quarta-feira, 8 de julho de 2015

Maria


Quem nunca ouviu "todas as mulheres são Maria"? 

Maria significa "senhora soberana" ou  "a vidente". Alguns especialistas atribuem a sua origem à raiz egípcia mry. Como se trata de um nome de origem incerta, também há que diga que Maria foi originado a partir do hebraico myrian

De facto, gosto bastante do nome, pois Maria lembra me uma pessoa meiga e de bem com a vida, dá um toque especial a quem o tem. Para ser sincera, não gosto muito de ver Maria sozinho, prefiro vê-lo seguido de um bom composto.

É um nome que me transmite frescura, apesar de antigo, não envelhece nunca. Maria é intemporal. No entanto, a versão francesa é a que mais gosto, Marie

Em 2014, foram registados 4809 bebés Maria em Portugal, sendo o composto Maria Inês o mais registado. Desde 2007 que mantém o primeiro lugar em Portugal! Apesar de Maria, sozinho, não constar no ranking dos nomes mais usados no Brasil, Maria Eduarda aparece logo na 10ª posição. Nesse ranking, Maria encontra-se mais nove vezes com compostos. 

Carla Jesus.

O que vocês pensam deste nome super popular? Eram capazes de usar?

20 comentários:

  1. Clássico, intemporal, fácil de conjugar ! :)
    Acho lindo sozinho ou com outro nome (feminino de preferência). Maria Luís ou Maria Pedro já não acho piada (só mesmo Maria José é que gosto).
    Adoro mesmo* :) <3

    ResponderEliminar
  2. Adoro! :)
    Como já sou Maria, dificilmente usarei Maria numa filha, mas acho excelente tanto para primeiro como para segundo nome! :)
    Gosto especialmente de ver Maria com nomes exóticos.

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que tão cedo Maria deixe de ser o primeiro lugar pelo facto de conjugar com todos ou praticamente todos os nomes tanto no feminino como no masculino.

    ResponderEliminar
  4. Adoro-o! É muito simples e também belo! Sou também apaixonada pelas composições que o nome rende, mas estou bastante enjoada de Maria pela sua saturação... De fato, todas as mulheres parecem ser Maria - especialmente as brasileirinhas de uns 5 anos ou pouco mais do que isso para cá...

    ResponderEliminar
  5. queria saber se houve alguma bebê chamada maria, assim, sozinho, em portugal (porque aqui não tem estatísticas pra isso)

    maria pra mim é um nome meigo, clássico e eterno (qualidades que eu adoro) embora usado muito além da exaustão, e eu gostaria se saber se alguém consegue apreciá-lo o suficiente sozinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu quis dizer assim, porque ficou confuso no texto. da leitura se compreende que as 4809 bebês maria são todas em nomes compostos. eu gostaria de saber quantas há que são maria como nome único.

      Eliminar
    2. Eu tenho uma prima Maria de 14 anos Samara, a uns anos foi moda usar só Maria.

      Eliminar
    3. Portugal o maria e muito utilizado como primeiro none mas a maioria e composto

      Eliminar
    4. ah entendi, obrigada por esclarecer :)

      Eliminar
  6. Eu gosto de Maria sozinho, mas não o usaria... Conheço uma criança que é só Maria.

    ResponderEliminar
  7. O clássico dos clássicos. Cai como uma luva em nomes compostos( como primeiro elemento, como segundo não gosto), só q sozinho acho q não vai muito bem, parece incompleto. Não usaria esse nome, mas o recomendo pra quem gosta de compostos.

    ResponderEliminar
  8. Não acho que vá cansar de Maria nem tao pouco as pessoas o irão também... e lindo, imponente, feminino, vai bem com qualquer nome. Enfim o Clássico dos clássicos. Adoro.

    ResponderEliminar
  9. A minha bisavó era Maria, a minha avó é Maria, a minha mãe é Maria, só eu é que não tive a honra de ter este clássico no nome por isso e por ir bem com qualquer nome, Maria é um nome que usaria :)

    ResponderEliminar
  10. Eu acho Maria um clássico, elegante e atemporal, mas eu não usaria sozinho. Para mim é um nome que precisa de um complemento.
    Minha filha se chama Maria Theodora.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de Maria, mas não o usaria sozinha. É um nome que foi feito para acompanhar outro.

    ResponderEliminar
  12. Adoro Maria! Intemporal, delicado, doce e com a vantagem de conjugar muito bem com muitos nomes. Gosto dele tanto simples como composto. Adoro tantos compostos como Maria Eduarda (super usado), Maria Francisca, Maria Inês (único jeito de eu usar Inês). Adoro Maria.

    ResponderEliminar
  13. Maria é quase um traço cultural! "Sabes que estás a falar com um português se tiver alguma Maria na família!" Todas nós conhecemos muitas Marias, acho que é aquele nome que nunca desilude. Está sempre na moda, é sempre elegantemente usado. Serve muitos propósitos. Não teria qualquer problema em utilizá-lo :)

    ResponderEliminar
  14. Não usaria, estou cansada de Maria, mas ainda o considero bonito e bom.

    ResponderEliminar
  15. Gosto, mas apenas em compostos. Aliás, meu composto favorito tem dois nomes muito populares e um deles é Maria.

    ResponderEliminar