Christian é um nome com um poderoso vínculo religioso, pois tem em seu significado a palavra que simboliza a força do cristianismo. Tanto Christian, quanto Cristiano, Cristina, Cristiana, Cristóvão e demais variantes, são escolhas que funcionam como uma declaração de fé e amor por Cristo.
Christian é a versão internacional de Cristiano, nome que se origina a partir do latim Christianus e que tem como significado cristão, ou, por extensão, seguidor de Cristo. Cristo vem do grego Christos e significa ungido, sendo este uma tradução do hebraico Messias.
Na Inglaterra Christian é usado desde a Idade Média, época em que era dado tanto a homens quanto a mulheres, mas não era comum até o século XVII. Tornou-se nome masculino por conta do herói do livro O Peregrino (1678), do escritor inglês John Bunyan. O livro é uma alegoria da vida cristã.
Na Dinamarca foi bastante utilizado pela realeza local, sendo adotado por dez reis desde o século XV. Um portador notável foi Hans Christian Andersen, o autor dinamarquês de contos de fada famosos, como A Pequena Sereia e O Patinho Feio.
Johann Christian Bach foi um compositor alemão, o filho mais novo de Johann Sebastian Bach. Por ter vivido muito tempo na Inglaterra ficou conhecido como "o Bach londrino" ou "o Bach inglês".
Cristian é outra grafia muito conhecida, sendo esta a variante espanhola e romena. Kristian é a forma búlgara e finlandesa. Christina, Christiana, Christiane e Christine são versões femininas.
Nos Estados Unidos sempre foi usado, está no Top 1000 desde 1880 tendo atingido seu pico de popularidade no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Ainda hoje continua muito popular (posição #57 em 2019). Christian se mantém nas paradas de nomeação na Dinamarca, Austrália e Portugal, onde em 2018 ocupou a posição #95 com 39 registros. Nesse mesmo ano Cristian foi registrado 16 vezes. E por falar em Cristian, ele continua bem posicionado nos rankings da Espanha.
No Brasil a frequência de Christian é de 11 463 pessoas, com maior concentração de portadores no Rio Grande do Sul e pico de uso na década de 1990. Fiquei surpresa com a grande diferença de frequência da grafia Cristian, pois esta conta com 80 171 pessoas. Cristian também é mais comum no Rio Grande do Sul e foi mais usado durante os anos 90 e 2000. Os últimos registros divulgados no estado de São Paulo contam com 215 nascimentos para Christian e 100 para Cristian. Foram computados ainda os compostos Christian Miguel (13), Christian Gabriel (10) e Christian Henrique (6).
Podemos facilmente associar Christian ao mundo da moda e ao glamour, já que nomeia os famosos estilistas franceses Christian Dior, Christian Lacroix e o designer de sapatos Christian Louboutin. Nas artes cênicas temos os atores Christian Slater e Christian Bale; entre os brasileiros há o destaque para o ator e influencer Christian Figueiredo e o piloto automobilístico Christian Fittipaldi. Na ficção Christian Grey é o protagonista da trilogia de livros iniciada com Cinquenta Tons de Cinza.
Apesar da sua indissociável vertente religiosa, considero Christian um nome leve e contemporâneo. Ainda tem o bônus de ser internacional e de fácil pronúncia em diversos países. Forma ótimos pares para irmãos com Eric, Nicolas, Nicole e Pamela.
O significado de Christian é importante para você ou não?
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Names, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia.
Nunca vi como um nome religioso, nao tinha feito essa associação antes. Acho muito bonito.
ResponderExcluiro significado é muito importante nesse nome!
ResponderExcluiradorei o post. :)
ResponderExcluirgostaria que vocês escrevessem sobre o nome Deise. Beijos!
Eu descobri recentemente que Cristian pode ser considerado unisex, conheço uma mulher chamada assim. De todos os derivados, prefiro Cristine, me remete ao Fantasma da ópera.
ResponderExcluirSó descobri quando fiz a pesquisa, fiquei surpresa.
ExcluirTendo em conta que não sou cristã e dou muita importância aos significados, não faria muito sentido para mim usar o nome Christian.
ResponderExcluirE mesmo que isso não fosse um problema, Christian é um daqueles nomes que considero demasiado literais, para quem entende inglês é como chamar a um filho literalmente Cristão. Nesse aspeto Cristiano, Cristiana, Cristina, Christine, entre outros... seriam opções menos óbvias.
Isto não quer dizer que não aprecie nomes literais... Sol, Lua, Céu, Mar... são exemplos de alguns que estão na minha lista. Há só certos nomes que me soam demasiado literais, não sei bem explicar porquê, como Amor, Alegria, Vida e, claro, Christian.
Bjs
Inês