quarta-feira, 8 de julho de 2015

Décio


Recentemente, deparei-me com Décio e quis conhecer mais sobre este nome que considero ter uma sonoridade suave, mas ao mesmo tem a notoriedade e força que a maioria dos nomes masculinos tem. E nada melhor do que fazer uma pequena pesquisa e criar um artigo sobre um nome, até então, desconhecido.

Décio originou-se derivando do nome latim Decius, por sua vez proveniente da palavra decem que significa dez. Uma curiosidade deste nome é que, antigamente, na época dos antigos romanos este nome foi adoptado para designar o décimo filho. Como grande referência temos Caio Méssio Quinto Trajano Décio, imperador romano entre 249 e 251. Ao contrário do que se possa pensar, este nome não tem relação com o nome Délcio que tem origem a partir de outro elemento vindo do latim e significa “de Élcio”.

Apesar deste nome ser mais ouvido no Brasil do que em Portugal, entre alguns ex-futebolistas, jornalistas e políticos, este nome não teve registos no estado de São Paulo em 2014, e como se calcula, não se encontra no ranking dos 100 nomes mais utilizados. Em Portugal, no ano de 1993, nasceram, dos quais dois compostos, incrivelmente 26 crianças com o nome Décio, 1 em 2011, 2 em 2012 e 2013. Em 2014 nasceu apenas um Decio, não acentuado, composto Decio Miguel.


Na lista de nomes aceites em Portugal constam apenas DéciaDécimoDélcio e Dércio, o que me leva pressupor que Décio será também aceite. Apesar de incomum, tem um som agradável e fluído, e pode ser uma alternativa ao conhecido Dário

E vocês, concordam comigo?

5 comentários:

  1. É um nome que não causaria estranhamento nenhum se visto num senhor ou num adulto no Brasil, mas numa criança sim pq foi um nome usado nos anos 50/60 e por isso ficou um pouco datado. Acho sim q pode ser uma alternativa a Dário, são nomes similares. Para o meu gosto pessoal é um nome que não me atrai.

    ResponderExcluir
  2. É um nome que apesar de digno, não consigo gostar;

    ResponderExcluir
  3. Conheci um Décio há muito tempo atrás! Era um rapaz muito educado, muito amoroso! Isso faz-me apreciar o nome, simpatizo!

    ResponderExcluir
  4. Tenho 45 anos, me chamo Décio. E desde que me entendo por gente, só conheci pessoas mais velhas, com meu nome! Amo ter um nome incomum! Já ouve casos de pessoas pensarem que Décio era meu pai!

    ResponderExcluir