Existem nomes que pelo sucesso de sua versão feminina acabam ficando completamente ofuscados em sua versão masculina (é o caso de Patrícia e Patrício), porém alguns têm uma peculiaridade a mais: suas variantes estrangeiras conseguem se sobrepor às versões nacionais. Podemos elencar dentro desse estilo os nomes Érico vs Eric, Cristiano vs Christian e, claro, Patrício vs Patrick.
Patrick é a versão inglesa de Patrício, nome de origem latina que significa nobre. Foi adotado no século 5 por Saint Patrick (São Patrício), um britânico romanizado que foi capturado e escravizado em sua juventude por invasores irlandeses. Após seis anos de servidão, Patrick fugiu para a Grã-Bretanha e posteriormente para a França onde acabou se tornando bispo. Após algum tempo retorna para a Irlanda como missionário. St. Patrick é conhecido por converter toda a Irlanda ao Cristianismo, por expulsar as cobras da ilha, por incentivar a confissão particular (antes era pública) e por trazer o simbolismo do trevo para a cultura irlandesa (ele explicava que a Santíssima Trintade era ao mesmo tempo 3 e 1 usando o trevo de 3 folhas para fazer a analogia). St. Patrick é o padroeiro da Irlanda e comemorado a cada 17 de março, data de sua morte.
Na Inglaterra e em outros países da Europa o nome Patrick era usado em homenagem ao santo. No entanto, não era comum na Irlanda antes do século 17. Era considerado sagrado demais para uso comum (devido à alta estima dos irlandeses a St Patrick).
Variantes: Pádraic, Pádraig (irlandês), Patrice (francês), Patrik (croata, sueco, húngaro, eslovaco), Patrizio (italiano), Patricio (espanhol), Patrício (português).
Nos Estados Unidos seu auge se deu entre os anos de 1940 a 1990, quando fez parte das tabelas de popularidade americanas por 50 anos consecutivos! Porém, nos últimos anos apresentou sinais de desgaste e não está mais no Top 100. Mesmo assim Patrick continua sendo um nome muito reverenciado nos Estados Unidos, tratado como um clássico atemporal. Na Irlanda persiste e continua entre os 20 nomes favoritos para meninos. Também tem bom desempenho na Austrália, Irlanda do Norte, Nova Zelândia e Inglaterra.
No Brasil sua frequência é de 49.456 pessoas, com pico de nascimentos durante a década de 1990, no Rio de Janeiro. No último ano conseguiu 60 registros no estado de São Paulo como nome simples e mais 6 registros no composto Patrick Henrique.
Em Portugal fez parte do Top 200 em 2018, ocupando a posição #137 com 22 registros.
Personalidades:
- Patrick Dempsey - ator americano;
- Patrick Swayze (1952-2009) - ator e dançarino americano;
- Patrick Wilson - ator e cantor americano;
- Patrick Brey, Patrick Bezerra e Patrick de Paula - futebolistas brasileiros;
- Eric Patrick Clapton - cantor, compositor e guitarrista britânico;
- Neil Patrick Harris - ator americano;
- Steven Patrick Morrissey - cantor e compositor britânico (ex-vocalista da banda The Smiths).
Na cultura pop:
Patrick Estrela é um personagem do desenho Bob Esponja.
Gostam de Patrick? Preferem Patrick ou Patrício?
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia.
Vc abordou um ponto muito interessante: a maior aceitação de alguns nomes estrangeiros em detrimentos aos nomes portugueses. Fato.
ResponderExcluirPatrick e Patrício apesar de ser o mesmo nome, me parecem tão distantes. Não conheço ninguém chamado Patrício, soa até estranho.
Mas é um nome bonito.
informação super atualizada:
ExcluirPatrick #206 top EUA 2019
https://www.ssa.gov/cgi-bin/popularnames.cgi
Sempre achei bonitinho . Acho que foi mais usado no Brasil nos anos 90
ResponderExcluirSempre imaginei que esse nome surgiu por causa do St. Patrick, que é muito famoso no mundo todo. É um nome muito bonito e que colocaria sem dúvidas em meu filho. E mesma a versão "aportugesada" Patrício também soa bem, nos países latino americanos, como a Venezuela, Patrício é muito usado.
ResponderExcluirAcho Patrick um nome simpático e associo imediatamente com o personagem do Bob Esponja, como mencionado no post. Por outro lado, Patrício de fato não me agrada. Quanto as variações, Patrice é bem bonito. Aliás, acompanhando o blog, percebi que gosto bastante das variações francesas, até mesmo nomes que eu não gostam muito me soam mais bonitos, a sonoridade do idioma me agrada muito.
ResponderExcluir