segunda-feira, 9 de março de 2020

Queila - Atendendo a Pedidos


Como já falamos no post de Quézia, nomes com início em Q são raros e muitas vezes permanecem obscuros em nossas lembranças. Queila é um desses exemplos: seu início é diferente porém não soa tão incomum por conta de Keila, sua variante mais conhecida.

Assim como Quézia, o nome Queila também está presente na Bíblia. Com origem no hebraico Qe'iylah, seu significado é incerto, o mais aceito é que signifique fortaleza, castelo ou ainda congregação, assembléia. Nas escrituras sagradas Queila foi uma cidade invadida por filisteus e posteriormente resgatada por Davi, quando este ainda não era rei e estava foragido do Rei Saul. Era uma cidade fortificada de Judá, em Sefelá. Há também um homem chamado Queila, um descendente de Calebe. Na Bíblia o nome Queila é mencionado em 17 passagens, sendo a principal incidência no livro de Samuel, no Antigo Testamento.

Sua versão na língua inglesa é Keilah, existindo as variantes Keila e Keyla. No Brasil Keila foi a grafia que mais se popularizou, superando e muito o original Queila.

De acordo com o IBGE, a frequência de Queila é de 10.551 pessoas, a maioria nascida durante a década de 1980 no estado de Rondônia. Como dito acima, Keila é a escrita mais usada no Brasil tendo a frequência de 66.626 portadoras. Também foi mais popular nos anos 80 e é mais visto no estado do Amapá. Outras grafias e suas frequências: Keyla - 6.961 pessoas e Keilah - 39 pessoas. Dados mais recentes de nascimentos divulgados no estado de São Paulo computam 3 registros para Queila, 31 para Keyla e 18 para Keila.

Em Portugal Queila praticamente não existe, porém as grafias Keila e Keyla conseguiram pontuar em 2018 com 6 e 3 registros respectivamente.

Personalidades (encontrei apenas na grafia Keila)
  • Keila Boaventura - cantora, compositora e apresentadora brasileira;
  • Keila Costa - atleta brasileira de salto em distância;
  • Keila Jimenez - jornalista brasileira.
Penso que Queila pode ser uma ótima opção para quem procura nomes com sentido religioso discreto e de sonoridade familiar. Para quem gosta de grafias mais diferentes a sugestão é Queila, para quem prefere escritas mais conhecidas a dica é Keila.

Já sabiam que Queila é um nome bíblico? Preferem Queila ou Keila?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomes Bíblicos, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Eu nuca tinha parado para pensar nesse nome, não sabia que era um nome bíblico. Acho que Keila, com K, fica melhor.

    tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo meu nome...
      Sou de Sp. Conheço mais 2 pessoas com esse nome, uma delas, minha melhor amiga de infância pediu aos pais para colocar o mesmo que o meu..Keila

      Excluir
  2. Nossa, eu não fazia ideia que era um nome bíblico! Amei o significado, achei muito poderoso, forte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou tão acostumada a ver Keila que ao ver a grafia Queila, precisei ler 2 vezes para saber que se tratava do mesmo nome. rs O mesmo aconteceu com Quézia. Não me acostumo com a letra Q para nomes prórpios. Só me lembra Quitéria que é um nome que não simpatizo...
    E quer saber? Gostei de Queila. Mas ainda assim, prefiro Keila! Acho um nome muito feminino e delicado. gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando meus pais foram me registrar seria Keila,mas o moço do cartório disse que ficaria um nome estrangeiro e colocou Queila

      Excluir
  4. A grafia "Keila" para mim faz mais sentido porque o nome parece-me estrangeiro.

    Mas gostei muito de saber o significado e gostei do nome também de "Queila", com esta grafia, faz mais sentido em Portugal (e até tem mais vínculo com o nome na sua origem).

    Adorei a foto! As roupas, feições e o semblante da menina fazem-me mesmo lembrar uma imagem bíblica.
    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Prefiro com K!!! Não sabia que era nome bíblico. Tenho uma amiga que chama Keyla e outra que se chama Quézia. Acho o nome de ambas lindo!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Queila e acho lindo o significado.

    ResponderExcluir
  7. Faltou o "Queyla", que é o meu nome e eu amo haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa grafia com y é inventada e bastante incomum. Por isso não a mencionaram. De qualquer forma, não muda em nada o significado. Significa assembleia, congregação. Que bom que você gosta. Me desculpe, mas Eu, particularmente, acho a grafia com Q e Y muito feia e exagerada!

      Excluir
  8. Eu sou KEILARANGER, amo meu nome, me sinto forte e acolhida quando alguem pronuncia meu nome. Eu ja sabia q tinha na biblia,mas nao sabia sobre a escrita keilah. E o que me dixa ecantada e ter um nome q foi salva por um rei, e depois acolheu esse mesmo rei.
    Hoje daria o seguinte significado: Resgata do rei, guardiã do rei, forte, amável, justa, delicada, acolhedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é "Keilaranger" tudo junto assim? Se for isso mesmo, nossa... Super estranho! Me faz lembrar "ranger de dentes". Pensei que fosse Keila Rangel (nome e sobrenome). Seria bem melhor assim (o sobrenome Rangel é conhecido onde moro).

      Excluir
  9. Eu acho meu nome Queila bonito ainda bíblico amei saber Deus abençoe a todos vocês a nós

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Keila Gisele. Keila por meus pais ter conseguido e Por vontade do Senhor eu ter o dom da vida. 9 meses de repouso ficou minha mãe para eu chegar.Sim. Fortalesa faz todo sentido ao nome.E com isso Deus só acrescentou em minha tal estrutura para na velhice de meus pais cuidar até Jesus chamar.E sou muito,muito grata a Deus por ter dado essa sabedoria a eles.Durante toda minha vida retribui ao significado sem saber.O Gisele só para enfeitar o que já daria certo. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo o meu nome e ainda mas depois da origem 😊

    ResponderExcluir
  12. Acho lindo meu nome...
    Sou de Sp. Conheço mais 2 pessoas com esse nome, uma delas, minha melhor amiga de infância pediu aos pais para colocar o mesmo que o meu..Keila

    ResponderExcluir
  13. Acho lindo meu nome...
    Sou de Sp. Conheço mais 2 pessoas com esse nome, uma delas, minha melhor amiga de infância pediu aos pais para colocar o mesmo que o meu em sua irmanzinha..Keila

    ResponderExcluir
  14. Amo meu nome, ao longo da vida só conheci 2 Queilas(as 2 com K). Qdo meu pai foi me registrar o rapaz queria colocar com K, ele não deixou, disse que queria exatamente como na Bíblia “QUEILA”❤️

    ResponderExcluir
  15. Não gostava do meu nome de Keila pq ninguém sabia falar,só me chamam de Leila,Sheila,mas nunca corrigi ,mas agora que eu gosto parece q as pessoas entendem rs,eu gosto de nomes pequenos,minha neta falava vovó Kerla e tem quem me zoe falando " que í lá?" Enfim aceito as brincadeiras

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Queila, já sabia do significado, por ser Cristã aprendi desde criança em que livro estava mencionado, e a história de Queila.

    ResponderExcluir