terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Tábata & Tabita


Tábata não tem tido a oportunidade de se apresentar como uma opção viável para os portugueses, já a versão da qual deriva, Tabita, também ela tem sido muitíssimo discreta. Vamos por partes, analisando o uso de cada uma das versões em Portugal e no Brasil. 

Comecemos por Tabita. Um nome bíblico que em aramaico significa gazela. Pessoalmente, acho o significado um mimo, e imagino uma mulher de figura esguia e elegante com este nome, com um tom de pele bem bronzeado. Acho bem giro e está, inegavelmente, ligado ao Reino Animal e à Natureza, em geral. Na Bíblia aparece no Novo Testamento como uma mulher a quem São Pedro devolveu a vida.

Começou a ser mais utilizado após a reforma protestante e popularizou-se na década de 60, quando o programa televisivo Bewitched foi lançado, alcançando grande sucesso. Na série, Tabitha (na sua grafia anglófona) era a bruxinha amorosa filha da protagonista, a feiticeira Samantha. Como já devem ter calculado, era uma série dedicada à magia, o que faz com que Tabita tenha também essa associação mágica muito interessante. No Brasil a personagem era chamada Tábata.

De acordo com o IBGE, entre 1920 e 2000 nasceram cerca de 2000 meninas com o nome Tabita no Brasil. Em 2015 (São Paulo) foram registadas 7 e alguns compostos como Ariana Tabita e Tabita Francisca. Em Portugal não se encontram registos anteriores a 1980, e recentemente sabe-se apenas da existência de 3 meninas nascidas em 2013, 2 em 2014, 3 em 2015 e 3 em 2016.

Ao que tudo indica, Tábata (Tabatha na grafia internacional) parece ter surgido como variação de Tabita também na altura da Bewitched, provavelmente por corruptela (deformação de palavras). O que é certo é que a sua propagação internacional fez com que esta variante chegasse ao Brasil e se instalasse confortavelmente na grafia Tábata (em Portugal foi alvo de um registo em 2016), que reúne mais de 10 mil pessoas nascidas entre 1930 e 2000. No entanto, depois de um crescimento até à década de 90, o nome parece estar agora em queda.

Pessoalmente, acho Tábata mais bonito, exótico e forte que Tabita! Concordam?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes (Nomes de Bruxas) e SPIE.

13 comentários:

  1. Concordo, acho Tábata um nome de personalidade! Já Tabita parece Talita ou mesmo Tábata com erro de grafia. Acho que Tábata ficou popular no Brasil pq aqui o nome da filha da Feiticeira no seriado foi versionado como Tábata e não Tabita.

    ResponderExcluir
  2. Não, eu prefiro Tabita porque acho que tem uma sonoridade mais agradável.

    ResponderExcluir
  3. esses nomes faltam doçura. Parece nome inventado, mal tem um significado, critério bem valorizado nos dias de hoje. Acho que ficará circunscrito a uma moda que passou.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome seria Tabita e, sinceramente, não gostaria de ter esse nome. Seria esse porque em Aramaico é Dorcas, nome da minha avó! Meu pais repensaram e optaram por Talita e eu gosto muito do meu nome!!!

    ResponderExcluir
  5. Tabita é um nome lindo, de uma mulher que foi ressuscitada por Pedro. Ajudava muito os pobres era costureira e fazia muitas roupas para doação. Bondosa, inteligente, muito rica e abençoadora! Em nome de Jesus meu bebe terá este lindo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha Filha chama Tabita é linda demais!!!

      Excluir
  6. Eu me chamo Tábita e amo o meu nome!
    E não é um erro de grafia meus pais escolheram esse nome mesmo!
    Tábita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade tenho orgulho de se chamar TÀBATA.
      Não é feio nem falta doçura.

      Excluir
  7. Eu acho Tábita muito bonito e acho fofo o significado! Tem uma aura alegre e jovial por causa do final "ita" - é feminino -lembra o nome de uma bailarina :) gosto muito mais do que Talita. Já Tabata (gera piadas do tipo "Tá bata" nela) não fica tão legal.

    ResponderExcluir
  8. O nome TÀBATA é lindo tem personalidade forte guerreira não abaixa a cabeça pra ninguém.
    Amorosa e caridosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensata! Me chamo Tábata,e concordo com você, bom, pelo menos eu tenho essas características que você descreveu.��

      Excluir
  9. Me chamo tabata e fiquei muito encantada com a história de Tabita, nunca imaginei que leria esse nome na bíblia.

    ResponderExcluir