Hoje venho aqui falar de um nome bem raro e que até então desconhecia, Ofir/Ophir. Os nossos leitores dão sempre ideias para posts super interessantes, e desta vez foi também um pedido que me deu a conhecer este nome. Devo dizer que entrou no meu ouvido e coração no momento que o conheci.
Adoro nomes curtos e achei Ofir/Ophir uma ótima sugestão para quem procura ser diferente na hora de escolher um nome, e se gosta de nomes curtinhos também.
Uma das coisas que gostei de descobrir sobre Ofir/Ophir, é que é um nome muitíssimo antigo e consta na Bíblia. Nela, Ofir/Ophir era o nome de um dos filhos de Joktan no Antigo Testamento e é também mencionado como o nome de um lugar. O Rei Salomão recebia uma grande encomenda de Ofir/Ophir a cada 3 anos e Ofir/Ophir é falado ser um lugar cheio de riquezas. O ouro de Ofir/Ophir é também mencionado varias vezes na Bíblia e em 1946 foi provado que esse lugar existiu mesmo, ao se descobrir um objecto de cerâmica datado do séc 8 a.C. em Tel Aviv com a inscrição "ouro de Ophir para/ou de Beth-Oron". Isto provou que Ofir/Ophir era um local de onde o ouro era importado na época.
A exata localização da antiga Ofir/Ophir foi sempre procurada por arquelogistas e outros peritos e há quem afirme veementemente que Ofir/Ophir ficava na região de Tamil, na Índia. Mas esse não é o único lugar possível, o companheiro de viagens do descobridor português Vasco da Gama, Tomé Lopes, afirmava que Ofir/Ophir era o nome antigo de Zimbabwe, país famoso pelo comércio de ouro. Além destes dois sítios, muitos outros são apontados por outros entendidos e dificilmente iremos descobrir com 100% certezas.
O significado de Ofir/Ophir é desconhecido, infelizmente. Mas penso que a sua ligação à Bíblia já dá um certo interesse em relação ao que está por trás do nome. História ele tem, como a grande maioria dos nomes hebreus.
A grafia Ofir é precisamente a versão hebraica e Ophir a variante internacional. Apesar de em sua origem ser um nome masculino, em alguns países é considerado unissexo.
Em Israel Ophir é relativamente popular, estando no top 100 há muito tempo, tanto para meninos quanto para meninas. É um nome amplamente usado por judeus, e mesmo sendo tão antigo tem um ar bastante atual.
Em Portugal, não é permitido registar Ofir nem Ophir e nos últimos anos não teve sequer 1 registo. Assim como eu, a maioria dos portugueses deve desconhecer o nome completamente.
No Brasil Ofir/Ophir é muito raro, e de acordo com o censo demográfico do IBGE de 2010, até esta data Ofir tinha uma frequência de somente 215 pessoas e foi na década de 60 que teve mais registos, 48 nascimentos. É também mais popular no Amazonas. Ophir sofre de ainda menos popularidade, com uma frequência em 2010 de 50 pessoas apenas. Em São Paulo, no ano passado, não foi registado nenhum bebé Ofir ou Ophir.
Apesar de ser um nome considerado unissexo eu prefiro para meninos, e se não fosse pela pesquisa feita para redigir este post nunca iria dizer que era um nome feminino. Quanto à grafia prefiro Ophir, porque acho que tem mais estilo, mas não desgosto de Ofir também.
Adorei pesquisar sobre este nome! E penso que Ofir/Ophir deveria estar mais sob a luz de nossos holofotes, pois merece.
E vocês, preferem para menino ou menina? Usariam Ofir/Ophir?
Claudia Barata
Fontes consultadas:
Behind the Name, Arpen/SP, IBGE, IRN, Wikipédia.
Ophir é o nome do meu vizinho e do netinho dele. São pessoas muito especiais para mim :) acho o nome lindo e daria ótimos compostos na minha opinião. Penso em chamar meu filho de "Cristóvão Ofir"...pq sempre associei a "reino lendário", logo o significado conjunto seria "Reino lendário que porta Cristo"...mas tbm gosto de Ophir Ryan. Gostei do fato de estar nos top 100 de Israel e fico triste por não ser admitido em Portugal.
ResponderExcluirEu gosto das duas grafias! Me surpreendeu ser um nome unissex.
Eu amo nomes bíblicos e desconhecia grande parte das informações hj apresentas. Eu amei ainda mais esse nome. Apenas a título de curiosidade a música gospel "raridade" faz referência ao "ouro puro de Ofir" e temos um hospital no Brasil chamado Ophir Loyola.
Muitíssimo obrigado por atender ao meu pedido! Vocês do blog são nota 1000! Fantásticos como sempre! Parabéns por toda dedicação e empenho ao pesquisar os nomes! Fiquei muito feliz! Beijos! ^^
Foi um prazer atender o seu pedido Fernanda :) e fiquei encantada com Cristóvão Ofir!
ExcluirÉ uma pena que se desconheça o significado, porque até achei o nome interessante. Mas os significados são muito importantes para mim, o que torna Ofir/Ophir inviável.
ResponderExcluirPrefiro a grafia Ophir e considero-o um bom nome tanto para rapaz como para rapariga.
Bjs
Inês
Ah, que nome mais lindo!
ResponderExcluirAmei!
Eu adoro esse tipo de post, sempre estou lendo quando conheço uma pessoa nova. É muito interessante.
Esse será o primeiro nome que você posta que não soou bem para mim, fiquei pronunciando mais infelizmente não me agradou, acho que talvez por isso que hoje ele é raro.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirEstranhamente eu já conhecia o nome, sem conhecer ninguém que o use, Ophir me lembra lugares exóticos das Mil e uma Noites. Gosto mais da grafia Ophir, deixa mais exótico. Agora para mulher achei estranho, pelo menos em português, acho que se por um A ou um E no final como já fazemos com Daniel, Rafael entre outros nomes Hebreus deixaria o nome lindo Ofira ou Ophire, deixa o nome até com de pedras preciosas
É verdade, remete mesmo à pedra preciosa, Ofira até lembra Safira.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirMuito interessante toda a história por trás desse nome, principalmente por ele ser tão raro. Esse post foi uma grande surpresa pra mim. Eu também nunca conheci e nem ouvi falar de ninguém que tenha esse nome, e sabendo mais sobre ele, concordo com você, ele deveria ser mais usado rs.
Adorei o post. Como sempre!
Grande beijo,
Letícia Franca | Além de 50 Tons
https://almde50tons.wordpress.com/
Oi Claudia!!
ResponderExcluirNossa, eu achei o nome incrível, ainda mais por ser raro. Concordo com você sobre a grafia de Ophir ser mais estiloso.
Eu nunca tinha ouvido falar desse nome, então foi mais um dos vários nomes que aprendi aqui.
Parabéns pelos posts ótimos!!
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/
Oie!!
ResponderExcluirA sonoridade do nome não me é estranha, mas não recordo extamente de onde o conheço. É um nome diferente, né? A origem bíblica diz muito sobre ele, mas se fosse dar um palpite, eu erraria com certeza. Tive A impressão de ser um nome indiano...
Parabéns pelo post
Um nome diferente né, nunca tinha ouvido falar nele. Ele me lembra filmes antigos que eu assisti, isso é bem bacana. A historia atrás de um nome é surpreendente. Adorei
ResponderExcluirOi Claudia!!
ResponderExcluirNossa, eu achei o nome incrível, ainda mais por ser raro... Usaria um nome composto com Ofir/Ophir.
https://ladomilla.blogspot.com/
Muito legal mesmo! Lembrei daquela música: " você é espelho que reflete a imagem do senhor... Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluiresses nomes são beem diferentes né, não conheço ninguém com esse nome, é raro.não sabia que era um nome bíblico rs' muito interessante o post!
beijos!
Super me encantou o nome Ophir (essa grafia me agrada mais)amo nomes Unissex principalmente para quem quer nomear o filho antes de descobrir o sexo no nascimento (como eu!) Mas será que Ophira seria errado? Acho legal Ophira e ainda faz um belo par para Olivia.
ResponderExcluirNão encontro nada sobre Ophira vocês podem me ajudar com a pesquisa?
Obrigada desde já amei o post!
AriDoula não esta errada não, Ophira é uma variação de Ophir por isso tem a mesma origem e significado. :)
ExcluirO Blog dos Nomes
O nome do meu Ourinho é OFIR.
ResponderExcluirNasceu 02 de Agosto de 2020 em Natal RN - Brasil.