Muitas vezes visto como um mero diminutivo de nomes como Leonardo, Leonel, entre outros, Leo tem sua luz e brilho próprios. É a palavra que em latim significa literalmente leão e nos remete de imedato para a figura majestosa desse poderoso felino. Leo é assim: curtinho, mas dono de uma grande força interior.
Leo chegou até o latim através do grego Leon, que, como já devem imaginar, também significa leão. Era popular entre os primeiros cristãos, sendo comum entre romanos. Foi o nome de 13 papas, incluindo Leo, O Grande (Leão em português), o qual afirmou o domínio dos bispos romanos sobre todos os outros no século V. Também foi um nome suportado por seis imperadores bizantinos e cinco reis armênios. Em algumas traduções o escritor russo Lev Tolstoi é chamado de Leo ou Leon, sendo este um dos mais célebres romancistas, cujas obras incluem Guerra e Paz e Ana Karenina.
Outros Idiomas: Leão (português), Léo (francês), León (espanhol), Leone (italiano), Leon (grego), Lev (russo).
Para quem gosta de associações celestiais e esotéricas, fica a nota que Leo é o nome de uma das mais importantes constelações e também o quinto signo do zodíaco.
Absolutamente internacional, Leo tem destaque em vários países atualmente. Está classificado em alta na Suíça, Austrália, Escócia, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, entre outros. Nos Estados Unidos foi popular na virada do século 20, com pico de uso em 1903 (posição #37), porém com o passar do tempo decaiu e andou esquecido. Voltou aos holofotes em 2014 e sobe a cada ano desde então. Em 2017 ocupou a posição #61 no ranking norte-americano.
Ainda não causa o mesmo furor em nossos países, mas aos poucos vem sendo mais notado. No ano de 2017 o nosso leãozinho abocanhou 101 registros no estado de São Paulo e em Portugal já faz parte da lista de nomes admitidos, tendo conquistado 20 registros em 2018 (e mais 10 para a grafia Léo). Sua frequência em todo o Brasil é de 16.041 pessoas, a maioria residente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Roraima. Teve pico de uso na década de 80, queda na década seguinte, voltando a ser mais lembrado nos anos 2000. Em Portugal nunca foi registrado de 1920 a 1980, acredito que seja um nome de introdução recente entre o povo luso.
Personalidades (procurei listar aqueles que se chamam realmente Leo e não os que o usam como diminutivo):
- Leo Gorcey - ator norte-americano;
- Leo Kotte - músico norte-americano;
- Leo Ryan - político norte-americano;
- Leo Strauss - filósofo teuto-americano.
Leo tem uma sonoridade doce e melódica, ao mesmo tempo remete para a simbologia do leão e sua energia solar, sugerindo valentia e nobreza. Em minha opinião é uma ótima pedida para pais que procuram nomes curtos, internacionais e modernos, pode ser uma alternativa ao já tão badalado Theo.
Apostariam em Leo como nome próprio ou preferem apenas como apelido/diminutivo?
Patricia Monteiro
Fontes Consultadas:
Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.
Quanta informação sobre Leo que eu desconhecia, pois sempre o vi como apelido de Leonardo!Amei conhecer sobre este "pequeno grande leãozinho"! Nunca iria imaginar que Lev seria leão! Acho León um bom nome também! Também considero uma boa alternativa ao nome Théo, que está muito popular. Acho que formaria um belo para com Cléo! Gostaria de ver pequenos Leo's por aí! A sonoridade é mto bonita e o significado potente! Amei! Excelente post! Parabéns!!! Beijos!
ResponderExcluirOi Patricia, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que nunca vi "Leo" como nome próprio, até porque o nome é um apelido do meu primo que se chama Leonardo e sempre o vi assim. Para mim, o Leo não seria uma opção por causa disto. Gostei muito de saber mais sobre o nome e de onde ainda é bem usado, nunca imaginei isso. Como sempre, um belo post. Adorei!
Beijos!
Meu irmão se chama Leonardo, conhecíamos os significados, mas acho impertante esse tipo de informação para quem não sabe, finalmente conhecer.
ResponderExcluirXoxo S ��
Interessante a derivação Leo de Leon, para mim Leo era apelido ou abreviação de Leonardo, mas sempre fico surpreso, quando leio a história de um nome aqui no blog. Outra coisa que observei foram os exemplos de nomes que são todos americanos.
ResponderExcluirApostaria tanto em Leo como em Leon com certeza. Sempre gostei muito destes dois nomes. Apesar de curtinhos, são nomes fortes, que passam energia. Com certeza são uma ótima escolha.
ResponderExcluirNão conhecia e adorei saber! Sempre gostei de Leonardo e Leo! Bjos
ResponderExcluirNunca tinha visto Leo como nome próprio, só como diminutivo! Achei super legal saber mais sobre este nome, se eu tivesse um menino Leo seria uma das opções de nome!
ResponderExcluirDei orguljosamente o nome LEO A minha filha. Gosto de marcar a diferença: DIANA LEO. É LINDO!!!
ExcluirAcho esse nome lindo e incrível!!!
ResponderExcluirSoa tão bem quando falamos, mas não sabia a origem dele seu post e seu blog é maravilhoso sempre nos ensinando algo com os nomes
Bjs,
https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/
Olá! Realmente acho Leo um apelido carinhoso, não colocaria como "nome"...
ResponderExcluirAbraços
Acho Leo um nome muito lindo e também as suas variações. Adorei descobrir o significado e origem.
ResponderExcluirOi Patrícia. Eu acho Leo um nome bonito. Acho que se torna marcante, afinal, o "apelido" toma o lugar do nome. Gosto muito de nomes assim, mais curtos e com um certo poder de entonação. Achei lindo e, mais uma vez, entra na minha listinha de nomes haha. Vivo indecisa testando esse ou aquele nome para o meu filho rs. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Olá!
ResponderExcluirNunca vi apenas "Leo" sempre vem como apelido né, mas é um nome bonito e simples com um significa forte!
Adorei saber sobre!
beijos!
Oi Patrícia, buongiorno!
ResponderExcluirBem, eu sabia que era nome, mas só.
Tive um amigo na faculdade chamado Leo, mas as demais informações eu desconhecia. Aliás, sempre fico impressionada como um simples nome tem tanto conteúdo.
Começo a ficar preocupada com os nomes que darei aos meus próximos personagens. A história já está a se desenhar, mas os nomes ainda não surgiram. rs
bacio
Meu filho de 6 anos chama-se Léo, um nome tão pequeno mas que fez uma forte presença.
ResponderExcluirOi gente, eu sou o segundo Leo na minha família, meu pai, eu e meu filho. Estou cursando psicologia e minha professora pediu para pesquisar a origem do meu nome na internet, as informações do blog ajudaram bastante. Gratidão!
ResponderExcluir