Um dos tantos nomes que associo ao Brasil é Taís/Thaís, culpa das novelas brasileiras, claro, e culpa de até há bem pouco tempo não se usar este nome em Portugal.
Taís é a grafia brasileira e portuguesa; já Thaís é a grafia que surgiu especificamente no Brasil. Eu tenho preferência pela grafia Taís, mas Thaís também tem o seu brilho.
Taís/Thaís vem do grego Thaïs e significa bandagem. A bandagem era uma espécie de faixa ou fita na cabeça usada por mulheres gregas na antiguidade. Outro significado possível é amada.
Taís/Thaís de Atenas foi uma hetera ou cortesã ateniense que acompanhou Alexandre, o Grande em suas campanhas até a segunda metade do século IV a.C. Há que diga que após a morte de Alexandre ela se casou com o general Ptolomeu I Sóter com quem teve três filhos e teria se tornado rainha do Egito.
A maior referência a nível mundial do nome é a Santa Taís/Thaís, venerada pelos Católicos Romanos e pelos Ortodoxos. Santa Taís/Thaís viveu no século IV no Egito, era uma cortesã que vivia em Alexandria e que se converteu ao Cristianismo. A história desta santa serviu de inspiração para o escritor francês Anatole France que escreveu o aclamado romance Thaïs e foi a partir dessa mesma obra que surgiu a ópera com o mesmo nome dirigida por Jules Massanet.
Em outros idiomas: Thaïs (grego antigo, francês), Thais (espanhol), Taide (italiano), Taisia, Taisa, Taisiya (russo, ucraniano), Tajda (esloveno).
Eu acho que Taís/Thaís é um nome que poderá agradar a quem gosta de nomes curtinhos e modernos tipo Suri e Íris. Por que será que ainda não caiu na graça dos portugueses? Eu penso que um senão será que sem acento torna-se "tais" e isso talvez seja impedimento a muita gente de o usar, o que acho uma pena. Em 2016 Taís teve 10 registos, o que demonstra que este nome já começa a ser mais usado e notado.
No Brasil a aceitação de Taís e Thaís é outra, e tem como principais referências as atrizes Taís Araújo e Thaís Fersoza e o facto de serem lindas e talentosas só abona a favor dos nomes!
Ao contrário do que acontece em Portugal, no Brasil Taís/Thaís não é um nome novo, de acordo com o censo de 2010 do IBGE, tanto Taís como Thaís foram nomes populares na década de 80 até meio de 90 e desde então desceu em popularidade. Ambas as grafias têm o mesmo nível de popularidade e têm uma maior frequência no Estado de São Paulo. A frequência de Taís é 202.516 pessoas em todo Brasil e a de Thaís é de 169.620. Em 2016, no estado de São Paulo, Taís foi registado 12 vezes e Thaís 70 vezes. Também foram registadas as versões sem acento, com 19 registos para Tais e 122 registos para Thais.
Fontes consultadas:
IBGE, INR, SPIE, ARPEN/SP, Nameberry, Wikipédia, Parents.fr e Behind the Name.
É um nome bonito, apesar de que penso que já foi muito usado aqui no Brasil, onde vivo, para pensar em pôr numa filha.
ResponderExcluirTenho uma amiga querida com esse nome aqui na minha cidade é muito comum por isso não usaria
ResponderExcluirFaz compostos diferente com o nome Zara e pares para irmãs por favor
Rafaela Barbosa
O post de compostos com Zara já está a caminho :)
ExcluirAcho um nome muito bonito e carismático mas que no Brasil precisa descansar, foi muito usado por aqui. Precisa recuperar o vigor e voltar renovado daqui a alguns anos. Para Portugal acho que é ótima opção, como é pouco usado tem frescor . Também prefiro a grafia Taís.
ResponderExcluirConcordo com a Patrícia Monteiro. Bonito, mas precisa ir para o fim da fila.
ResponderExcluirNão é um nome que desgosto, mas também não morro de amores. Se não me falham as contas conheço umas quatro Taís também prefiro essa grafia. O que conta a favor desse nome para mim é sua grafia e pronuncia simples.
ResponderExcluirSignificado bonito do meu nome
ResponderExcluirAntes dessas atrizes mencionadas, havia a atriz Thaís de Campos. Em 1984 houve uma febre de Thaís/ Taís. Digo isso porque a maioria das Thaises que conheço, tem minha idade. Sempre estudei com várias
ResponderExcluir