Vamos cada vez mais longe na nossa viagem no tempo e hoje chegamos aos anos 40. Entre os nomes mais populares da época estão Helena e Joaquim, figurinhas fáceis nos rankings atuais, uma prova de que modas são cíclicas e o que é considerado antigo hoje, amanhã pode ser visto como moderno!
Top Feminino
- Maria
- Ana
- Francisca
- Antônia
- Terezinha
- Josefa
- Raimunda
- Tereza
- Rosa
- Luzia
- Aparecida
- Marlene
- Vera
- Joana
- Rita
- Helena
- Benedita
- Nair
- Sebastiana
- Elza
Top Masculino
- José
- Antônio
- João
- Francisco
- Manoel
- Pedro
- Sebastião
- Raimundo
- Luiz
- Paulo
- Geraldo
- Carlos
- Luís
- Benedito
- Manuel
- Joaquim
- Jorge
- Nelson
- Severino
- Mário
Fonte Consultada:
IBGE
Se calhar tenho uma queda por nomes femininos populares no passado... Pois no top feminino dos anos 40 no Brasil, estão 5 nomes da minha lista: Francisca, Luzia, Vera, Rita e Nair.
ResponderExcluirJá no top masculino o meu coração só vai para Francisco mesmo.
É impressionante, no entanto, que mesmo com décadas de distância alguns nomes têm-se vindo a repetir muito (que exemplo melhor que o tão popular Maria?) Verdadeiros clássicos.
Bjs
Inês
Nossa, eram nomes mais simples. Havia menos importação de nomes tanto no masculino quanto no feminino. Gosto de nomes fáceis, com a pronuncia inteira, sem tantos y w e ks. rs
ResponderExcluirFiquei curiosa por saber como foi que isso mudou por aqui. Será que foi na famosa década de oitenta? Tão ovacionado por aqui?
bacio
Pelos dados de popularidade do IBGE e pela minha própria vivência pessoal, foi na década de 80 sim, através da exibição dos seriados americanos (os chamados "enlatados). Justamente nessa época despontaram os nomes mais "estrangeiros", com grafias diferenciadas, como Tiffany, Stephanie, Jonathan, entre outros nesse estilo.
ExcluirParece que esses nomes estão voltando aos poucos na nossa era, mesmo assim ainda há muitos nomes "estrangeirados", assim podemos dizer, mas nessa época suas escritas eram mais "limpas" e fáceis de se ler e pronunciar. Acho mais bonito assim.
ResponderExcluirOlá, os nomes dessa década eram bem mais simples e fáceis de pronunciar do que nomes escolhidos atualmente e sinceramente, gosto mais de nomes simples brasileiros, do que os chiques e importados.
ResponderExcluirPela sua lista percebi que alguns desses nomes estão voltando a moda, como por exemplo: Helena e Joaquim, que estão em alta na cidade onde eu moro mas, pelo menos aqui no MT as mães de primeira viagem, estão escolhendo esses nomes para os filhos.
Viviane Almeida
Resenhas da Viviane
Gosto muito desses posts com os nomes mais comuns de cada década, acho bem interessante. Tenho 3 tios nascidos na década de 40 e seus nomes são justamente os 3 primeiros do ranking: José, Antônio e João. Não sei se era costuma da época, mas dois deles tem nomes duplos e o segundo nome também está no ranking, no caso, José Benedito e Antônio Raimundo. O que mais me chama atenção é que eram nomes simples, pessoal não tinha essa onda que existe hoje, de ficar querendo usar nomes exóticos e diferentes (coisa que eu também não gosto muito).
ResponderExcluirNelson, o nome do meu avô.
ResponderExcluirHelena é um nome maravilhoso, nunca sai de moda, embora eu ache que nomes não entram ou saem de moda...
ResponderExcluirAbraços
Interessante! Eram nomes bem mais simples na grafia e na pronuncia. Muito embora tenham a beleza de um Brasil do passado, nenhum deles entra no meu "top 10" - Não que eu aprecie os americanismos que nos invadem - Apenas prefiro outros nomes com sonoridades mais marcantes já comentados em outros posts.
ResponderExcluirAbraços!
Oi
ResponderExcluirJoana Antônia Helena.
ResponderExcluirLindos