Carmo e Carminho são nomes de origem hebraica e significam jardim de Deus. Penso que Carmo acaba por ter uma conotação mais religiosa e por isso acabe por ser pouco registado por ano, enquanto Carminho, em Portugal é considerado mais leve e jovial, por isso vai ganhando mais adeptos conforme o tempo vai passando.
A verdade é que Carminho é o diminutivo de Carmo e é por isso que algumas pessoas não simpatizam com o nome, por o acharem infantil. Já Carmo é quase indissociável da Nossa Senhora do Carmo e por este motivo quem procura um nome mais moderno torce o nariz a este nome.
Achei que seria mais um duelo interessante para trazer para o Blog. Qual é a vossa escolha? O antigo Carmo ou o atual Carminho?
Ana Madaíl Carvalho
Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES.
Bom, eu não gosto dos diminutivos. De maneira alguma. Portanto, vou para Carmo. Não é dos meus preferidos, mas ainda assim tem um lugarzinho na lista..
ResponderExcluirEu gosto muito de Carmo e até equaciono dar o nome a uma filha, mas sem o "Maria do", justamente para desvincular um pouco da conotação religiosa.
ResponderExcluirTalvez associado a um nome mais leve e jovial fazia também um bom composto.
Beijinhos*
Carmo é a cidade onde meu pai nasceu ^^
ResponderExcluirBom...acho que temos problemas com terminação "o" tal como Juno. Eu associo ao ator global portador do nome. É difícil ver como feminino. Dos nomes femininos terminados com "o" eu era encantada por Amparo e Clio (gosto ainda) e apaixonada até hoje por Lilo. Eu sou apaixonada por Carmem tbm - divo demais! E supera Carmo e Carminho na minha opinião.
Carminho é um nome cheio de carinho (se suprimir o "m") é por deveras fofinho, mas a terminação inho faz soar um tanto bobinho...
Entre os dois selecionados, escolho Carmo.