Representada por Dom Quixote como a mulher mais bela do mundo Marcela é um nome literário e religioso. Marcela chega até nós através do apelido/sobrenome de família romano Marcellus, este antropónimo, por sua vez, era um diminutivo/alcunha associado a Marcus, que foi criado em honra ao deus romano da guerra Marte, esta denominação por norma era concedida aos guerreiros que se destacavam de forma mais magistral. O significado do nome Marcela seria então guerreira ou consagrada ao deus Marte.
No âmbito religioso, Santa Marcela foi uma matrona romana que organizou uma irmandade religiosa. Esta santa dedicou a sua vida aos desfavorecidos, ao ensino da escrita e das orações a jovens devotas. Teve uma morte triste, quando em 410 d.C os visigodos invadiram Roma, ela foi presa e torturada, mesmo tendo sido solta, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer. Santa Marcela é celebrada pela igreja católica a 31 de janeiro.
Engraçado que nunca conheci muitas jovens portadoras deste nome, na verdade, acho que contactei mais com o nome Marcelo do que com Marcela. Inclusive, a Marcela mais nova que conheço é da minha idade, encontrando-se na casa dos 20. Portanto, não fiquei pasmada com a falta de registos deste antropónimo. No ano passado, em Portugal, nenhuma bebé foi registada. Em 2015 Marcela foi escolhido 2 vezes e em 2014 foram registadas 3 meninas com este nome. Entre 1920 e 1980 este nome foi registado 147 vezes e o ano com mais registos foi em 1979 com um total de 15 registos.
No estado de São Paulo, em 2016, Marcela foi registado 286 vezes e em 2015 este nome foi alvo de 368 registos. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Marcela é de 139.351 pessoas do sexo feminino. O pico de registos deu-se na década de 1980 e o estado onde é mais provável nos cruzarmos com uma Marcela é no Rio de Janeiro.
Variações de Marcela: Marzena (polonês), Marceline, Marcelle, Marcelia (francês), Marcella (italiano, inglês), Marcelina (eslavo).
Eu sou a favor de usar diminutivos/alcunhas embora com certa moderação e Marcela permite um diminutivo que pessoalmente gosto bastante embora não seja muito óbvio - Mar. No entanto, Cela ou Marla também me parecem boas opções.
Em países onde nomes com a terminação -ela são bem aceites e bastante utilizados como é o caso de Gabriela, Daniela, Rafaela... Será que há espaço para que Marcela volte a ser de novo mais usado para as recém-nascidas?
Em países onde nomes com a terminação -ela são bem aceites e bastante utilizados como é o caso de Gabriela, Daniela, Rafaela... Será que há espaço para que Marcela volte a ser de novo mais usado para as recém-nascidas?
Marcela não está na minha lista de favoritos, mas acho que é um bom nome, talvez no Brasil esteja um pouco mais saturado, por isso penso que em Portugal é uma boa aposta para as futuras bebés de 2018! Temos aqui algum entusiasta de Marcela?
Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.
Marcela sempre esteve nos meus favoritos, junto a Daniela. Sou encantada em nomes terminados em Ela, com exceção de Rafaela, que não simpatizo. Usaria, com toda a certeza.
ResponderExcluirCela me lembra "cela" cavalo.
ResponderExcluirCompreendo essa prespectiva, mas na verdade Cela é o diminutivo/alcunha que mais me vem à cabeça quando penso em Marcela, talvez porque a Marcela com quem convivi era tratada assim frequentemente :)
ExcluirMarcela ou Macela (sem o R) é uma erva com flores amareladas típica do sul do Brasil, usada na medicina alternativa para dezenas de finalidades. Inclusive os mais velhos usam-na como erva aromática colocando dentro do travesseiro dos bebês, não sei exatamente pra que...
ResponderExcluirEnfim... Marcela! Um nome que me chama a atenção por ser um correspondente de gênero do nome masculino que ganhou personalidade, força e doçura para ter O SEU espaço. No entanto, não entra em minhas preferências...
Gostei do texto.
Coincidências a parte, mas o pico de registros de Marcelas no Brasil, se deu no período de exibição de uma novela (Plumas e Paetês) que tinha sua protagonista uma Marcela.
ExcluirÉ verdade, e nessa versão (de 1981) Marcela foi vivida por Elizabeth Savalla. Em 2010 o remake de Tititi mesclou a trama principal de Plumas e Paetês e então essa mesma personagem Marcela foi interpretada por Ísis Valverde. Acho que essa nova versão fez o nome ser relembrado.
ExcluirDrica Morais, viveu a vilã "Marcela" na novela "O Cravo e a Rosa" exibida 2000/2001.Reprisada 2002/2003 e 2013/2014.
ExcluirOii eu mesma me chamo Marcela 😎
ExcluirAcho bonito mas em minha opinião a versão masculina é bem superior.
ResponderExcluirPrefiro Marcelo.
ResponderExcluir