Sou da geração que cresceu impactada com os filmes da saga Karatê Kid, e qual não foi minha surpresa ao me deparar com a série Cobra Kai, um desdobramento dos acontecimentos depois de passados mais de 30 anos. Confesso que não botava muita fé na produção, mas a cada capítulo ia ficando mais e mais rendida a ponto de me emocionar, vibrar, torcer e até mesmo aplaudir alguns episódios.
Recomendo vivamente para quem é fã ou quer conhecer o empolgante universo de Karatê Kid. A rivalidade entre Johnny Lawrence e Daniel Larusso continua, mas agora é vista sob nova perspectiva, com novos personagens e novas tramas. Os nomes são interessantes, a começar pelo título: o temido dojô Cobra Kai traz uma palavra que para muitos é desconhecida: kai. Este é um nome pertencente a inúmeras culturas e com múltiplos significados: por exemplo, em havaiano é um nome masculino que significa mar, mas em japonês (que é onde está inserido na trama) significa ataque. Ou seja, Cobra Kai significa ataque dos cobras. E como diz o slogan, Cobra Kai never dies!
- John "Johnny" Lawrence - antigo inimigo de Daniel agora é um homem triste e sem rumo. Tenta mudar de vida reabrindo o dojô Cobra Kai. Johnny é o apelido de John, a versão em inglês de João, nome de origem hebraica que significa graça de Deus. Lawrence em português corresponde a Lourenço, nome e sobrenome de origem latina que significa aquele que veio de Laurento, vitorioso.
- Daniel Larusso - herói nos filmes, Daniel se torna um empresário de sucesso com uma vida feliz e tranquila, mas tudo muda com a reabertura do Cobra Kai. Daniel é um nome de origem hebraica que significa Deus é meu juiz. Larusso é um sobrenome de origem italiana que significa descendente daquele que tem cabelos ruivos.
- Miguel Diaz - jovem imigrante equatoriano que sofre bullying no colégio. Sua vida dá uma guinada quando passa a frequentar as aulas de karatê tendo Johnny como seu mestre. Miguel é um nome de origem hebraica que significa quem é como Deus? Diaz é o correspondente em português ao sobrenome Dias.
- Robert "Robby" Keene - jovem rebelde, é filho único de Johnny e tem uma relação conturbada com o pai. Robby é o apelido de Robert, em português Roberto, nome de origem germânica que significa famoso pela glória. Keene é um sobrenome de origem irlandesa que significa batalha.
- Samantha - filha mais velha de Daniel, aprendeu com seu pai a arte do karatê. Samantha tem origem hebraica e significa ouvida por Deus.
- John Kreese - antigo sensei do Cobra Kai, é conhecido por seus métodos violentos. Foi o mestre de Johnny e tem o mesmo nome que seu ex-aluno. O sobrenome Kreese tem origem incerta.
- Eli "Hawk" (Falcão) Moskovitz - Eli é um rapaz tímido vítima de bullying. Ao longo da série assume o codinome Hawk, que em português significa falcão. Eli tem origem hebraica e significa meu Deus, ascensão. Moskovitz é um sobrenome judaico que significa filho de Mosko (filho de Moisés).
- Tory Nichols - exímia karateca, entra para a equipe Cobra Kai e se envolve romanticamente com Miguel. O nome Tory surgiu como um diminutivo de Victoria, nome literal de origem latina. O sobrenome Nichols tem origem britânica e significa filho de Nicholas.
- Demetri - melhor amigo de Eli, não se adapta ao estilo Cobra Kai. Demetri é uma variação de Demetrios, em português Demétrio, nome de origem grega que significa filho de Deméter, filho da mãe terra.
- Aisha Robinson - amiga de Samantha que também entra para a equipe Cobra Kai. Aisha é um nome de origem árabe que significa viver. O sobrenome Robinson tem origem britânica e significa filho de Robin (Robin é mais um diminutivo de Robert).
- Moon - mais uma amiga de Samantha, faz parte do grupo das meninas mais populares do colégio. Moon é um nome literal inglês, em português significa lua.
- Yasmine - líder das patricinhas da escola, é uma menina mimada e fútil. O nome Yasmine tem origem árabe e significa jasmim.
- Carmen - mãe de Miguel, é uma mulher batalhadora que cria seu filho sem a ajuda do pai. Carmen é a versão espanhola de Carmela (italiano), Carmo e Carminho (português) e seu significado é jardim. Também é uma palavra em latim que significa canção.
- Rosa - avô materna de Miguel. Rosa é um nome literal de flor e de cor.
- Amanda - esposa de Daniel e mãe de Samantha e Anthony. É sócia do marido em seus negócios. O nome Amanda tem origem latina e significa amada.
- Anthony - filho mais novo de Daniel e Amanda. Anthony é a versão inglesa de Antônio, nome de origem latina que significa valioso, inestimável.
- Lucille - mãe de Daniel. Lucille é a forma francesa de Lucíola, nome que surgiu como um diminutivo de Lúcia, antropônimo de origem latina que significa luz.
- Shannon - mãe de Robby e ex-namorada de Johnny. O nome Shannon tem origem irlandesa e significa rio antigo.
- Laura - mãe de Johnny. Laura tem origem latina e significa loureiro, vitoriosa.
- Sid - padrasto de Johnny. Sid surgiu como um diminutivo de nomes iniciados por Sid (principalmente Sidney).
- Raymond "Stingray" (Arraia) - divertido funcionário de uma loja de materiais de construção que passa a fazer aulas no dojô Cobra Kai. Raymond é a versão inglesa e francesa de Raimundo, nome de origem germânica que significa conselheiro protetor. Após virar um dos cobras adota o codinome Arraia (Stingray em inglês).
- Kyler - vilão da escola, pratica bullying contra os alunos mais fracos. Kyler é originalmente um sobrenome, usado também como nome próprio e sua origem é incerta.
- Anoush - funcionário da concessionária de Daniel. O nome Anoush tem origem persa e significa imortal.
- Louie - primo e funcionário de Daniel. Louie é o diminutivo de Louis, a versão francesa de Luís, nome de origem germânica que significa famoso em batalha.
- Armand Zarkarian - ganancioso proprietário do centro comercial onde o dojô Cobra Kai está instalado. Armand é a forma francesa de Armando, nome de origem germânica que significa homem do exército. Zarkarian é um sobrenome armênio que significa Deus lembrou.
Não conheço a série, o que não é muito surpreendente já que não sou da geração Karate Kid.
ResponderExcluirO meu nome preferido por entre os personagens é Aisha.
Bjs
Inês
Ainda não assisti ao seriado. Meu nome preferido entre esses é Anthony e Aisha.
ResponderExcluirTambém sou da geração que assistia Karatê Kid e preciso confessar que não quis assistir a série porque li comentários de pessoas que nunca viram os filmes originais, atribuindo ao Daniel características de vilão; por isso não me animei a assistir. Dos nomes, meu preferido é Tori e nunca imaginaria ser um diminutivo de Victoria. Também gosto de Anthony e acho Lucille lindo, tanto a sonoridade quanto o significado. Aliás, acompanhando os posts aqui do blog descobri que gosto muito das versões francesas de vários nomes :)
ResponderExcluirJuliana eu não dava nada pela série, até o título não me atraía, fiquei com o pé atrás com o destaque para os cobras. Mas vendo a série tudo mudou, a trama é sensacional e mostra os 2 lados de Johnny e Daniel, eles não são perfeitos mas tentam sempre acertar. Não é à toa que essa foi a única produção sobre Karatê Kid depois dos filmes que o Ralph Macchio aceitou participar, justamente porque o roteiro é muito bom.
ExcluirMeninas, sou da geração dos primeiros filmes de Karatê Kid, assisti com minha filha à adaptação com o filho de Will Smith, acompanhamos o seu arque inimigo em "How I Met Your Mother", rimos muito. Só não assisti ao filme com a menina protagonista.E agora estou me organizando para assisitr à série que acabou de ser lançada. Sobre os nomes, gosto de Samantha, Aisha e Yasmine. Um leque de opções, né? Bjs
ResponderExcluirAna vc viu mais filmes que eu. Esse do filho do Will Smith não tenho vontade de ver, mudaram tanta coisa (a começar pela troca do karatê pelo kung-fu) que me desanimou. O da Hilary Swank tb não vi, mas sei como é a sinopse. Torço pra ela aparecer na série 😊
ExcluirEu amo essa série rs eu gosto de todos os nomes , mas os mais interessantes são Robert e Moon.
ResponderExcluir