circe é delicioso, Freya divino e Regina me lembra a atriz de onde upon a time que deu um show. não sei o que houve com a série, como terminou. Mas eu adorei a primeira temporada.
    Morgana, eu amo... Tabata não gosto, mas achava a personagem fofa e zelena me lembra o ritual de passagem dos ventos que eu festejei durante o tempo em que fiquei na Irlanda. Rituais incríveis de mulheres maravilhosas. Acho que entreguei o meu lado bruxa. kkkkkkkkk

    Eu amei o post.
    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a associação de Zelena com o ritual dos ventos na Irlanda, é uma imagem mental fantástica!

      Excluir
  10. Façam post sobre o nome Circe por favor!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa achei beeem interessante este nome "Circe"!!! C's poderiam fazer post sobre né

    ResponderExcluir
  12. Minhas filhas chamam sabrina e samantha

    ResponderExcluir