Em mais uma volta ao passado dentro da onomástica brasileira, chegamos aos anos 60. Época de grande efervescência cultural e revolução de costumes, a década traz nomes que hoje em dia parecem distantes (com exceção dos clássicos), dificilmente sendo visto em crianças. Mas será que algum deles pode reconquistar o protagonismo de outrora?
Top 20 Feminino:
- Maria
- Ana
- Márcia
- Francisca
- Sandra
- Vera
- Sônia
- Antônia
- Rita
- Lúcia
- Marlene
- Rosângela
- Aparecida
- Sueli
- Cláudia
- Marli
- Regina
- Rosa
- Fátima
- Tânia
Top 20 Masculino:
- José
- Antônio
- João
- Francisco
- Carlos
- Paulo
- Luiz
- Luís
- Marcos
- Raimundo
- Pedro
- Jorge
- Manoel
- Sérgio
- Roberto
- Sebastião
- Edson
- Geraldo
- Cláudio
- Marcelo
Partilham da mesma opinião?
Fonte Consultada:
IBGE (Nomes no Brasil)
O nome da minha mãe é Aparecida e do meu tio Sebastião Aparecido, ambos nasceram na década de 60!! O nome da minha tia é Maria Inês (no caso dela, só Maria está no ranking). Tenho outro tio que o nome é Cláudio. Na época, minha avó era muito católica e devota...Acho que só meu tio mais novo que não teve nome santo, Cleiton (por causa da margarina Claybon)...
ResponderExcluirDe fato, conheço algumas senhoras com o nome Sandra, Rosângela, Regina, Márcia, Sônia na faixa dos 50-60 anos...
Bom, acho que Maria e Ana nunca saem de moda né?! ^^ Tanto que a bebê da Fernanda Lima vai se chamar Maria (as escolhas dela são bem tradicionais e simplistas).
Dos mais usados femininos,eu gosto de Rosa, apesar de ser meu sobrenome.Tbm gosto de Antónia (e suas derivações), mas minha mãe não gosta por causa do apelido: Tônia, Tonha e trocadilhos como tônia pamonha...E nome de menina, eu tenho o maior cuidado possível para escolher.
Da parte masculina, acho que João e Pedro tendem a ser uma constante nos rankings...Carlos e Paulo tbm aparecem hj em bebês (mas acho que não nos rankings)...Luís tbm é um nome coringa né...particularmente, gosto muito de António e Francisco (apesar do Tunico/Toninho/ Toin e Chico/ Chiquinho - eu não me importo muito com isso na versão masculina dos nomes, já na versão feminina já é um impeditivo para mim...). Acho que um que ficará marcado como nome de época é "Raimundo"...pensando melhor, acho que Geraldo e Sebastião tbm vão ficar com o rótulo de "datados" aqui no Brasil...
José tbm parece um nome datado, mas em compostos ainda ganha uma estilizada e passa a ser chamado de "vintage".
Meninas, eu me deparei com um nome curioso e paguei meio que um mico nesses dias...tipo, a nova Juíza Federal da minha cidade se chama Abby...Só que eu falei A/b/i (como se lê)...O segurança me corrigiu e disse que era E/i/b/i...achei muito parecido com Hebe, nome que acho muito bonito...então, esse nome Abby tem alguma coisa a ver com Hebe? Nomes estrangeiros causam um pouco de constrangimento por isso de ter que corrigir a pronúncia e a pessoa que erra ao falar tbm não faz por mal...igual a médica que me operou se chamava Héster e vivia corrigindo que não era Ester.
Ah! Eu e minha mamãe adotamos mais um cachorrinho, o Bruce! Eu queria Mufasa, mas minha mãe não deixou, pq ela disse que a Nala e o Simba tem mtas manias de gato e ela não queria outro cachorro com transtorno de personalidade rsrs. Então, o nome antigo dele era Jack, mas eu lembrava de Jack, o estripador - e detestava...dai vendo o canal do space vi uma propaganda sobre os filmes de brucutus ("Ele é forte, bombado, nervoso" - e aparecia o Rambo atirando)...dai veio na minha cabeça: Bruce Brucutu - "Ele é forte, bombado, gostoso" xD (Ele é um buldogue serrano e é muuuuito bruto - a sorte é que ele é muito bonzinho)! O mais legal é que é tanto o nome do Batman como do Hulk (Bruce Wayne e Bruce Banner) - uni num só tempo a Marvel e a DC, além de lembrar do Bruce Lee xD e tbm é o nome do Bruce Willys! Eu acho que o significado tem a ver com floresta ou algo assim ^^
O post ficou muito bom (como sempre)!
Beijos (:
Oi Fernanda! Abby é um diminutivo de Abigail que ganhou status de nome próprio em países de língua inglesa, não tem nenhuma relação com Hebe. Bruce era originalmente um sobrenome, faz referência à cidade de Brix, na França. Bjs e obrigada pelo carinho de sempre ❤
ExcluirObrigado, Patrícia!!! :D
ExcluirNunca iria imaginar a relação de Abby com Abigail ou Bruce com Brix (e nem que era francês ^^ que chique)!!
Gosto de Ana e Rosângela. E masculino gosto de Roberto e Jorge.
ResponderExcluirRealmente, tenho parentes ou conheço várias pessoas portadoras desses nomes nascidas nessa década ou na década anterior. Muitos desses nomes caíram em desuso: Marlene, Sueli, Raimundo, Geraldo...
ResponderExcluirDos nomes femininos, meu top 3 é Ana, Maria e Lúcia. Aliás, gosto desses dois últimos juntos.Não sou fã de compostos, mas de Maria Lúcia eu gosto. Dos masculinos, meu top 3 é Carlos (nome do meu pai), Luís/Luiz e Pedro.
Talvez Antônio e Antônia voltem a ser mais usados. A amiga de uma amiga está grávida pela segunda vez, e agora, de uma menina (ela tem um menino chamado Lorenzo). Segundo a minha amiga, é provável que o nome da menina seja Maria Antônia.
Abraços!
Esqueci de comentar! O filho de uma prima distante se chama Antônio! Ele nasceu em 2017.
ResponderExcluirQue interessante o post com nomes dos anos 60. Fiquei bem surpresa com alguns daí.
ResponderExcluirMeu favorito é Maria, como amo esse nome. E dos masculinos gosto muito de Francisco.
bjs
Acho muito interessante ver os nomes mais comuns em cada época. Essa lista dos anos 60 tem alguns nomes bem tradicionais, outros que realmente parecem nomes de "pessoas mais velhas", difícil de ver em crianças nos dias de hoje. Ana é um nome que eu adoro, gosto da simplicidade dele e seria uma opção se eu um dia tivesse uma filha. Também me agradam Rosa e Rita. Masculinos, acho bonito Paulo e Pedro.
ResponderExcluirOlha! Não sabia que meus nomes ( Ana e Cláudia) eram comuns nós anos 1960! Até mesmo porque eu nasci no final da outra década! Claudia nunca fui muito fã, mas Ana eu gosto bastante! �� Bjsss!
ResponderExcluirRosa é lindíssimo mesmo! Dos masculinos Pedro é sem dúvidas meu favorito!
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos,
Amanda Rocha
Adoro essas curiosidades. Acho que se fizessem uma pesquisa assim hoje em dia daria "Enzo" e "Valentina" kkk
ResponderExcluir🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
Meus pais são dessa década e os nomes deles não estão aí, mas tem de duas tias minhas: Antônia e Fátima.
ResponderExcluirAmo aprender sobre nomes. Nasci no final da década de 60 e me chamo Cláudia. Não é comum hoje em dia, mas, na minha sala de aula sempre havia mais de uma. Na minha opinião, o que faz um nome ficar datado, no Brasil, é o fato de ser muito repetido numa época. Dali a dez anos (ou menos) ninguém aguenta mais. Então, o nome desaparece. Ana, para mim, é um nome que não cansa. Temos em grande quantidade, mas não satura. Aliás, se tiver um bebê, vou partir para o clássico e atemporal. Amei o blog!
ResponderExcluirSou do ano 61 e me chamo Sônia. Meus irmãos da mesma década Marcos,Roberto, Cláudio , Hilário e Emiliana.
ResponderExcluirO meu é Edson, acredito que seja por causa do Pelé.
ResponderExcluir