terça-feira, 11 de julho de 2017

Tristão - Atendendo a Pedidos



Ouvi pela primeira vez o nome Tristão no filme Lendas da Paixão, em que o enigmático e selvagem Tristan é interpretado pelo charmoso Brad Pitt quando ele ainda era um jovem ator. Tristan é a versão inglesa de Tristão, claro está. Ora, eu quando penso em Tristão imagino um homem assim, selvagem mas com um quê de romantismo.

Tristão tem origem no nome celta Drustan que significa tumulto e que, por sua vez, sofreu uma alteração pela influência do latim tristis que significa triste, o que deu origem ao atual Tristan e Tristão. O significado de Tristão é então tristeza. Confesso que acho que o significado não abona muito pelo nome e por isso muita gente não usaria, mas como eu não ligo muito a significados isso não seria problema. Contudo, no caso de Tristão o próprio nome em si lembra a palavra triste, então é dificil não pensar nisso ao ver o nome.

Aliado a esse significado e associação, Tristão fica com um ar melodramático e romântico, o que aliado à sua terminação -ão torna o nome forte e imponente. Eu tenho uma queda por nomes medievais e com a terminação em ão, por isso Tristão é um dos "meninos" dos meus olhos.

Quem não conhece ou já ouviu falar de Tristão e Isolda? Tristão era um dos cavaleiros da Távola Redonda, da lenda celta O Rei Artur, que inspirou tantas outras histórias de amor em teatros, músicas, óperas e cinema. A própria lenda tem um final triste e o nome Tristão é realmente perfeito para esta personagem tão trágica. Penso que de tantos nomes da literatura este é um dos mais belos, tem um misticismo que o envolve e uma beleza carismática que não deixa ninguém indiferente.

A versão inglesa Tristan é a mais conhecida e Tristan é um nome relativamente popular nos Estados Unidos e no Canadá. Em 1996 entrou para o top 100 e continua a ser muito usado. Recentemente foi o nome escolhido por Chris Hemsworth para um dos seus gémeos. O nome do irmão do Tristan é Sasha e eu acho um par mesmo adorável.

Outras variantes de Tristão são Tristian, Triston, Tristin e Tristen. Para mim qualquer uma é bonita. Adoro!

Em Portugal, no ano passado, nenhum bebé foi registado com o nome Tristão, mas ao consultar a página SPIE descobri que ao longo dos anos, entre 1923 e 1970 foram registados alguns Tristão, mas sempre entre os 2 e 4 registos anuais. Não fiquei muito surpreendida pois sei que apesar de não se ver muito é um nome reconhecido pela maior parte das pessoas e perfeitamente usável.

No Brasil é a mesma coisa, existem cerca de 190 pessoas chamadas Tristão de acordo com o Censo Demografico de 2010, tendo a maior parte nascido nos anos 50. Também é  um nome mais visto no sul do Brasil. A versão Tristan ainda é mais rara, só existem 20 pessoas. 

Penso que a raridade do nome Tristão nos dois países preende-se ao facto de Tristão lembrar mesmo a palavra triste. Nos países anglófonos Tristan não tem nada a ver com a palavra sad (triste) e por isso muita gente nem sequer liga ao significado ou até nem sabem. É então apenas um nome, mas nos países lusófonos já não é assim. É realmente difícil ficar indiferente à semelhança com o sentimento. Tenho pena, pois adoro o nome e admiro quem tem a coragem de usá-lo.

Acho Tristão também uma óptima opção para compostos, acho que dá para fazer compostos muito charmosos.

Vocês conseguem ver a beleza no nome para além do significado literal? Acham que deveria ser mais usado?

Fontes consultadas:
Nameberry, Behind the Name, SPIE, IBGE, IRN.


17 comentários:

  1. É um nome romântico...que eu só consigo ver aplicado no masculino...não sei bem porquê. Para a fala lusófona é mesmo um nome muito triste, literalmente, e faz-me logo lembrar o fado, a saudade e roupas pretas...Nada a ver com a luz de um recém- nascido mas, Cristian, Cristiano também tem um significado pesado— cristão e apesar disso é mais aceite. Talvez a terminação ão tenha a culpa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho o SIGNIFICADO de Cristiano nada pesado, é sim muito lindo. Cristão = Servo de Cristo (tem coisa melhor para querer a um filho?). Pesado eu só acho a SONORIDADE do próprio nome, e não o significado. E essa impressão eu tenho desde criança, muito, mas muito antes mesmo de eu relacionar a Cristão, que, para mim, é leve e sublime.

      Excluir
  2. Quando vejo Tristan lembro logo do Brad Pitt em Lendas da Paixão, como ele estava lindo! Gosto de Tristan, ele tem uma beleza melancólica, é romântico...Já Tristão acho pesado e fatalmente associamos à palavra triste, é meio que inevitável. O final ão vai sempre parecer um aumentativo para triste.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o sobrenome Tristão e não sou nem um pouco triste, ao contrário todos que me conhecem diz que o nome não condiz.. Eu gosto da tonalidade que o nome traz e de certa forma até impõe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou Tristão, nada triste kkkkk

      Excluir
    2. Eu também sou Tristão no sobrenome e toda a minha família é muito alegre e bem divertida. Eu amo meu sobrenome pq é forte e marcante, as pessoas não esquecem.

      Excluir
  4. Eu registrei meu filho em 2004 com o nome Tristan ele é um adolescente alegre e muito bom,seu nome causa muitos comentários positivos na escola e na igreja todos acham o nome lindo e diferente.

    ResponderExcluir
  5. Meu sobenosob e Tristão....achava q significa vá o forte .sou feliz não triste ....nada a ver..

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho Tristão como sobrenome, quando pequena não curtia e usava apenas o Mendes, mas hj acho um sobrenome forte e uso em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou Tristão e quando criança nas escolas eu tinha que soletrar não sabiam escrever, sempre confundiam com cristão, ninguém conhecia, hoje já é mais comum

      Excluir
  7. Meu sobrenome é Tristão..adotei "Li Tristão" amo muito meu nome...sou muito feliz rsrs

    ResponderExcluir
  8. É meu sobrenome, que carrego com muito orgulho, e será passado, de geração em geração

    ResponderExcluir
  9. Sou tetraneto (ou tataraneto) de Tristão José Monteiro, o qual era dono das terras onde hoje situam-se os municípios d3 Taquara, Igrejinha e Três Coroas, no Rio Grande do Sul...

    ResponderExcluir
  10. Tenho o sobrenome Tristão, gosto muito da imponência do nome e até me esqueço o seu significado literal.

    ResponderExcluir
  11. O meu filho é Tristão e é zero triste, nunca pensei em triste qd escolhi o nome! Ele é super responsável sensível e com muita graça ! Boa escolha!

    ResponderExcluir