Nomes diferentes são difíceis de esquecer. E os donos desses nomes quando passam nas nossas vidas acabam deixando uma marca que fica impressa no tempo. Kenji é o nome de um menino que era meu vizinho, uma criança muito vivaz, simpática e amiga dos animais, assim como eu. Seu nome único e sua bonita aparência não deixavam ninguém esquecer a sua ascendência japonesa.
Kenji é um nome masculino japonês que significa segundo filho, sendo um dos vários nomes presentes na cultura japonesa que indicam a ordem de nascimento da criança na família. Porém, dependendo da combinação de outros caracteres kanji, ou seja, dependendo dos ideogramas de escrita japonês utilizados, um mesmo nome pode ter diversos significados. Além do já citado os de Kenji são: criança saudável, inteligente, sábio, estudioso. Todos são ótimos significados!
Acredito que Kenji seja um nome comum no Japão, mas pelo mundo é raro: nos Estados Unidos entrou no Top 1000 apenas no ano de 2020, na posição #903 (foi inexistente em outros períodos); na França foi Top 400 em 2014 e na Holanda figurou entre o Top 400 e 300 de 2008 a 2015 (depois só voltou aos rankings em 2018, na posição #418).
Talvez até existam mais Kenjis pelo mundo do que imaginamos, pois muitos descendentes de japoneses quando nascem em outros países usam nomes compostos, sendo o primeiro um nome ocidental e o segundo um nome japonês. É uma forma de manter a identidade oriental viva (foi exatamente isso que aconteceu com o Kenji que conheci). Sendo assim, a frequência de 761 Kenjis brasileiros informada pelo IBGE pode ser maior, se os compostos também fossem computados. De qualquer forma é interessante saber que o pico de uso se deu na década de 1940 e a maioria de seus portadores está no estado de São Paulo. A imigração japonesa para o Brasil teve início no começo do século XX, tendo explodido no início da Primeira Guerra Mundial (1914). Entre 1917 e 1940 chegaram 164 mil japoneses em solo brasileiro. São Paulo, Paraná e Mato do Sul foram os estados onde eles ficaram mais concentrados. O Brasil é o país que abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão.
Em Portugal o nome Kenji é praticamente inexistente.
Personalidades:
- Kenji Ito - compositor japonês;
- Kenji Mizoguchi - cineasta e roteirista japonês;
- Kenji Sato - jogador de beisebol japonês;
- Michael Kenji "Mike" Shinoda - músico norte-americano (vocalista do Linkin Park).
- Kenji Tsukino - personagem secundário em Sailor Moon;
- Kenji Kon - personagem da série de animação da Netflix Jurassic World: Camp Cretaceous.
Ótimo texto! Achei o nome interessante e o menino fofo!
ResponderExcluirAdmiro alguns aspectos da Cultura japonesa. Tenho vontade de ir para o Japão na época do meu aniversário, que é primavera lá, para ver as cerejeiras em flor.
Quanto ao nome, acho um pouco estrangeiro demais. Talvez outros nomes fiquem melhor como Yudi (acho que é japonês, né) pois é muito parecido com com Yuri.
Abraços!
Nunca conheci ninguém com esse nome, mas automaticamente associo com desenhos/mangás japoneses. Nem me lembro de nenhum personagem específico mas a associação é imediata. Como dito no post é um nome com uma sonoridade agradável, curto e simples e eu gosto de nomes assim. Mas não o vejo se popularizando aqui no Brasil não.
ResponderExcluirÉ um nome muito bonito. Já tinha ouvido, mas fui procurar o significado justamente por causa da música do Mike Shinida.
ResponderExcluirJá me apaixonei pelo nome e pelo blog maravilhoso que encontrei num momento tão oportuno e mágico da minha vida. Gratidão por partilhar tão lindamente suas pesquisas e conhecimentos!
ResponderExcluirBeijocas coloridas no seu coração!